Currículo de Matemática do Estado de São Paulo e Saresp análise crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santade, Susimara
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/944
Resumo: A presente pesquisa está vinculada à linha 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, do Programa Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste Presidente Prudente - SP). Trata-se de uma pesquisa documental cujo objetivo foi analisar as atividades de tratamento da informação contidas nos materiais que permeiam o currículo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, confrontando-as com as questões do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) dentro do mesmo eixo temático, verificando, assim, se o currículo está condizente com as questões da avaliação externa. A análise centrou-se na aprendizagem matemática tanto na série avaliada externamente quinto ano quanto na série posterior sexto ano , pois o currículo foca a aprendizagem em espiral. No transcorrer da pesquisa, foi possível verificar, no contexto da educação paulista, as potencialidades esperadas (se as questões do currículo estão associadas às questões do Saresp) e as fragilidades (a apresentação do eixo temático Tratamento da Informação, apenas no último bimestre, em ambos os materiais analisados). Observou-se, também, que os discentes têm apresentado baixo rendimento escolar na avaliação externa.
id UOES_a5c8065379ed99a9c32aae279d1f4f23
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/944
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Currículo de Matemática do Estado de São Paulo e Saresp análise críticaMathematics Curriculum of São Paulo State and Saresp - Critical analysisAprendizagem matemáticaTratamento da informaçãoAvaliação externaMathematics LearningTreatment of informationExternal evaluationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa está vinculada à linha 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, do Programa Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste Presidente Prudente - SP). Trata-se de uma pesquisa documental cujo objetivo foi analisar as atividades de tratamento da informação contidas nos materiais que permeiam o currículo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, confrontando-as com as questões do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) dentro do mesmo eixo temático, verificando, assim, se o currículo está condizente com as questões da avaliação externa. A análise centrou-se na aprendizagem matemática tanto na série avaliada externamente quinto ano quanto na série posterior sexto ano , pois o currículo foca a aprendizagem em espiral. No transcorrer da pesquisa, foi possível verificar, no contexto da educação paulista, as potencialidades esperadas (se as questões do currículo estão associadas às questões do Saresp) e as fragilidades (a apresentação do eixo temático Tratamento da Informação, apenas no último bimestre, em ambos os materiais analisados). Observou-se, também, que os discentes têm apresentado baixo rendimento escolar na avaliação externa.This research is linked to line 2 - Formation and Pedagogical Practice of Teacher Professional, of Master Program in Education from University of Oeste Paulista (Unoeste - Presidente Prudente - SP). It is a documentary research whose purpose was to analyze the activities of treatment of information contained in the materials that permeate the curriculum of Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, confronting them with the questions of Educational Performance Evaluation System of São Paulo State (Saresp) inside the same thematic area, checking if the curriculum corresponds with the questions of external evaluation. The analysis focused on mathematics learning both evaluated series- fifth year and in subsequent series the sixth year, because the curriculum focuses on spiral learning . In the course of research was possible to check, in the context of paulista education, the potentialities (if the curriculum questions are associated with Saresp questions) and weaknesses (presentation of thematic area Treatment of Information only the last two months in both materials analyzed). It was also observed that the students have shown low school performance in external evaluation.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoRuiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Barros, Helena Faria deCPF:14746921849http://lattes.cnpq.br/8095414243459190Lima, Vanda Moreira MachadoCPF:13665658861http://lattes.cnpq.br/9057705430758200Santade, Susimara2016-07-18T17:54:26Z2016-07-012015-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTADE, Susimara. Mathematics Curriculum of São Paulo State and Saresp - Critical analysis. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/944porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:00:40Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/944Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:00:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo de Matemática do Estado de São Paulo e Saresp análise crítica
Mathematics Curriculum of São Paulo State and Saresp - Critical analysis
title Currículo de Matemática do Estado de São Paulo e Saresp análise crítica
spellingShingle Currículo de Matemática do Estado de São Paulo e Saresp análise crítica
Santade, Susimara
Aprendizagem matemática
Tratamento da informação
Avaliação externa
Mathematics Learning
Treatment of information
External evaluation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Currículo de Matemática do Estado de São Paulo e Saresp análise crítica
title_full Currículo de Matemática do Estado de São Paulo e Saresp análise crítica
title_fullStr Currículo de Matemática do Estado de São Paulo e Saresp análise crítica
title_full_unstemmed Currículo de Matemática do Estado de São Paulo e Saresp análise crítica
title_sort Currículo de Matemática do Estado de São Paulo e Saresp análise crítica
author Santade, Susimara
author_facet Santade, Susimara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruiz, Adriano Rodrigues
CPF:19134428887
http://lattes.cnpq.br/8422091593631782
Barros, Helena Faria de
CPF:14746921849
http://lattes.cnpq.br/8095414243459190
Lima, Vanda Moreira Machado
CPF:13665658861
http://lattes.cnpq.br/9057705430758200
dc.contributor.author.fl_str_mv Santade, Susimara
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem matemática
Tratamento da informação
Avaliação externa
Mathematics Learning
Treatment of information
External evaluation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Aprendizagem matemática
Tratamento da informação
Avaliação externa
Mathematics Learning
Treatment of information
External evaluation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa está vinculada à linha 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, do Programa Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste Presidente Prudente - SP). Trata-se de uma pesquisa documental cujo objetivo foi analisar as atividades de tratamento da informação contidas nos materiais que permeiam o currículo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, confrontando-as com as questões do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) dentro do mesmo eixo temático, verificando, assim, se o currículo está condizente com as questões da avaliação externa. A análise centrou-se na aprendizagem matemática tanto na série avaliada externamente quinto ano quanto na série posterior sexto ano , pois o currículo foca a aprendizagem em espiral. No transcorrer da pesquisa, foi possível verificar, no contexto da educação paulista, as potencialidades esperadas (se as questões do currículo estão associadas às questões do Saresp) e as fragilidades (a apresentação do eixo temático Tratamento da Informação, apenas no último bimestre, em ambos os materiais analisados). Observou-se, também, que os discentes têm apresentado baixo rendimento escolar na avaliação externa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-20
2016-07-18T17:54:26Z
2016-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTADE, Susimara. Mathematics Curriculum of São Paulo State and Saresp - Critical analysis. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/944
identifier_str_mv SANTADE, Susimara. Mathematics Curriculum of São Paulo State and Saresp - Critical analysis. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100159873908736