O ensino dos números reais na formação do professor de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/912 |
Resumo: | Trata-se de pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação da Unoeste, na Linha de Pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, que objetivou analisar como é previsto e como se dá o ensino dos números Reais num curso de formação de professor de Matemática da escola básica. Para seu desenvolvimento, adotou-se abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. A recolha de dados ocorreu num Curso de Licenciatura em Matemática da região de Presidente Prudente - SP, contando análise documental e, também, entrevistas semiestruturadas aplicadas a quatro docentes do curso. O estudo documental focalizou o projeto pedagógico do curso e os planos de ensino das disciplinas. Para analisar tanto os documentos quanto as entrevistas foi utilizada a análise de conteúdo. Na construção de sua fundamentação teórica, Gaston Bachelard foi o autor que trouxe contribuição mais destacada. Os resultados indicaram a necessidade de reavaliar o planejamento das ações quanto ao ensino dos números reais, visando à formação profissional de um professor que irá atuar na escola básica. |
id |
UOES_9f9fbd33ad166fbfa7424e4f24ff7610 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/912 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino dos números reais na formação do professor de matemáticaThe teaching of the real numbers in mathematics teacher trainingnúmeros reaisformação do professor de Matemáticaeducação matemáticaprática docenteepistemologia de Bachelardreal numberstraining of teachers of Mathematicsmathematics educationteaching practiceepistemology of BachelardCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrata-se de pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação da Unoeste, na Linha de Pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, que objetivou analisar como é previsto e como se dá o ensino dos números Reais num curso de formação de professor de Matemática da escola básica. Para seu desenvolvimento, adotou-se abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. A recolha de dados ocorreu num Curso de Licenciatura em Matemática da região de Presidente Prudente - SP, contando análise documental e, também, entrevistas semiestruturadas aplicadas a quatro docentes do curso. O estudo documental focalizou o projeto pedagógico do curso e os planos de ensino das disciplinas. Para analisar tanto os documentos quanto as entrevistas foi utilizada a análise de conteúdo. Na construção de sua fundamentação teórica, Gaston Bachelard foi o autor que trouxe contribuição mais destacada. Os resultados indicaram a necessidade de reavaliar o planejamento das ações quanto ao ensino dos números reais, visando à formação profissional de um professor que irá atuar na escola básica.Research developed in the Master s Degree in Education at UNOESTE, in the Line of Research Training and Pedagogical Practice of Teacher Professional, with the objective of analyzing how is laid down and as if the teaching of Real numbers in the training of Mathematics professor of basic school. For its development, qualitative approach was adopted, characterized as a case study. The data collection occurred in the Course of Mathematics from the region of Presidente Prudente - SP, counting documentary analysis and, also, semi-structured interviews applied to four teachers of the course. The documentary study focused on the pedagogical project of the course and the plans for the teaching of disciplines. To analyze both the documents regarding the interviews content analysis was used. In the construction of its theoretical foundation, Gaston Bachelard was the author who has brought more prominent contribution. The results indicated the need to reassess the planning of actions regarding the teaching of actual numbers, aiming at the vocational training of a teacher who will act in basic school.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoRuiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Morelatti, Maria Raquel MiottoCPF:05872446829http://lattes.cnpq.br/5074643701525672Gebran, Raimunda AbouCPF:12107141835http://lattes.cnpq.br/9159647879596364Cunha, Cleber Luiz da2016-07-18T17:54:23Z2014-11-122014-04-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCUNHA, Cleber Luiz da. The teaching of the real numbers in mathematics teacher training. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/912porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:00:18Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/912Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:00:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino dos números reais na formação do professor de matemática The teaching of the real numbers in mathematics teacher training |
title |
O ensino dos números reais na formação do professor de matemática |
spellingShingle |
O ensino dos números reais na formação do professor de matemática Cunha, Cleber Luiz da números reais formação do professor de Matemática educação matemática prática docente epistemologia de Bachelard real numbers training of teachers of Mathematics mathematics education teaching practice epistemology of Bachelard CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O ensino dos números reais na formação do professor de matemática |
title_full |
O ensino dos números reais na formação do professor de matemática |
title_fullStr |
O ensino dos números reais na formação do professor de matemática |
title_full_unstemmed |
O ensino dos números reais na formação do professor de matemática |
title_sort |
O ensino dos números reais na formação do professor de matemática |
author |
Cunha, Cleber Luiz da |
author_facet |
Cunha, Cleber Luiz da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ruiz, Adriano Rodrigues CPF:19134428887 http://lattes.cnpq.br/8422091593631782 Morelatti, Maria Raquel Miotto CPF:05872446829 http://lattes.cnpq.br/5074643701525672 Gebran, Raimunda Abou CPF:12107141835 http://lattes.cnpq.br/9159647879596364 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Cleber Luiz da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
números reais formação do professor de Matemática educação matemática prática docente epistemologia de Bachelard real numbers training of teachers of Mathematics mathematics education teaching practice epistemology of Bachelard CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
números reais formação do professor de Matemática educação matemática prática docente epistemologia de Bachelard real numbers training of teachers of Mathematics mathematics education teaching practice epistemology of Bachelard CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Trata-se de pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação da Unoeste, na Linha de Pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, que objetivou analisar como é previsto e como se dá o ensino dos números Reais num curso de formação de professor de Matemática da escola básica. Para seu desenvolvimento, adotou-se abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. A recolha de dados ocorreu num Curso de Licenciatura em Matemática da região de Presidente Prudente - SP, contando análise documental e, também, entrevistas semiestruturadas aplicadas a quatro docentes do curso. O estudo documental focalizou o projeto pedagógico do curso e os planos de ensino das disciplinas. Para analisar tanto os documentos quanto as entrevistas foi utilizada a análise de conteúdo. Na construção de sua fundamentação teórica, Gaston Bachelard foi o autor que trouxe contribuição mais destacada. Os resultados indicaram a necessidade de reavaliar o planejamento das ações quanto ao ensino dos números reais, visando à formação profissional de um professor que irá atuar na escola básica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-12 2014-04-02 2016-07-18T17:54:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CUNHA, Cleber Luiz da. The teaching of the real numbers in mathematics teacher training. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/912 |
identifier_str_mv |
CUNHA, Cleber Luiz da. The teaching of the real numbers in mathematics teacher training. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/912 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100159426166784 |