O ensino da ética no curso de enfermagem: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Maria Rita Guimaraes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/826
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem de 2001, apontam que o perfil desejado do egresso seja o de formação generalista, humanista, critica e reflexiva; com as competências gerais de atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração, gerenciamento e educação permanente. Entre outras características, que também seja um profissional qualificado para o exercício de enfermagem com base no rigor científico, intelectual e pautado em princípios éticos. Cientes destas exigências é apresentada a pesquisa: O ENSINO DA ÉTICA NO CURSO DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO DE CASO, que tem o objetivo de identificar como o ensino da ética é desenvolvido no curso de Enfermagem e analisar sua repercussão na prática profissional do enfermeiro, como subsídio para mudanças. É uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como abordagem metodológica o Estudo de Caso. Foi utilizado para a coleta de dados a entrevista reflexiva, semi-dirigida e semi-estruturada. A amostra é composta por um total de dez (10) ex-alunos, com idade acima de 18 anos, de ambos os sexos, que estejam atuando como enfermeiros na cidade de Presidente Prudente (SP), formados após 2003, período de alteração dos conteúdos curriculares da disciplina de Exercício de Enfermagem. Para operacionalizar a análise das informações e apoiados pelo referencial proposto por Bardin (2008), os dados foram ordenados através da transcrição de gravações, releitura do material e organização; sendo posteriormente classificados nos eixos: ética, ensino da ética e repercussão na prática profissional e categorizados em: família, escola, atitudes, metodologias, legislação, disciplina, respeito, sigilo e segurança, resultando na proposta de que a ética seja inserida transversalmente em toda a grade curricular e que os métodos de ensino sejam fundamentados no contexto social do aluno e da enfermagem
id UOES_aba8e8e0994a95105761c3e244b5dce9
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/826
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling O ensino da ética no curso de enfermagem: um estudo de casoEthics teaching in the Nursing college course: a case studyDiretriz CurricularEducação em enfermagemÉticaPrática profissional do enfermeiroNational Curriculum GuidelinesNursing educationEthicsProfessional practice of the nurseCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem de 2001, apontam que o perfil desejado do egresso seja o de formação generalista, humanista, critica e reflexiva; com as competências gerais de atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração, gerenciamento e educação permanente. Entre outras características, que também seja um profissional qualificado para o exercício de enfermagem com base no rigor científico, intelectual e pautado em princípios éticos. Cientes destas exigências é apresentada a pesquisa: O ENSINO DA ÉTICA NO CURSO DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO DE CASO, que tem o objetivo de identificar como o ensino da ética é desenvolvido no curso de Enfermagem e analisar sua repercussão na prática profissional do enfermeiro, como subsídio para mudanças. É uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como abordagem metodológica o Estudo de Caso. Foi utilizado para a coleta de dados a entrevista reflexiva, semi-dirigida e semi-estruturada. A amostra é composta por um total de dez (10) ex-alunos, com idade acima de 18 anos, de ambos os sexos, que estejam atuando como enfermeiros na cidade de Presidente Prudente (SP), formados após 2003, período de alteração dos conteúdos curriculares da disciplina de Exercício de Enfermagem. Para operacionalizar a análise das informações e apoiados pelo referencial proposto por Bardin (2008), os dados foram ordenados através da transcrição de gravações, releitura do material e organização; sendo posteriormente classificados nos eixos: ética, ensino da ética e repercussão na prática profissional e categorizados em: família, escola, atitudes, metodologias, legislação, disciplina, respeito, sigilo e segurança, resultando na proposta de que a ética seja inserida transversalmente em toda a grade curricular e que os métodos de ensino sejam fundamentados no contexto social do aluno e da enfermagemThe national curriculum guidelines of the nursing graduation course of 2001 emphasizes that the desired professional profile is of a general, humanist, critic and reflexive formation with the general competences related to health attention, decision making, communication, leadership, administration, management and continuing education. Among other characteristics, a qualified professional who performs the nursing function based on the scientific and intellectual precision and also according to the ethics principles. Aware of these demands, we present the research: Ethics Teaching in the Nursing College Course: a case study, with the objective of identifying how ethics teaching is developed in the nursing course and analyzing its repercussion in the professional practice of the nurse to get subsidy for changes. The research was developed using the case study methodology approach. To collect data we used the reflexive, demi-directed and demi-structured interview. The sample is composed of ten ex-students with ages over eighteen, both genders, who are nurses in Presidente Prudente city (SP) and graduated after 2003, year when the Nursing Practices subject curriculum went through changes. To analyze the data collected and based on the Bardin (2008) references, the information was organized through recording scripts, reading and analyses of the material and, then, classified in the topics: ethics, ethics teaching and repercussion in the professional practice. The categories used were: family, school, attitudes, methodologies, legislation, discipline, respect, secret and security, getting to the conclusion that ethics should be inserted in the whole curriculum and that the teaching methods should be based in the social context of the student and the Nursing.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoBertan, LevinoCPF:00363162968http://lattes.cnpq.br/2769738085234668Ferri, Lúcia Maria Gomes CorreaCPF:72686634804http://lattes.cnpq.br/0782110237768691Moreira, Elenira Aparecida CunhaCPF:07954847802http://lattes.cnpq.br/6613356116738611Maia, Maria Rita Guimaraes2016-07-18T17:54:14Z2011-07-082011-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAIA, Maria Rita Guimaraes. Ethics teaching in the Nursing college course: a case study. 2011. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/826porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:56Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/826Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da ética no curso de enfermagem: um estudo de caso
Ethics teaching in the Nursing college course: a case study
title O ensino da ética no curso de enfermagem: um estudo de caso
spellingShingle O ensino da ética no curso de enfermagem: um estudo de caso
Maia, Maria Rita Guimaraes
Diretriz Curricular
Educação em enfermagem
Ética
Prática profissional do enfermeiro
National Curriculum Guidelines
Nursing education
Ethics
Professional practice of the nurse
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O ensino da ética no curso de enfermagem: um estudo de caso
title_full O ensino da ética no curso de enfermagem: um estudo de caso
title_fullStr O ensino da ética no curso de enfermagem: um estudo de caso
title_full_unstemmed O ensino da ética no curso de enfermagem: um estudo de caso
title_sort O ensino da ética no curso de enfermagem: um estudo de caso
author Maia, Maria Rita Guimaraes
author_facet Maia, Maria Rita Guimaraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertan, Levino
CPF:00363162968
http://lattes.cnpq.br/2769738085234668
Ferri, Lúcia Maria Gomes Correa
CPF:72686634804
http://lattes.cnpq.br/0782110237768691
Moreira, Elenira Aparecida Cunha
CPF:07954847802
http://lattes.cnpq.br/6613356116738611
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Maria Rita Guimaraes
dc.subject.por.fl_str_mv Diretriz Curricular
Educação em enfermagem
Ética
Prática profissional do enfermeiro
National Curriculum Guidelines
Nursing education
Ethics
Professional practice of the nurse
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Diretriz Curricular
Educação em enfermagem
Ética
Prática profissional do enfermeiro
National Curriculum Guidelines
Nursing education
Ethics
Professional practice of the nurse
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem de 2001, apontam que o perfil desejado do egresso seja o de formação generalista, humanista, critica e reflexiva; com as competências gerais de atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração, gerenciamento e educação permanente. Entre outras características, que também seja um profissional qualificado para o exercício de enfermagem com base no rigor científico, intelectual e pautado em princípios éticos. Cientes destas exigências é apresentada a pesquisa: O ENSINO DA ÉTICA NO CURSO DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO DE CASO, que tem o objetivo de identificar como o ensino da ética é desenvolvido no curso de Enfermagem e analisar sua repercussão na prática profissional do enfermeiro, como subsídio para mudanças. É uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como abordagem metodológica o Estudo de Caso. Foi utilizado para a coleta de dados a entrevista reflexiva, semi-dirigida e semi-estruturada. A amostra é composta por um total de dez (10) ex-alunos, com idade acima de 18 anos, de ambos os sexos, que estejam atuando como enfermeiros na cidade de Presidente Prudente (SP), formados após 2003, período de alteração dos conteúdos curriculares da disciplina de Exercício de Enfermagem. Para operacionalizar a análise das informações e apoiados pelo referencial proposto por Bardin (2008), os dados foram ordenados através da transcrição de gravações, releitura do material e organização; sendo posteriormente classificados nos eixos: ética, ensino da ética e repercussão na prática profissional e categorizados em: família, escola, atitudes, metodologias, legislação, disciplina, respeito, sigilo e segurança, resultando na proposta de que a ética seja inserida transversalmente em toda a grade curricular e que os métodos de ensino sejam fundamentados no contexto social do aluno e da enfermagem
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-08
2011-07-08
2016-07-18T17:54:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAIA, Maria Rita Guimaraes. Ethics teaching in the Nursing college course: a case study. 2011. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/826
identifier_str_mv MAIA, Maria Rita Guimaraes. Ethics teaching in the Nursing college course: a case study. 2011. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100159184994304