Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC-2012): análise e perspectiva de ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1278 |
Resumo: | O presente estudo está ligado à Linha de Pesquisa 1 - Instituição Educacional: Organização e Gestão, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), de Presidente Prudente – SP. O objeto de estudo é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC-2012). Trata-se de uma política pública educacional de iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que busca a erradicação do analfabetismo no Brasil. Teve por objetivo analisar o PNAIC-2012 enquanto política pública destinada à alfabetização, destacando suas potencialidades e fragilidades. Consistiu numa pesquisa analítico-interpretativa de análise documental e bibliográfica. O embasamento teórico se apoiou em estudos e experiências de autores que já abordam a temática, documentos referentes à legislação, resoluções pertinentes à elaboração e implementação do PNAIC-2012. Os resultados apontam para as potencialidades do Pacto: a formação continuada dos professores alfabetizadores, preocupação com sua profissionalização, o alcance de 90% dos municípios do país, além de ser a primeira política pública educacional brasileira a propor a integração federativa (União, Estado, Município). Suas fragilidades: a inexistência de um plano de carreira para os professores, a utilização de premiação a partir dos resultados em avaliações externas, ausência de referência à alfabetização ecológica e sustentabilidade e a insuficiência quanto ao uso das tecnologias digitais. |
id |
UOES_ae7923be9db42721cc84c317a6b21428 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:jspui/1278 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC-2012): análise e perspectiva de açãoNational pact for alphabetization at correct age (PNAIC-2012): analyses and perspective of actionAlfabetizaçãoPolíticas PúblicasProfissionalização docenteAlphabetizationProfessionalization of ProfessorsPublic PoliticsCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente estudo está ligado à Linha de Pesquisa 1 - Instituição Educacional: Organização e Gestão, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), de Presidente Prudente – SP. O objeto de estudo é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC-2012). Trata-se de uma política pública educacional de iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que busca a erradicação do analfabetismo no Brasil. Teve por objetivo analisar o PNAIC-2012 enquanto política pública destinada à alfabetização, destacando suas potencialidades e fragilidades. Consistiu numa pesquisa analítico-interpretativa de análise documental e bibliográfica. O embasamento teórico se apoiou em estudos e experiências de autores que já abordam a temática, documentos referentes à legislação, resoluções pertinentes à elaboração e implementação do PNAIC-2012. Os resultados apontam para as potencialidades do Pacto: a formação continuada dos professores alfabetizadores, preocupação com sua profissionalização, o alcance de 90% dos municípios do país, além de ser a primeira política pública educacional brasileira a propor a integração federativa (União, Estado, Município). Suas fragilidades: a inexistência de um plano de carreira para os professores, a utilização de premiação a partir dos resultados em avaliações externas, ausência de referência à alfabetização ecológica e sustentabilidade e a insuficiência quanto ao uso das tecnologias digitais.The present study is linked to the Line of Research 1 – Educational Institution: Organization and Management, of the Master's Program on Education from Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), from Presidente Prudente – SP. The object of study is the National Pact for Alphabetization at Correct Age (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC-2012). It is an initiative from the Brazilian Education Ministry (Ministério da Educação – MEC) as a public educational politic, which seeks the eradication of non-alphabetization in Brazil. It has as main objective to analyze PNAIC-2012 while public politic destined to alphabetization, highlighting its potentialities and fragilities. It consists in an analytical and interpretative research of documentary and bibliographical analyses. The theoretical base relies on studies and experiences gathered from other authors who already have addressed the theme, documents referring to the Brazilian legislation, meaningful resolutions of the elaboration and implementation of PNAIC-2012. The results point to the potentialities of the Pact as the continuing formation of alphabetization professors, preoccupation with their professionalization and its 90% reach of cities in the country, in addition of being the first Brazilian public educational politic to propose the federal integration (Union, State, City) and for its fragilities the non-existence of a plan of career for the professors, using awarded results from external exams, absence of reference to the ecological alphabetization, sustainability and insufficiency regarding the usage of digital technologies.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoBarros, Helena Faria dehttp://lattes.cnpq.br/8095414243459190Alaniz, Erika Porcelihttp://lattes.cnpq.br/6828027491772575Gomes, Alberto Albuquerquehttps://orcid.org/0000-0002-2260-322Xhttp://lattes.cnpq.br/2624279208302164Santos, Paula Renata Amorin2020-07-24T17:42:05Z2015-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Paula Renata Amorin. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC-2012): análise e perspectiva de ação. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP, 2015.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1278porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2020-07-25T04:00:24Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1278Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2020-07-25T04:00:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC-2012): análise e perspectiva de ação National pact for alphabetization at correct age (PNAIC-2012): analyses and perspective of action |
title |
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC-2012): análise e perspectiva de ação |
spellingShingle |
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC-2012): análise e perspectiva de ação Santos, Paula Renata Amorin Alfabetização Políticas Públicas Profissionalização docente Alphabetization Professionalization of Professors Public Politics CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC-2012): análise e perspectiva de ação |
title_full |
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC-2012): análise e perspectiva de ação |
title_fullStr |
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC-2012): análise e perspectiva de ação |
title_full_unstemmed |
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC-2012): análise e perspectiva de ação |
title_sort |
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC-2012): análise e perspectiva de ação |
author |
Santos, Paula Renata Amorin |
author_facet |
Santos, Paula Renata Amorin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Helena Faria de http://lattes.cnpq.br/8095414243459190 Alaniz, Erika Porceli http://lattes.cnpq.br/6828027491772575 Gomes, Alberto Albuquerque https://orcid.org/0000-0002-2260-322X http://lattes.cnpq.br/2624279208302164 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Paula Renata Amorin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Políticas Públicas Profissionalização docente Alphabetization Professionalization of Professors Public Politics CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Alfabetização Políticas Públicas Profissionalização docente Alphabetization Professionalization of Professors Public Politics CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente estudo está ligado à Linha de Pesquisa 1 - Instituição Educacional: Organização e Gestão, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), de Presidente Prudente – SP. O objeto de estudo é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC-2012). Trata-se de uma política pública educacional de iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que busca a erradicação do analfabetismo no Brasil. Teve por objetivo analisar o PNAIC-2012 enquanto política pública destinada à alfabetização, destacando suas potencialidades e fragilidades. Consistiu numa pesquisa analítico-interpretativa de análise documental e bibliográfica. O embasamento teórico se apoiou em estudos e experiências de autores que já abordam a temática, documentos referentes à legislação, resoluções pertinentes à elaboração e implementação do PNAIC-2012. Os resultados apontam para as potencialidades do Pacto: a formação continuada dos professores alfabetizadores, preocupação com sua profissionalização, o alcance de 90% dos municípios do país, além de ser a primeira política pública educacional brasileira a propor a integração federativa (União, Estado, Município). Suas fragilidades: a inexistência de um plano de carreira para os professores, a utilização de premiação a partir dos resultados em avaliações externas, ausência de referência à alfabetização ecológica e sustentabilidade e a insuficiência quanto ao uso das tecnologias digitais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-10 2020-07-24T17:42:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Paula Renata Amorin. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC-2012): análise e perspectiva de ação. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP, 2015. http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1278 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Paula Renata Amorin. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC-2012): análise e perspectiva de ação. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP, 2015. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Mestrado em Educação Brasil UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Mestrado em Educação Brasil UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100161986789376 |