A educação não formal e as políticas públicas para a juventude em situação de risco e vulnerabilidade social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/938 |
Resumo: | Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito da Linha de Pesquisa Instituição Educacional, Organização e Gestão, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista. Abordou-se a coparticipação da política pública nas experiências de educação não formal para a juventude considerada vulnerável por meio da análise de pesquisas realizadas que traziam os conteúdos envolvidos no processo pedagógico de algumas ações de educação não formal. Objetivou-se analisar, com base na produção científica em teses e dissertações de 2003 a 2013, a contribuição e os limites das experiências de educação não formal aos jovens em condição de vulnerabilidade social. Para isso, elaborou-se a seguinte questão norteadora: Quais as contribuições e limites da educação não formal direcionada aos jovens em condição de vulnerabilidade social? Tendo em vista os objetivos da pesquisa, adotou-se a pesquisa bibliográfica que se realizou por meio da revisão sistemática da literatura e, em seguida, da seleção de teses e dissertações publicadas na base de dados das bibliotecas digitais das seguintes Universidades do estado de São Paulo: UNESP, UNICAMP, UFSCAR, PUC/SP e USP. Buscou-se, com essa abordagem, compreender algumas experiências significativas de educação não formal com vista a identificar: os aspectos comuns envolvidos nas diferentes experiências ou regularidades; as descontinuidades existentes em decorrência da especificidade de cada experiência; o período e contexto político nos quais elas ocorreram. Verificou-se, dentre outros aspectos, que, em muitos casos, os programas de educação não formal são decorrentes de políticas compensatórias, sobretudo quando diz respeito à qualificação profissional dos jovens. Ao analisarmos as ações e as características dos sujeitos atendidos, encontramos o chamado perfil do usuário dos programas de políticas compensatórias que predominantemente encontra-se em situação de vulnerabilidade social. Embora os jovens tenham, no projeto educativo das experiências analisadas, acesso aos conteúdos voltados para cidadania, os condicionantes políticos e sociais são desconsiderados de modo que as ações encerram-se no processo de formação dentro do programa sem ligação com a realidade social onde o jovem atua. |
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A educação não formal e as políticas públicas para a juventude em situação de risco e vulnerabilidade socialNon-formal education and public politics for youth in risk situation and social vulnerabilityEducação Não FormalPolíticas Públicas de JuventudeJuventude VulnerávelNon-formal EducationPublic Politics of YouthVulnerable Youth.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa foi desenvolvida no âmbito da Linha de Pesquisa Instituição Educacional, Organização e Gestão, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista. Abordou-se a coparticipação da política pública nas experiências de educação não formal para a juventude considerada vulnerável por meio da análise de pesquisas realizadas que traziam os conteúdos envolvidos no processo pedagógico de algumas ações de educação não formal. Objetivou-se analisar, com base na produção científica em teses e dissertações de 2003 a 2013, a contribuição e os limites das experiências de educação não formal aos jovens em condição de vulnerabilidade social. Para isso, elaborou-se a seguinte questão norteadora: Quais as contribuições e limites da educação não formal direcionada aos jovens em condição de vulnerabilidade social? Tendo em vista os objetivos da pesquisa, adotou-se a pesquisa bibliográfica que se realizou por meio da revisão sistemática da literatura e, em seguida, da seleção de teses e dissertações publicadas na base de dados das bibliotecas digitais das seguintes Universidades do estado de São Paulo: UNESP, UNICAMP, UFSCAR, PUC/SP e USP. Buscou-se, com essa abordagem, compreender algumas experiências significativas de educação não formal com vista a identificar: os aspectos comuns envolvidos nas diferentes experiências ou regularidades; as descontinuidades existentes em decorrência da especificidade de cada experiência; o período e contexto político nos quais elas ocorreram. Verificou-se, dentre outros aspectos, que, em muitos casos, os programas de educação não formal são decorrentes de políticas compensatórias, sobretudo quando diz respeito à qualificação profissional dos jovens. Ao analisarmos as ações e as características dos sujeitos atendidos, encontramos o chamado perfil do usuário dos programas de políticas compensatórias que predominantemente encontra-se em situação de vulnerabilidade social. Embora os jovens tenham, no projeto educativo das experiências analisadas, acesso aos conteúdos voltados para cidadania, os condicionantes políticos e sociais são desconsiderados de modo que as ações encerram-se no processo de formação dentro do programa sem ligação com a realidade social onde o jovem atua.This research was developed according to line of research entitled Instituição Educacional, Organização e Gestão , from the Post Graduation Program at Universidade do Oeste Paulista. Theoretical assumptions used in this work were related to issues from the public politic co-participation based on non-formal education experiences for youth in social vulnerability condition; besides, we used contents involved the pedagogical process from non-formal education and contributions from different non-formal educational actions for youth in social vulnerability condition. The study had as its main aimed analyze, from cientific productions as dissertations and thesis from 2003 until 2013, their contribution and limits of experiences of the non-formal education to youth in social vulnerability condition. To answer the leading question - what are the contributions and limits of the non-formal education focused on youth in social vulnerability condition? The methodology adopted was based on qualitative research and took into account the environment of the research, the theoretical approach and techniques used during data collection, moreover we used bibliographic research. We consulted Digital Libraries such as UNESP, UNICAMP, UFSCAR, PUC/SP and USP, five universities which study the same area can help us to understand the set of experiments, regularities, direction, common aspects and related to a specific period and political context. We checked, besides other aspects, that in many cases, non-formal education programs resulting from compensatory politics, especially when they refer to professional qualification of youth. When we analyze actions and characteristics of our youth who are attended, we discovered the user s profile who uses programs of compensatory politics and that is in social vulnerability condition. Thus, the conception seems to be deluded by the ideal of professionals education since the access to material goods and educational projects is able to change youth in people with rights.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoAlaniz, érika PorceliCPF:26491952827http://lattes.cnpq.br/6828027491772575Luvizotto, Caroline KrausCPF:27522964873http://lattes.cnpq.br/2273673575861970Santos, Genivaldo de SouzaCPF:58323490163SANTOS, G. 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