As representações sociais dos professores do ensino fundamental em relação aos seus alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alberti, Eveli de Almeida Sanches
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/774
Resumo: Esta pesquisa procurou analisar as representações sociais dos professores relacionadas a seus alunos, ou seja, o modo de pensar e interpretar o cotidiano escolar, o conjunto de imagens e as referências que orientam suas práticas. A investigação analisou profissionais atuantes em escola pública e particular, respectivamente chamadas de A e B, na oitava série do ensino fundamental. A pesquisa nasceu de uma das inquietações da pesquisadora em relação às práticas pedagógicas e profissionais encontradas no exercício da profissão de professora em escolas particulares e mais recentemente (2005) assumindo o cargo de professora efetiva em escola pública. Houve o interesse também em pesquisar os diferentes olhares que os professores têm de seu clima de trabalho e de seus alunos a partir do encontro e convívio com os mesmos. Mediante a relação direta com os alunos, a vivência de valores, hábitos e opiniões diferenciadas afloram, procurou-se conhecer-lhes e entender os aspectos que influenciam e subjazem o comportamento, o desempenho de seu papel, seu relacionamento social, sua vivência, suas satisfações e insatisfações. A pesquisa deu-se pela observação, entrevista e depoimento das professoras estudadas. Os dados levantados foram confrontados e discutidos na perspectiva da base teórica indicada. Para compreender os fatores mais significantes que contribuíram e contribuem para a motivação e/ou desmotivação do profissional da educação, a pesquisa envolveu sete professores da escola pública e cinco da escola particular. Foi constatada grande afetividade no ambiente escolar e também as expectativas sobre o futuro, a aprendizagem e o desenvolvimento das competências, bem como os retornos profissionais que estão intimamente ligados à imagem do aluno. A investigação aconteceu no decorrer do ano de 2008.
id UOES_8b2e3844fe42f1b1df427ec47c0b5f43
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/774
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling As representações sociais dos professores do ensino fundamental em relação aos seus alunosThe ensino fundamental teachers social representations in relation to their studentsEducaçãoRepresentações SociaisTrabalho DocenteAmbiente EscolarEducationSocial RepresentationsTeaching WorkSchool ContextCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa procurou analisar as representações sociais dos professores relacionadas a seus alunos, ou seja, o modo de pensar e interpretar o cotidiano escolar, o conjunto de imagens e as referências que orientam suas práticas. A investigação analisou profissionais atuantes em escola pública e particular, respectivamente chamadas de A e B, na oitava série do ensino fundamental. A pesquisa nasceu de uma das inquietações da pesquisadora em relação às práticas pedagógicas e profissionais encontradas no exercício da profissão de professora em escolas particulares e mais recentemente (2005) assumindo o cargo de professora efetiva em escola pública. Houve o interesse também em pesquisar os diferentes olhares que os professores têm de seu clima de trabalho e de seus alunos a partir do encontro e convívio com os mesmos. Mediante a relação direta com os alunos, a vivência de valores, hábitos e opiniões diferenciadas afloram, procurou-se conhecer-lhes e entender os aspectos que influenciam e subjazem o comportamento, o desempenho de seu papel, seu relacionamento social, sua vivência, suas satisfações e insatisfações. A pesquisa deu-se pela observação, entrevista e depoimento das professoras estudadas. Os dados levantados foram confrontados e discutidos na perspectiva da base teórica indicada. Para compreender os fatores mais significantes que contribuíram e contribuem para a motivação e/ou desmotivação do profissional da educação, a pesquisa envolveu sete professores da escola pública e cinco da escola particular. Foi constatada grande afetividade no ambiente escolar e também as expectativas sobre o futuro, a aprendizagem e o desenvolvimento das competências, bem como os retornos profissionais que estão intimamente ligados à imagem do aluno. A investigação aconteceu no decorrer do ano de 2008.This research work has tried to analyze the teachers social representations on their students, in other words, the way of thinking and interpreting the school daily life, the sets of images and references that orientate their practices. This investigation analysed active professionals working at public and private schools, so called A and B at the eighth grade of Ensino Fundamental . The present research project developed from the researcher s deeply concern to her pedagogical practices in relation to her teaching career in private schools and more recently (2005) taking on the position of permanent teacher in a public school. There was also an interest in researching the different angles teachers have on their work and their students assuming the daily living with them. Facing the direct relation to different values, habits and opinions, the aspects that influence their behavior and performance, social relations and satisfactions and failures were also object of investigation. This work happened through observations, interviews and testimonials from the teachers involved. The collected data were discussed and confronted in the perspective of the indicated basic theory. In order to understand the most significant factors which contribute to the education professional motivation and/or dissatisfaction the research involved seven teachers from public schools and five from private schools. Great affection was noted in the school context and also the expectations on the future, the apprenticeship and the developing of competences, as well as the professional returns that are intimately connected with the image of the pupils. The present investigation occurred during the year of 2008.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoBarros, Helena Faria deCPF:14746921849http://lattes.cnpq.br/8095414243459190Scheide, Tereza de Jesus FerreiraCPF:04111699804http://lattes.cnpq.br/5020376102015334Mondin, Elza Maria CanhettiCPF:05388899553http://lattes.cnpq.br/9218390994869203Alberti, Eveli de Almeida Sanches2016-07-18T17:54:07Z2009-09-102009-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALBERTI, Eveli de Almeida Sanches. The ensino fundamental teachers social representations in relation to their students. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/774porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:02Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/774Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações sociais dos professores do ensino fundamental em relação aos seus alunos
The ensino fundamental teachers social representations in relation to their students
title As representações sociais dos professores do ensino fundamental em relação aos seus alunos
spellingShingle As representações sociais dos professores do ensino fundamental em relação aos seus alunos
Alberti, Eveli de Almeida Sanches
Educação
Representações Sociais
Trabalho Docente
Ambiente Escolar
Education
Social Representations
Teaching Work
School Context
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short As representações sociais dos professores do ensino fundamental em relação aos seus alunos
title_full As representações sociais dos professores do ensino fundamental em relação aos seus alunos
title_fullStr As representações sociais dos professores do ensino fundamental em relação aos seus alunos
title_full_unstemmed As representações sociais dos professores do ensino fundamental em relação aos seus alunos
title_sort As representações sociais dos professores do ensino fundamental em relação aos seus alunos
author Alberti, Eveli de Almeida Sanches
author_facet Alberti, Eveli de Almeida Sanches
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Helena Faria de
CPF:14746921849
http://lattes.cnpq.br/8095414243459190
Scheide, Tereza de Jesus Ferreira
CPF:04111699804
http://lattes.cnpq.br/5020376102015334
Mondin, Elza Maria Canhetti
CPF:05388899553
http://lattes.cnpq.br/9218390994869203
dc.contributor.author.fl_str_mv Alberti, Eveli de Almeida Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Representações Sociais
Trabalho Docente
Ambiente Escolar
Education
Social Representations
Teaching Work
School Context
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Representações Sociais
Trabalho Docente
Ambiente Escolar
Education
Social Representations
Teaching Work
School Context
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa procurou analisar as representações sociais dos professores relacionadas a seus alunos, ou seja, o modo de pensar e interpretar o cotidiano escolar, o conjunto de imagens e as referências que orientam suas práticas. A investigação analisou profissionais atuantes em escola pública e particular, respectivamente chamadas de A e B, na oitava série do ensino fundamental. A pesquisa nasceu de uma das inquietações da pesquisadora em relação às práticas pedagógicas e profissionais encontradas no exercício da profissão de professora em escolas particulares e mais recentemente (2005) assumindo o cargo de professora efetiva em escola pública. Houve o interesse também em pesquisar os diferentes olhares que os professores têm de seu clima de trabalho e de seus alunos a partir do encontro e convívio com os mesmos. Mediante a relação direta com os alunos, a vivência de valores, hábitos e opiniões diferenciadas afloram, procurou-se conhecer-lhes e entender os aspectos que influenciam e subjazem o comportamento, o desempenho de seu papel, seu relacionamento social, sua vivência, suas satisfações e insatisfações. A pesquisa deu-se pela observação, entrevista e depoimento das professoras estudadas. Os dados levantados foram confrontados e discutidos na perspectiva da base teórica indicada. Para compreender os fatores mais significantes que contribuíram e contribuem para a motivação e/ou desmotivação do profissional da educação, a pesquisa envolveu sete professores da escola pública e cinco da escola particular. Foi constatada grande afetividade no ambiente escolar e também as expectativas sobre o futuro, a aprendizagem e o desenvolvimento das competências, bem como os retornos profissionais que estão intimamente ligados à imagem do aluno. A investigação aconteceu no decorrer do ano de 2008.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-10
2009-06-24
2016-07-18T17:54:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALBERTI, Eveli de Almeida Sanches. The ensino fundamental teachers social representations in relation to their students. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/774
identifier_str_mv ALBERTI, Eveli de Almeida Sanches. The ensino fundamental teachers social representations in relation to their students. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100158536974336