Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kina, Vanessa Araujo Vallim
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/919
Resumo: O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Instituição Educacional: Organização e Gestão, nasceu de uma inquietação em relação ao tratamento dado pela Proposta Curricular do Estado de São Paulo às práticas de leitura em língua inglesa no ensino fundamental. Fomos, então, desafiados a investigar de que forma o documento oficial do estado concebe as representações de leitura e as articulam com uma escola heterogênea e diversa. Justifica-se, portanto, a necessidade de refletirmos se o currículo em questão atende às necessidades reais da escola e do aluno no que tange às práticas de leitura. Para tal, a abordagem qualitativa sustenta metodologicamente este trabalho, por meio da análise bibliográfica, que nos permite a consulta a diferentes fontes de conhecimento teórico-científico, bem como a pesquisa documental, na qual o próprio currículo do estado nos servirá de base para investigação. Nesse sentido, propomo-nos a compreender as representações de leitura e suas práticas a partir dos estudos de Roger Chartier para que, na sequência, possamos analisar em que sentidos tais representações se inserem e se articulam neste currículo. Espera-se suscitar uma reflexão que possa fundamentar ações concretas no campo da leitura.
id UOES_9187ab196461dec11d33497f0c3dde5f
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/919
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São PauloReflecting on reading practices in English as second language within the curriculum of São Paulo.CurrículoPráticas de leituraLíngua inglesaCurriculumReading PracticeEnglish LanguageCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOO presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Instituição Educacional: Organização e Gestão, nasceu de uma inquietação em relação ao tratamento dado pela Proposta Curricular do Estado de São Paulo às práticas de leitura em língua inglesa no ensino fundamental. Fomos, então, desafiados a investigar de que forma o documento oficial do estado concebe as representações de leitura e as articulam com uma escola heterogênea e diversa. Justifica-se, portanto, a necessidade de refletirmos se o currículo em questão atende às necessidades reais da escola e do aluno no que tange às práticas de leitura. Para tal, a abordagem qualitativa sustenta metodologicamente este trabalho, por meio da análise bibliográfica, que nos permite a consulta a diferentes fontes de conhecimento teórico-científico, bem como a pesquisa documental, na qual o próprio currículo do estado nos servirá de base para investigação. Nesse sentido, propomo-nos a compreender as representações de leitura e suas práticas a partir dos estudos de Roger Chartier para que, na sequência, possamos analisar em que sentidos tais representações se inserem e se articulam neste currículo. Espera-se suscitar uma reflexão que possa fundamentar ações concretas no campo da leitura.This present dissertation, research line on Educational Institution: Management and Organization, has been raised because of some concerns related to the reading practices in English as a Second Language within the Curriculum proposal of São Paulo state. We were challenged in investigating the ways that document not only presents but also articulates the reading representations with a heterogeneous school. It is justified, then, the importance of reflecting whether or not that curriculum considers the school and the students needs concerning the reading practices. In order to have it done, the qualitative approach sustains this work, which involves a detailed bibliographic analysis, allowing us to refer to different sources of scientific knowledge and theories, and desk research, in which the curriculum itself will be used, as well. Furthermore, we intend to understand the reading representations and practices based on Roger Chartier studies, so we can analyze how they are articulated in that curriculum. Also, it will hopefully lead to create real actions on the reading field.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoSantos, Genivaldo de SouzaCPF:58323490163SANTOS, G. S.Schmidt, Ivone TambelliCPF:19913877849http://lattes.cnpq.br/1360256846908659Luvizotto, Caroline KrausCPF:27522964873http://lattes.cnpq.br/2273673575861970Kina, Vanessa Araujo Vallim2016-07-18T17:54:24Z2015-01-052014-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfKINA, Vanessa Araujo Vallim. Reflecting on reading practices in English as second language within the curriculum of São Paulo.. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/919porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:00:37Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/919Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:00:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo
Reflecting on reading practices in English as second language within the curriculum of São Paulo.
title Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo
spellingShingle Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo
Kina, Vanessa Araujo Vallim
Currículo
Práticas de leitura
Língua inglesa
Curriculum
Reading Practice
English Language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo
title_full Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo
title_fullStr Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo
title_full_unstemmed Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo
title_sort Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo
author Kina, Vanessa Araujo Vallim
author_facet Kina, Vanessa Araujo Vallim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Genivaldo de Souza
CPF:58323490163
SANTOS, G. S.
Schmidt, Ivone Tambelli
CPF:19913877849
http://lattes.cnpq.br/1360256846908659
Luvizotto, Caroline Kraus
CPF:27522964873
http://lattes.cnpq.br/2273673575861970
dc.contributor.author.fl_str_mv Kina, Vanessa Araujo Vallim
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Práticas de leitura
Língua inglesa
Curriculum
Reading Practice
English Language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
topic Currículo
Práticas de leitura
Língua inglesa
Curriculum
Reading Practice
English Language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Instituição Educacional: Organização e Gestão, nasceu de uma inquietação em relação ao tratamento dado pela Proposta Curricular do Estado de São Paulo às práticas de leitura em língua inglesa no ensino fundamental. Fomos, então, desafiados a investigar de que forma o documento oficial do estado concebe as representações de leitura e as articulam com uma escola heterogênea e diversa. Justifica-se, portanto, a necessidade de refletirmos se o currículo em questão atende às necessidades reais da escola e do aluno no que tange às práticas de leitura. Para tal, a abordagem qualitativa sustenta metodologicamente este trabalho, por meio da análise bibliográfica, que nos permite a consulta a diferentes fontes de conhecimento teórico-científico, bem como a pesquisa documental, na qual o próprio currículo do estado nos servirá de base para investigação. Nesse sentido, propomo-nos a compreender as representações de leitura e suas práticas a partir dos estudos de Roger Chartier para que, na sequência, possamos analisar em que sentidos tais representações se inserem e se articulam neste currículo. Espera-se suscitar uma reflexão que possa fundamentar ações concretas no campo da leitura.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-27
2015-01-05
2016-07-18T17:54:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KINA, Vanessa Araujo Vallim. Reflecting on reading practices in English as second language within the curriculum of São Paulo.. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/919
identifier_str_mv KINA, Vanessa Araujo Vallim. Reflecting on reading practices in English as second language within the curriculum of São Paulo.. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100159448186880