Tecnologia Assistiva como apoio à ação docente.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/875 |
Resumo: | A presente pesquisa teve por objetivo analisar a utilização de Tecnologia Assistiva na escolarização de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O método utilizado foi estudo de caso com abordagem qualitativa, cujos participantes foram uma aluna com NEE (paralisia cerebral), a professora da educanda, especialista da área de educação especial e oito professores que atuam na sala de aula do ensino regular. A coleta de dados ocorreu mediante a observação de 16 sessões na sala de aula do Apoio Especializado Itinerante (AEI) de uma escola pública e aplicação de questionário, com questões abertas, a professores da sala regular de ensino nas áreas específicas do Currículo do Estado de São Paulo. Os resultados indicaram que em atendimento especializado, a Tecnologia Assistiva permite a acessibilidade das crianças com necessidades especiais, com bom aproveitamento, a diferentes atividades educacionais; professores do ensino regular revelaram determinada resistência à inclusão, pela ausência de formação continuada extensiva aos docentes não especialistas; as Tecnologias Assistivas são pouco conhecidas pelos professores que atuam na sala de aula do ensino regular. |
id |
UOES_a195cafce18aba14ff0b60b7632dea9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/875 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia Assistiva como apoio à ação docente.Assistive Technology to support teacher action.Tecnologia AssistivaInclusãoAtendimento especializadoAcessibilidadeAssistive TechnologieInclusionSpecialized careAccessibility.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa teve por objetivo analisar a utilização de Tecnologia Assistiva na escolarização de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O método utilizado foi estudo de caso com abordagem qualitativa, cujos participantes foram uma aluna com NEE (paralisia cerebral), a professora da educanda, especialista da área de educação especial e oito professores que atuam na sala de aula do ensino regular. A coleta de dados ocorreu mediante a observação de 16 sessões na sala de aula do Apoio Especializado Itinerante (AEI) de uma escola pública e aplicação de questionário, com questões abertas, a professores da sala regular de ensino nas áreas específicas do Currículo do Estado de São Paulo. Os resultados indicaram que em atendimento especializado, a Tecnologia Assistiva permite a acessibilidade das crianças com necessidades especiais, com bom aproveitamento, a diferentes atividades educacionais; professores do ensino regular revelaram determinada resistência à inclusão, pela ausência de formação continuada extensiva aos docentes não especialistas; as Tecnologias Assistivas são pouco conhecidas pelos professores que atuam na sala de aula do ensino regular.This study aimed to analyze the use of Assistive Technology in education of children with special educational needs. The method used was case study with a qualitative approach, the participants were a student with special educational needs (cerebral palsy), Professor of educanda specialist area and eight special education teachers working in the classroom regular education. The data was collected through observation of 16 sessions in the classroom Itinerant Support Specialist for a public school and a questionnaire with open questions, the regular classroom teachers teaching in specific areas of the curriculum of the State of São Paulo. The results indicated that in specialized care, assistive technology enables accessibility to children with special needs, with good use, the different educational activities; regular teachers showed determined resistance to inclusion by the absence of extensive ongoing training for teachers not experts; the assistive technologies are not well known by teachers working in the classroom regular education.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoRuiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Dias, Carmen LúciaCPF:01545785848http://lattes.cnpq.br/5779371067985868Kajihara, Olinda TerukoCPF:00000000001Silva, Gilda Pereira da2016-07-18T17:54:19Z2013-03-272012-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Gilda Pereira da. Assistive Technology to support teacher action.. 2012. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/875porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:00:32Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/875Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:00:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia Assistiva como apoio à ação docente. Assistive Technology to support teacher action. |
title |
Tecnologia Assistiva como apoio à ação docente. |
spellingShingle |
Tecnologia Assistiva como apoio à ação docente. Silva, Gilda Pereira da Tecnologia Assistiva Inclusão Atendimento especializado Acessibilidade Assistive Technologie Inclusion Specialized care Accessibility. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Tecnologia Assistiva como apoio à ação docente. |
title_full |
Tecnologia Assistiva como apoio à ação docente. |
title_fullStr |
Tecnologia Assistiva como apoio à ação docente. |
title_full_unstemmed |
Tecnologia Assistiva como apoio à ação docente. |
title_sort |
Tecnologia Assistiva como apoio à ação docente. |
author |
Silva, Gilda Pereira da |
author_facet |
Silva, Gilda Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ruiz, Adriano Rodrigues CPF:19134428887 http://lattes.cnpq.br/8422091593631782 Dias, Carmen Lúcia CPF:01545785848 http://lattes.cnpq.br/5779371067985868 Kajihara, Olinda Teruko CPF:00000000001 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gilda Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Assistiva Inclusão Atendimento especializado Acessibilidade Assistive Technologie Inclusion Specialized care Accessibility. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Tecnologia Assistiva Inclusão Atendimento especializado Acessibilidade Assistive Technologie Inclusion Specialized care Accessibility. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente pesquisa teve por objetivo analisar a utilização de Tecnologia Assistiva na escolarização de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O método utilizado foi estudo de caso com abordagem qualitativa, cujos participantes foram uma aluna com NEE (paralisia cerebral), a professora da educanda, especialista da área de educação especial e oito professores que atuam na sala de aula do ensino regular. A coleta de dados ocorreu mediante a observação de 16 sessões na sala de aula do Apoio Especializado Itinerante (AEI) de uma escola pública e aplicação de questionário, com questões abertas, a professores da sala regular de ensino nas áreas específicas do Currículo do Estado de São Paulo. Os resultados indicaram que em atendimento especializado, a Tecnologia Assistiva permite a acessibilidade das crianças com necessidades especiais, com bom aproveitamento, a diferentes atividades educacionais; professores do ensino regular revelaram determinada resistência à inclusão, pela ausência de formação continuada extensiva aos docentes não especialistas; as Tecnologias Assistivas são pouco conhecidas pelos professores que atuam na sala de aula do ensino regular. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-30 2013-03-27 2016-07-18T17:54:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Gilda Pereira da. Assistive Technology to support teacher action.. 2012. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/875 |
identifier_str_mv |
SILVA, Gilda Pereira da. Assistive Technology to support teacher action.. 2012. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/875 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1822154849887715328 |