O ensino dos números reais na formação do professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Cleber Luiz da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/912
Resumo: Trata-se de pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação da Unoeste, na Linha de Pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, que objetivou analisar como é previsto e como se dá o ensino dos números Reais num curso de formação de professor de Matemática da escola básica. Para seu desenvolvimento, adotou-se abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. A recolha de dados ocorreu num Curso de Licenciatura em Matemática da região de Presidente Prudente - SP, contando análise documental e, também, entrevistas semiestruturadas aplicadas a quatro docentes do curso. O estudo documental focalizou o projeto pedagógico do curso e os planos de ensino das disciplinas. Para analisar tanto os documentos quanto as entrevistas foi utilizada a análise de conteúdo. Na construção de sua fundamentação teórica, Gaston Bachelard foi o autor que trouxe contribuição mais destacada. Os resultados indicaram a necessidade de reavaliar o planejamento das ações quanto ao ensino dos números reais, visando à formação profissional de um professor que irá atuar na escola básica.
id UOES_9f9fbd33ad166fbfa7424e4f24ff7610
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/912
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling O ensino dos números reais na formação do professor de matemáticaThe teaching of the real numbers in mathematics teacher trainingnúmeros reaisformação do professor de Matemáticaeducação matemáticaprática docenteepistemologia de Bachelardreal numberstraining of teachers of Mathematicsmathematics educationteaching practiceepistemology of BachelardCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrata-se de pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação da Unoeste, na Linha de Pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, que objetivou analisar como é previsto e como se dá o ensino dos números Reais num curso de formação de professor de Matemática da escola básica. Para seu desenvolvimento, adotou-se abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. A recolha de dados ocorreu num Curso de Licenciatura em Matemática da região de Presidente Prudente - SP, contando análise documental e, também, entrevistas semiestruturadas aplicadas a quatro docentes do curso. O estudo documental focalizou o projeto pedagógico do curso e os planos de ensino das disciplinas. Para analisar tanto os documentos quanto as entrevistas foi utilizada a análise de conteúdo. Na construção de sua fundamentação teórica, Gaston Bachelard foi o autor que trouxe contribuição mais destacada. Os resultados indicaram a necessidade de reavaliar o planejamento das ações quanto ao ensino dos números reais, visando à formação profissional de um professor que irá atuar na escola básica.Research developed in the Master s Degree in Education at UNOESTE, in the Line of Research Training and Pedagogical Practice of Teacher Professional, with the objective of analyzing how is laid down and as if the teaching of Real numbers in the training of Mathematics professor of basic school. For its development, qualitative approach was adopted, characterized as a case study. The data collection occurred in the Course of Mathematics from the region of Presidente Prudente - SP, counting documentary analysis and, also, semi-structured interviews applied to four teachers of the course. The documentary study focused on the pedagogical project of the course and the plans for the teaching of disciplines. To analyze both the documents regarding the interviews content analysis was used. In the construction of its theoretical foundation, Gaston Bachelard was the author who has brought more prominent contribution. The results indicated the need to reassess the planning of actions regarding the teaching of actual numbers, aiming at the vocational training of a teacher who will act in basic school.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoRuiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Morelatti, Maria Raquel MiottoCPF:05872446829http://lattes.cnpq.br/5074643701525672Gebran, Raimunda AbouCPF:12107141835http://lattes.cnpq.br/9159647879596364Cunha, Cleber Luiz da2016-07-18T17:54:23Z2014-11-122014-04-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCUNHA, Cleber Luiz da. The teaching of the real numbers in mathematics teacher training. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/912porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:00:18Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/912Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:00:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino dos números reais na formação do professor de matemática
The teaching of the real numbers in mathematics teacher training
title O ensino dos números reais na formação do professor de matemática
spellingShingle O ensino dos números reais na formação do professor de matemática
Cunha, Cleber Luiz da
números reais
formação do professor de Matemática
educação matemática
prática docente
epistemologia de Bachelard
real numbers
training of teachers of Mathematics
mathematics education
teaching practice
epistemology of Bachelard
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O ensino dos números reais na formação do professor de matemática
title_full O ensino dos números reais na formação do professor de matemática
title_fullStr O ensino dos números reais na formação do professor de matemática
title_full_unstemmed O ensino dos números reais na formação do professor de matemática
title_sort O ensino dos números reais na formação do professor de matemática
author Cunha, Cleber Luiz da
author_facet Cunha, Cleber Luiz da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruiz, Adriano Rodrigues
CPF:19134428887
http://lattes.cnpq.br/8422091593631782
Morelatti, Maria Raquel Miotto
CPF:05872446829
http://lattes.cnpq.br/5074643701525672
Gebran, Raimunda Abou
CPF:12107141835
http://lattes.cnpq.br/9159647879596364
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Cleber Luiz da
dc.subject.por.fl_str_mv números reais
formação do professor de Matemática
educação matemática
prática docente
epistemologia de Bachelard
real numbers
training of teachers of Mathematics
mathematics education
teaching practice
epistemology of Bachelard
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic números reais
formação do professor de Matemática
educação matemática
prática docente
epistemologia de Bachelard
real numbers
training of teachers of Mathematics
mathematics education
teaching practice
epistemology of Bachelard
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Trata-se de pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação da Unoeste, na Linha de Pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, que objetivou analisar como é previsto e como se dá o ensino dos números Reais num curso de formação de professor de Matemática da escola básica. Para seu desenvolvimento, adotou-se abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. A recolha de dados ocorreu num Curso de Licenciatura em Matemática da região de Presidente Prudente - SP, contando análise documental e, também, entrevistas semiestruturadas aplicadas a quatro docentes do curso. O estudo documental focalizou o projeto pedagógico do curso e os planos de ensino das disciplinas. Para analisar tanto os documentos quanto as entrevistas foi utilizada a análise de conteúdo. Na construção de sua fundamentação teórica, Gaston Bachelard foi o autor que trouxe contribuição mais destacada. Os resultados indicaram a necessidade de reavaliar o planejamento das ações quanto ao ensino dos números reais, visando à formação profissional de um professor que irá atuar na escola básica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-12
2014-04-02
2016-07-18T17:54:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Cleber Luiz da. The teaching of the real numbers in mathematics teacher training. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/912
identifier_str_mv CUNHA, Cleber Luiz da. The teaching of the real numbers in mathematics teacher training. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100159426166784