A Internet na educação: concepções de discentes e docentes sobre o seu uso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evangelista, Célia Maria Borges
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/878
Resumo: Este trabalho refere-se à pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação, Mestrado em Educação, e à linha de pesquisa Formação e Prática Docente dos Profissionais de Ensino da UNOESTE- PP. O estudo de natureza qualitativa teve como objetivo analisar as concepções de alunos e professores sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), em especial o uso da Internet e suas contribuições para a melhoria da aprendizagem em uma escola pública da cidade de Teodoro Sampaio SP . A especificidade do objeto de estudo encaminhou a abordagem para a delimitação de um estudo de caso envolvendo pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e trabalho de campo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas junto a 10 alunos e 5 professores da escola selecionada para esta pesquisa. A preocupação central foi a de buscar identificar qualitativamente como, e em que medida, tal utilização tem conseguido contribuir para alcançar os objetivos acima propostos. A partir do levantamento do referencial teórico e dos dados coletados utilizou-se a análise de conteúdo buscando levantar e discutir alguns dos elementos intervenientes no trabalho pedagógico dos professores com a Internet e algumas dificuldades encontradas por eles no decorrer dos trabalhos na sala de informática. O que constatamos em nossa pesquisa é a existência de um grande paradoxo: de um lado temos uma sociedade imersa no imenso oceano de informações que a Internet tem nos apresentado, com uma grande quantidade de crianças utilizando as TIC desde pequenas em sua vida pessoal, por outro lado temos uma escola para onde estas crianças são encaminhadas que ainda desenvolve práticas do século passado, pois presa a estruturas tradicionais, o que faz que permaneçam fechadas as inovações rápidas, como é o caso das tecnologias da informação e comunicação. Diante dos resultados de nossa pesquisa, entendemos que é preciso renovar, é preciso se render aos métodos que acrescentem as nossas aulas, que estimulem nossos alunos a participarem delas, fazendo com que vejam a importância do conteúdo, que sintam a relação existente entre a teoria e a prática, que observem a interdisciplinaridade em sala de aula e que, acima de tudo, se sintam dentro do processo de aprendizagem.
id UOES_a7a5e1cb5191d7bdbb8c2aad51e091ba
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/878
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling A Internet na educação: concepções de discentes e docentes sobre o seu usoEducation on the Internet: conceptions of students and teachers about its useTecnologia da Informação e Comunicação (TIC)InternetProfessor aluno ensinoaprendizagem.Information and Communication Technology (ICT)Internetteacher studentteachinglearning.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho refere-se à pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação, Mestrado em Educação, e à linha de pesquisa Formação e Prática Docente dos Profissionais de Ensino da UNOESTE- PP. O estudo de natureza qualitativa teve como objetivo analisar as concepções de alunos e professores sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), em especial o uso da Internet e suas contribuições para a melhoria da aprendizagem em uma escola pública da cidade de Teodoro Sampaio SP . A especificidade do objeto de estudo encaminhou a abordagem para a delimitação de um estudo de caso envolvendo pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e trabalho de campo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas junto a 10 alunos e 5 professores da escola selecionada para esta pesquisa. A preocupação central foi a de buscar identificar qualitativamente como, e em que medida, tal utilização tem conseguido contribuir para alcançar os objetivos acima propostos. A partir do levantamento do referencial teórico e dos dados coletados utilizou-se a análise de conteúdo buscando levantar e discutir alguns dos elementos intervenientes no trabalho pedagógico dos professores com a Internet e algumas dificuldades encontradas por eles no decorrer dos trabalhos na sala de informática. O que constatamos em nossa pesquisa é a existência de um grande paradoxo: de um lado temos uma sociedade imersa no imenso oceano de informações que a Internet tem nos apresentado, com uma grande quantidade de crianças utilizando as TIC desde pequenas em sua vida pessoal, por outro lado temos uma escola para onde estas crianças são encaminhadas que ainda desenvolve práticas do século passado, pois presa a estruturas tradicionais, o que faz que permaneçam fechadas as inovações rápidas, como é o caso das tecnologias da informação e comunicação. Diante dos resultados de nossa pesquisa, entendemos que é preciso renovar, é preciso se render aos métodos que acrescentem as nossas aulas, que estimulem nossos alunos a participarem delas, fazendo com que vejam a importância do conteúdo, que sintam a relação existente entre a teoria e a prática, que observem a interdisciplinaridade em sala de aula e que, acima de tudo, se sintam dentro do processo de aprendizagem.This qualitative research aimed to analyze the conceptions of students and teachers on the use of information and communication technologies (ICT), in particular the use of the Internet and its contributions to the improvement of learning in a public school in the town of Teodoro Sampaio - SP -. The specificity of the study object approached the approach for the definition of a case study involving bibliographic research, desk research and field work. The data were obtained through semi-structured interviews with 10 students and 5 teachers from the school selected for this research. The central concern was to seek identify qualitatively how and to what extent such use has been able to help achieve the objectives proposed above. From the survey of the theoretical framework and the data collected content analysis was used in an attempt to raise and discuss some of the elements involved in pedagogical work of the teachers with the Internet and some difficulties encountered by them in the course of the work in computer room, aiming at, from the analysis of a specific reality, contribute to the improvement of the educational process as a whole in our country. What we see in our research and the existence of a large paradox: on one side we have a society immersed in the immense ocean of information that the Internet has presented us with a great number of children using the ICT from the cradle in his personal life, on the other hand we have a school - to which these children are sent - that still develops practices of the past century, because the prey due to tractional structures remain closed the rapid innovations, as is the case of information and communication technologies.Before the results of our research, we believe that we need renewing, and we need to surrender to methods that add to our classes, which stimulate our students to participate them, making with that see the importance of the content, and feel the relationship between theory and practice, they comply to the interdisciplinarity in the classroom and that, above all, feel within the learning process.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoScheide, Tereza de Jesus FerreiraCPF:04111699804http://lattes.cnpq.br/5020376102015334Gitahy, Raquel Rosan ChristinoCPF:21301954829http://lattes.cnpq.br/2170926949956746Morelatti, Maria Raquel MiottoCPF:05872446829http://lattes.cnpq.br/5074643701525672Evangelista, Célia Maria Borges2016-07-18T17:54:19Z2013-06-032013-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfEVANGELISTA, Célia Maria Borges. Education on the Internet: conceptions of students and teachers about its use. 2013. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/878porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:01:02Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/878Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:01:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A Internet na educação: concepções de discentes e docentes sobre o seu uso
Education on the Internet: conceptions of students and teachers about its use
title A Internet na educação: concepções de discentes e docentes sobre o seu uso
spellingShingle A Internet na educação: concepções de discentes e docentes sobre o seu uso
Evangelista, Célia Maria Borges
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Internet
Professor aluno
ensino
aprendizagem.
Information and Communication Technology (ICT)
Internet
teacher student
teaching
learning.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A Internet na educação: concepções de discentes e docentes sobre o seu uso
title_full A Internet na educação: concepções de discentes e docentes sobre o seu uso
title_fullStr A Internet na educação: concepções de discentes e docentes sobre o seu uso
title_full_unstemmed A Internet na educação: concepções de discentes e docentes sobre o seu uso
title_sort A Internet na educação: concepções de discentes e docentes sobre o seu uso
author Evangelista, Célia Maria Borges
author_facet Evangelista, Célia Maria Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scheide, Tereza de Jesus Ferreira
CPF:04111699804
http://lattes.cnpq.br/5020376102015334
Gitahy, Raquel Rosan Christino
CPF:21301954829
http://lattes.cnpq.br/2170926949956746
Morelatti, Maria Raquel Miotto
CPF:05872446829
http://lattes.cnpq.br/5074643701525672
dc.contributor.author.fl_str_mv Evangelista, Célia Maria Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Internet
Professor aluno
ensino
aprendizagem.
Information and Communication Technology (ICT)
Internet
teacher student
teaching
learning.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Internet
Professor aluno
ensino
aprendizagem.
Information and Communication Technology (ICT)
Internet
teacher student
teaching
learning.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho refere-se à pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação, Mestrado em Educação, e à linha de pesquisa Formação e Prática Docente dos Profissionais de Ensino da UNOESTE- PP. O estudo de natureza qualitativa teve como objetivo analisar as concepções de alunos e professores sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), em especial o uso da Internet e suas contribuições para a melhoria da aprendizagem em uma escola pública da cidade de Teodoro Sampaio SP . A especificidade do objeto de estudo encaminhou a abordagem para a delimitação de um estudo de caso envolvendo pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e trabalho de campo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas junto a 10 alunos e 5 professores da escola selecionada para esta pesquisa. A preocupação central foi a de buscar identificar qualitativamente como, e em que medida, tal utilização tem conseguido contribuir para alcançar os objetivos acima propostos. A partir do levantamento do referencial teórico e dos dados coletados utilizou-se a análise de conteúdo buscando levantar e discutir alguns dos elementos intervenientes no trabalho pedagógico dos professores com a Internet e algumas dificuldades encontradas por eles no decorrer dos trabalhos na sala de informática. O que constatamos em nossa pesquisa é a existência de um grande paradoxo: de um lado temos uma sociedade imersa no imenso oceano de informações que a Internet tem nos apresentado, com uma grande quantidade de crianças utilizando as TIC desde pequenas em sua vida pessoal, por outro lado temos uma escola para onde estas crianças são encaminhadas que ainda desenvolve práticas do século passado, pois presa a estruturas tradicionais, o que faz que permaneçam fechadas as inovações rápidas, como é o caso das tecnologias da informação e comunicação. Diante dos resultados de nossa pesquisa, entendemos que é preciso renovar, é preciso se render aos métodos que acrescentem as nossas aulas, que estimulem nossos alunos a participarem delas, fazendo com que vejam a importância do conteúdo, que sintam a relação existente entre a teoria e a prática, que observem a interdisciplinaridade em sala de aula e que, acima de tudo, se sintam dentro do processo de aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-03
2013-02-27
2016-07-18T17:54:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv EVANGELISTA, Célia Maria Borges. Education on the Internet: conceptions of students and teachers about its use. 2013. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/878
identifier_str_mv EVANGELISTA, Célia Maria Borges. Education on the Internet: conceptions of students and teachers about its use. 2013. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100159329697792