Currículo de Matemática do Estado de São Paulo e Saresp análise crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/944 |
Resumo: | A presente pesquisa está vinculada à linha 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, do Programa Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste Presidente Prudente - SP). Trata-se de uma pesquisa documental cujo objetivo foi analisar as atividades de tratamento da informação contidas nos materiais que permeiam o currículo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, confrontando-as com as questões do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) dentro do mesmo eixo temático, verificando, assim, se o currículo está condizente com as questões da avaliação externa. A análise centrou-se na aprendizagem matemática tanto na série avaliada externamente quinto ano quanto na série posterior sexto ano , pois o currículo foca a aprendizagem em espiral. No transcorrer da pesquisa, foi possível verificar, no contexto da educação paulista, as potencialidades esperadas (se as questões do currículo estão associadas às questões do Saresp) e as fragilidades (a apresentação do eixo temático Tratamento da Informação, apenas no último bimestre, em ambos os materiais analisados). Observou-se, também, que os discentes têm apresentado baixo rendimento escolar na avaliação externa. |
id |
UOES_a5c8065379ed99a9c32aae279d1f4f23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/944 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo de Matemática do Estado de São Paulo e Saresp análise críticaMathematics Curriculum of São Paulo State and Saresp - Critical analysisAprendizagem matemáticaTratamento da informaçãoAvaliação externaMathematics LearningTreatment of informationExternal evaluationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa está vinculada à linha 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, do Programa Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste Presidente Prudente - SP). Trata-se de uma pesquisa documental cujo objetivo foi analisar as atividades de tratamento da informação contidas nos materiais que permeiam o currículo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, confrontando-as com as questões do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) dentro do mesmo eixo temático, verificando, assim, se o currículo está condizente com as questões da avaliação externa. A análise centrou-se na aprendizagem matemática tanto na série avaliada externamente quinto ano quanto na série posterior sexto ano , pois o currículo foca a aprendizagem em espiral. No transcorrer da pesquisa, foi possível verificar, no contexto da educação paulista, as potencialidades esperadas (se as questões do currículo estão associadas às questões do Saresp) e as fragilidades (a apresentação do eixo temático Tratamento da Informação, apenas no último bimestre, em ambos os materiais analisados). Observou-se, também, que os discentes têm apresentado baixo rendimento escolar na avaliação externa.This research is linked to line 2 - Formation and Pedagogical Practice of Teacher Professional, of Master Program in Education from University of Oeste Paulista (Unoeste - Presidente Prudente - SP). It is a documentary research whose purpose was to analyze the activities of treatment of information contained in the materials that permeate the curriculum of Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, confronting them with the questions of Educational Performance Evaluation System of São Paulo State (Saresp) inside the same thematic area, checking if the curriculum corresponds with the questions of external evaluation. The analysis focused on mathematics learning both evaluated series- fifth year and in subsequent series the sixth year, because the curriculum focuses on spiral learning . In the course of research was possible to check, in the context of paulista education, the potentialities (if the curriculum questions are associated with Saresp questions) and weaknesses (presentation of thematic area Treatment of Information only the last two months in both materials analyzed). It was also observed that the students have shown low school performance in external evaluation.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoRuiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Barros, Helena Faria deCPF:14746921849http://lattes.cnpq.br/8095414243459190Lima, Vanda Moreira MachadoCPF:13665658861http://lattes.cnpq.br/9057705430758200Santade, Susimara2016-07-18T17:54:26Z2016-07-012015-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTADE, Susimara. Mathematics Curriculum of São Paulo State and Saresp - Critical analysis. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/944porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:00:40Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/944Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:00:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo de Matemática do Estado de São Paulo e Saresp análise crítica Mathematics Curriculum of São Paulo State and Saresp - Critical analysis |
title |
Currículo de Matemática do Estado de São Paulo e Saresp análise crítica |
spellingShingle |
Currículo de Matemática do Estado de São Paulo e Saresp análise crítica Santade, Susimara Aprendizagem matemática Tratamento da informação Avaliação externa Mathematics Learning Treatment of information External evaluation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Currículo de Matemática do Estado de São Paulo e Saresp análise crítica |
title_full |
Currículo de Matemática do Estado de São Paulo e Saresp análise crítica |
title_fullStr |
Currículo de Matemática do Estado de São Paulo e Saresp análise crítica |
title_full_unstemmed |
Currículo de Matemática do Estado de São Paulo e Saresp análise crítica |
title_sort |
Currículo de Matemática do Estado de São Paulo e Saresp análise crítica |
author |
Santade, Susimara |
author_facet |
Santade, Susimara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ruiz, Adriano Rodrigues CPF:19134428887 http://lattes.cnpq.br/8422091593631782 Barros, Helena Faria de CPF:14746921849 http://lattes.cnpq.br/8095414243459190 Lima, Vanda Moreira Machado CPF:13665658861 http://lattes.cnpq.br/9057705430758200 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santade, Susimara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem matemática Tratamento da informação Avaliação externa Mathematics Learning Treatment of information External evaluation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Aprendizagem matemática Tratamento da informação Avaliação externa Mathematics Learning Treatment of information External evaluation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente pesquisa está vinculada à linha 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, do Programa Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste Presidente Prudente - SP). Trata-se de uma pesquisa documental cujo objetivo foi analisar as atividades de tratamento da informação contidas nos materiais que permeiam o currículo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, confrontando-as com as questões do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) dentro do mesmo eixo temático, verificando, assim, se o currículo está condizente com as questões da avaliação externa. A análise centrou-se na aprendizagem matemática tanto na série avaliada externamente quinto ano quanto na série posterior sexto ano , pois o currículo foca a aprendizagem em espiral. No transcorrer da pesquisa, foi possível verificar, no contexto da educação paulista, as potencialidades esperadas (se as questões do currículo estão associadas às questões do Saresp) e as fragilidades (a apresentação do eixo temático Tratamento da Informação, apenas no último bimestre, em ambos os materiais analisados). Observou-se, também, que os discentes têm apresentado baixo rendimento escolar na avaliação externa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-20 2016-07-18T17:54:26Z 2016-07-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTADE, Susimara. Mathematics Curriculum of São Paulo State and Saresp - Critical analysis. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/944 |
identifier_str_mv |
SANTADE, Susimara. Mathematics Curriculum of São Paulo State and Saresp - Critical analysis. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100159873908736 |