A indisciplina e o processo de ensino aprendizagem: um estudo no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/838 |
Resumo: | Esta dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista. Estudar o fenômeno da indisciplina em sala de aula e sua relação com a ação docente, sob o olhar dos professores, foi o objetivo geral desta pesquisa. Desse modo, foram estudados os mecanismos disciplinares presentes na escola, bem como os fatores que interferem no cotidiano escolar e sua relação com a prática docente. Trata-se de uma pesquisa de cunho empírico que buscou indicativos de respostas a questões relacionadas à indisciplina escolar. A coleta de dados deu-se no Colégio Estadual Monteiro Lobato-EFM, localizado no município de Céu Azul, Estado do Paraná. Atividades de observação em sala de aula, pesquisa documental e verificação dos resultados e relatórios do Conselho de Classe, permitiram a discussão acerca do reflexo da desorganização das classes no processo de ensino aprendizagem. Os resultados indicaram que a falta de disciplina durante a realização do trabalho pedagógico, a falta de responsabilidade com os afazeres escolares, o desinteresse pelo conteúdo ensinado na sala de aula, a dificuldade no andamento pedagógico das aulas proposto pelo professor, bem como a estrutura dos currículos escolares e a postura do docente em sala de aula refletem no desempenho acadêmico dos estudantes, levando-os a não atingir os requisitos mínimos para a sua progressão escolar |
id |
UOES_af66b4bcacbc1b518b98500b2213a5de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/838 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
A indisciplina e o processo de ensino aprendizagem: um estudo no ensino fundamentalIndiscipline and the Teaching-Learning Process: A study in elementary schoolIndisciplinaPrática pedagógicaDesempenho escolarIndisciplinePedagogical practiceSchool performanceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista. Estudar o fenômeno da indisciplina em sala de aula e sua relação com a ação docente, sob o olhar dos professores, foi o objetivo geral desta pesquisa. Desse modo, foram estudados os mecanismos disciplinares presentes na escola, bem como os fatores que interferem no cotidiano escolar e sua relação com a prática docente. Trata-se de uma pesquisa de cunho empírico que buscou indicativos de respostas a questões relacionadas à indisciplina escolar. A coleta de dados deu-se no Colégio Estadual Monteiro Lobato-EFM, localizado no município de Céu Azul, Estado do Paraná. Atividades de observação em sala de aula, pesquisa documental e verificação dos resultados e relatórios do Conselho de Classe, permitiram a discussão acerca do reflexo da desorganização das classes no processo de ensino aprendizagem. Os resultados indicaram que a falta de disciplina durante a realização do trabalho pedagógico, a falta de responsabilidade com os afazeres escolares, o desinteresse pelo conteúdo ensinado na sala de aula, a dificuldade no andamento pedagógico das aulas proposto pelo professor, bem como a estrutura dos currículos escolares e a postura do docente em sala de aula refletem no desempenho acadêmico dos estudantes, levando-os a não atingir os requisitos mínimos para a sua progressão escolarUniversidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoRuiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Scheide, Tereza de Jesus FerreiraCPF:04111699804http://lattes.cnpq.br/5020376102015334Menin, Maria Suzana de StefanoCPF:45774113887http://lattes.cnpq.br/8157283633787279Bau, Lilianne Blauth2016-07-18T17:54:15Z2011-10-132011-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBAU, Lilianne Blauth. Indiscipline and the Teaching-Learning Process: A study in elementary school. 2011. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/838porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:03:02Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/838Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:03:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A indisciplina e o processo de ensino aprendizagem: um estudo no ensino fundamental Indiscipline and the Teaching-Learning Process: A study in elementary school |
title |
A indisciplina e o processo de ensino aprendizagem: um estudo no ensino fundamental |
spellingShingle |
A indisciplina e o processo de ensino aprendizagem: um estudo no ensino fundamental Bau, Lilianne Blauth Indisciplina Prática pedagógica Desempenho escolar Indiscipline Pedagogical practice School performance CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A indisciplina e o processo de ensino aprendizagem: um estudo no ensino fundamental |
title_full |
A indisciplina e o processo de ensino aprendizagem: um estudo no ensino fundamental |
title_fullStr |
A indisciplina e o processo de ensino aprendizagem: um estudo no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A indisciplina e o processo de ensino aprendizagem: um estudo no ensino fundamental |
title_sort |
A indisciplina e o processo de ensino aprendizagem: um estudo no ensino fundamental |
author |
Bau, Lilianne Blauth |
author_facet |
Bau, Lilianne Blauth |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ruiz, Adriano Rodrigues CPF:19134428887 http://lattes.cnpq.br/8422091593631782 Scheide, Tereza de Jesus Ferreira CPF:04111699804 http://lattes.cnpq.br/5020376102015334 Menin, Maria Suzana de Stefano CPF:45774113887 http://lattes.cnpq.br/8157283633787279 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bau, Lilianne Blauth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indisciplina Prática pedagógica Desempenho escolar Indiscipline Pedagogical practice School performance CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Indisciplina Prática pedagógica Desempenho escolar Indiscipline Pedagogical practice School performance CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista. Estudar o fenômeno da indisciplina em sala de aula e sua relação com a ação docente, sob o olhar dos professores, foi o objetivo geral desta pesquisa. Desse modo, foram estudados os mecanismos disciplinares presentes na escola, bem como os fatores que interferem no cotidiano escolar e sua relação com a prática docente. Trata-se de uma pesquisa de cunho empírico que buscou indicativos de respostas a questões relacionadas à indisciplina escolar. A coleta de dados deu-se no Colégio Estadual Monteiro Lobato-EFM, localizado no município de Céu Azul, Estado do Paraná. Atividades de observação em sala de aula, pesquisa documental e verificação dos resultados e relatórios do Conselho de Classe, permitiram a discussão acerca do reflexo da desorganização das classes no processo de ensino aprendizagem. Os resultados indicaram que a falta de disciplina durante a realização do trabalho pedagógico, a falta de responsabilidade com os afazeres escolares, o desinteresse pelo conteúdo ensinado na sala de aula, a dificuldade no andamento pedagógico das aulas proposto pelo professor, bem como a estrutura dos currículos escolares e a postura do docente em sala de aula refletem no desempenho acadêmico dos estudantes, levando-os a não atingir os requisitos mínimos para a sua progressão escolar |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-13 2011-02-17 2016-07-18T17:54:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BAU, Lilianne Blauth. Indiscipline and the Teaching-Learning Process: A study in elementary school. 2011. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/838 |
identifier_str_mv |
BAU, Lilianne Blauth. Indiscipline and the Teaching-Learning Process: A study in elementary school. 2011. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100159219597312 |