Tecnologia Assistiva como apoio à ação docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gilda Pereira da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/875
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar a utilização de Tecnologia Assistiva na escolarização de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O método utilizado foi estudo de caso com abordagem qualitativa, cujos participantes foram uma aluna com NEE (paralisia cerebral), a professora da educanda, especialista da área de educação especial e oito professores que atuam na sala de aula do ensino regular. A coleta de dados ocorreu mediante a observação de 16 sessões na sala de aula do Apoio Especializado Itinerante (AEI) de uma escola pública e aplicação de questionário, com questões abertas, a professores da sala regular de ensino nas áreas específicas do Currículo do Estado de São Paulo. Os resultados indicaram que em atendimento especializado, a Tecnologia Assistiva permite a acessibilidade das crianças com necessidades especiais, com bom aproveitamento, a diferentes atividades educacionais; professores do ensino regular revelaram determinada resistência à inclusão, pela ausência de formação continuada extensiva aos docentes não especialistas; as Tecnologias Assistivas são pouco conhecidas pelos professores que atuam na sala de aula do ensino regular.
id UOES_a195cafce18aba14ff0b60b7632dea9c
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/875
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Tecnologia Assistiva como apoio à ação docente.Assistive Technology to support teacher action.Tecnologia AssistivaInclusãoAtendimento especializadoAcessibilidadeAssistive TechnologieInclusionSpecialized careAccessibility.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa teve por objetivo analisar a utilização de Tecnologia Assistiva na escolarização de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O método utilizado foi estudo de caso com abordagem qualitativa, cujos participantes foram uma aluna com NEE (paralisia cerebral), a professora da educanda, especialista da área de educação especial e oito professores que atuam na sala de aula do ensino regular. A coleta de dados ocorreu mediante a observação de 16 sessões na sala de aula do Apoio Especializado Itinerante (AEI) de uma escola pública e aplicação de questionário, com questões abertas, a professores da sala regular de ensino nas áreas específicas do Currículo do Estado de São Paulo. Os resultados indicaram que em atendimento especializado, a Tecnologia Assistiva permite a acessibilidade das crianças com necessidades especiais, com bom aproveitamento, a diferentes atividades educacionais; professores do ensino regular revelaram determinada resistência à inclusão, pela ausência de formação continuada extensiva aos docentes não especialistas; as Tecnologias Assistivas são pouco conhecidas pelos professores que atuam na sala de aula do ensino regular.This study aimed to analyze the use of Assistive Technology in education of children with special educational needs. The method used was case study with a qualitative approach, the participants were a student with special educational needs (cerebral palsy), Professor of educanda specialist area and eight special education teachers working in the classroom regular education. The data was collected through observation of 16 sessions in the classroom Itinerant Support Specialist for a public school and a questionnaire with open questions, the regular classroom teachers teaching in specific areas of the curriculum of the State of São Paulo. The results indicated that in specialized care, assistive technology enables accessibility to children with special needs, with good use, the different educational activities; regular teachers showed determined resistance to inclusion by the absence of extensive ongoing training for teachers not experts; the assistive technologies are not well known by teachers working in the classroom regular education.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoRuiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Dias, Carmen LúciaCPF:01545785848http://lattes.cnpq.br/5779371067985868Kajihara, Olinda TerukoCPF:00000000001Silva, Gilda Pereira da2016-07-18T17:54:19Z2013-03-272012-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Gilda Pereira da. Assistive Technology to support teacher action.. 2012. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/875porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:00:32Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/875Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:00:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia Assistiva como apoio à ação docente.
Assistive Technology to support teacher action.
title Tecnologia Assistiva como apoio à ação docente.
spellingShingle Tecnologia Assistiva como apoio à ação docente.
Silva, Gilda Pereira da
Tecnologia Assistiva
Inclusão
Atendimento especializado
Acessibilidade
Assistive Technologie
Inclusion
Specialized care
Accessibility.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Tecnologia Assistiva como apoio à ação docente.
title_full Tecnologia Assistiva como apoio à ação docente.
title_fullStr Tecnologia Assistiva como apoio à ação docente.
title_full_unstemmed Tecnologia Assistiva como apoio à ação docente.
title_sort Tecnologia Assistiva como apoio à ação docente.
author Silva, Gilda Pereira da
author_facet Silva, Gilda Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruiz, Adriano Rodrigues
CPF:19134428887
http://lattes.cnpq.br/8422091593631782
Dias, Carmen Lúcia
CPF:01545785848
http://lattes.cnpq.br/5779371067985868
Kajihara, Olinda Teruko
CPF:00000000001
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gilda Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia Assistiva
Inclusão
Atendimento especializado
Acessibilidade
Assistive Technologie
Inclusion
Specialized care
Accessibility.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Tecnologia Assistiva
Inclusão
Atendimento especializado
Acessibilidade
Assistive Technologie
Inclusion
Specialized care
Accessibility.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa teve por objetivo analisar a utilização de Tecnologia Assistiva na escolarização de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O método utilizado foi estudo de caso com abordagem qualitativa, cujos participantes foram uma aluna com NEE (paralisia cerebral), a professora da educanda, especialista da área de educação especial e oito professores que atuam na sala de aula do ensino regular. A coleta de dados ocorreu mediante a observação de 16 sessões na sala de aula do Apoio Especializado Itinerante (AEI) de uma escola pública e aplicação de questionário, com questões abertas, a professores da sala regular de ensino nas áreas específicas do Currículo do Estado de São Paulo. Os resultados indicaram que em atendimento especializado, a Tecnologia Assistiva permite a acessibilidade das crianças com necessidades especiais, com bom aproveitamento, a diferentes atividades educacionais; professores do ensino regular revelaram determinada resistência à inclusão, pela ausência de formação continuada extensiva aos docentes não especialistas; as Tecnologias Assistivas são pouco conhecidas pelos professores que atuam na sala de aula do ensino regular.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-30
2013-03-27
2016-07-18T17:54:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Gilda Pereira da. Assistive Technology to support teacher action.. 2012. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/875
identifier_str_mv SILVA, Gilda Pereira da. Assistive Technology to support teacher action.. 2012. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306038566551552