A arte como meio de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanatta, Zenilda Alves
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/953
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo evidenciar a criatividade no desenvolvimento do aluno, analisando os fatores motivacionais destes, para a produção da arte e do desenvolvimento da criatividade individualmente bem como repensar os objetivos do ensino da arte, sua prática e formas de avaliação. O presente trabalho foi norteado pela pesquisa ação. A amostragem foi composta por alunos de ambos os sexos que cursam de quinta à sétima série. Os critérios de seleção foram efetivados entre, os considerados criativos e os apreciados como convencionais, sendo que tal escolha foi realizada por professores do próprio colégio, conforme o critério de cada um, pois no trabalho criador não tem certo ou errado. Os critérios de avaliação foram baseados nas teorias de Lowenfeld & Brittain (1970) e Ostrower (1983, 1987, 1995, 2003), para análise qualitativa dos trabalhos dos alunos. As atividades propostas e executadas foram: a) a partir de três linhas, fazer um desenho; b) realizar um desenho criativo, na percepção dos alunos; c) realizar um desenho com preenchimento de textura, grafite; d) textura colorida; e) a partir da sensibilização do Poema DOM de Helena Kolody; f) figura de recorte; g) desenho a partir de recorte; h) escolha de um desenho para a tela com traços mais simples. A elaboração destas tarefas foi acompanhada durante um ano, sendo constantemente avaliadas e analisadas. Todas as atividades foram fotografadas e recolhidas a medida que iam sendo apresentadas. Ao final do processo, todas as atividades executadas por cada um dos alunos participantes, foram submetidas novamente à avaliação por uma banca examinadora (composta por artistas da cidade e professores de Arte). A referida banca verificou se houve desenvolvimento criativo nas atividades propostas, de acordo com os requisitos de estudiosos da arte. Os resultados gerais mostraram que os alunos, mesmo sendo considerados, no início, convencionais, quando incentivados pelo professor, desenvolvem e adquirem competências de sensibilidade e de técnica.
id UOES_b76c534943e47b10780c062d64706f93
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/953
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling A arte como meio de educaçãoThe Art Like Instrument Of EducationArte na educaçãoCriatividade na arteCriação (Literária, artística, etc.)Art in educationCriatividad in artCreation (Literary, artistic, etc.)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa teve como objetivo evidenciar a criatividade no desenvolvimento do aluno, analisando os fatores motivacionais destes, para a produção da arte e do desenvolvimento da criatividade individualmente bem como repensar os objetivos do ensino da arte, sua prática e formas de avaliação. O presente trabalho foi norteado pela pesquisa ação. A amostragem foi composta por alunos de ambos os sexos que cursam de quinta à sétima série. Os critérios de seleção foram efetivados entre, os considerados criativos e os apreciados como convencionais, sendo que tal escolha foi realizada por professores do próprio colégio, conforme o critério de cada um, pois no trabalho criador não tem certo ou errado. Os critérios de avaliação foram baseados nas teorias de Lowenfeld & Brittain (1970) e Ostrower (1983, 1987, 1995, 2003), para análise qualitativa dos trabalhos dos alunos. As atividades propostas e executadas foram: a) a partir de três linhas, fazer um desenho; b) realizar um desenho criativo, na percepção dos alunos; c) realizar um desenho com preenchimento de textura, grafite; d) textura colorida; e) a partir da sensibilização do Poema DOM de Helena Kolody; f) figura de recorte; g) desenho a partir de recorte; h) escolha de um desenho para a tela com traços mais simples. A elaboração destas tarefas foi acompanhada durante um ano, sendo constantemente avaliadas e analisadas. Todas as atividades foram fotografadas e recolhidas a medida que iam sendo apresentadas. Ao final do processo, todas as atividades executadas por cada um dos alunos participantes, foram submetidas novamente à avaliação por uma banca examinadora (composta por artistas da cidade e professores de Arte). A referida banca verificou se houve desenvolvimento criativo nas atividades propostas, de acordo com os requisitos de estudiosos da arte. Os resultados gerais mostraram que os alunos, mesmo sendo considerados, no início, convencionais, quando incentivados pelo professor, desenvolvem e adquirem competências de sensibilidade e de técnica.This search has as purpose to make evident the creativeness in the student s development, analyzing the factors causers to make the art and evolution of creativeness, on the other hand renew the idea about the objectives in the education of Art, how make and how evaluate. This work was drive to search action. The sampling was composite by students, boys and girls, between fifth and seventh year of first level. The students chose were classified as conventional and creative by teacher that word at college in accordance with each one, as is seen, in the art s work there aren t right or wrong. The criterions of test was based in Lowenfeld , Brittain and Ostrower theories, to qualitative analysis of student s works. The operations proposal and done by students were: A) starting with three lines, make a figure; B) make a imaginative figure, in accordance with your criterion; C) make a picture with fulfillment of texture, lead; D) make a picture using color texture; E) make a picture under the influence DOM of Helena Kolody poem; F) figure of bevel; G) picture of bevel; H) choose a simple picture to paint on the screen. The execution of this homework were follow for one year. It was appraised analyzed all time. Every work were photographed and colleted as soon were presented. At the end in the process, all works each student, were again analyzed by a stand (Art s teacher and artist of this city). The stand observed if the students evolution in creativeness in accordance with the Art s studious. The results shows that all students, inclusive one that regard to above the standard in the start of research, when spur by teacher, gain sensibility and technic.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoMoretti, Lucia Helena TiossoCPF:70734640897http://lattes.cnpq.br/8367557846787155Cardoso, Sônia Maria VicenteCPF:42497558868http://lattes.cnpq.br/1875954902451909Garms, Gilza Maria ZauhyCPF:05884340869http://lattes.cnpq.br/8089865764566741Zanatta, Zenilda Alves2016-07-18T17:54:28Z2008-03-132007-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfZANATTA, Zenilda Alves. The Art Like Instrument Of Education. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/953porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:00:54Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/953Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:00:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte como meio de educação
The Art Like Instrument Of Education
title A arte como meio de educação
spellingShingle A arte como meio de educação
Zanatta, Zenilda Alves
Arte na educação
Criatividade na arte
Criação (Literária, artística, etc.)
Art in education
Criatividad in art
Creation (Literary, artistic, etc.)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A arte como meio de educação
title_full A arte como meio de educação
title_fullStr A arte como meio de educação
title_full_unstemmed A arte como meio de educação
title_sort A arte como meio de educação
author Zanatta, Zenilda Alves
author_facet Zanatta, Zenilda Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moretti, Lucia Helena Tiosso
CPF:70734640897
http://lattes.cnpq.br/8367557846787155
Cardoso, Sônia Maria Vicente
CPF:42497558868
http://lattes.cnpq.br/1875954902451909
Garms, Gilza Maria Zauhy
CPF:05884340869
http://lattes.cnpq.br/8089865764566741
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanatta, Zenilda Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Arte na educação
Criatividade na arte
Criação (Literária, artística, etc.)
Art in education
Criatividad in art
Creation (Literary, artistic, etc.)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Arte na educação
Criatividade na arte
Criação (Literária, artística, etc.)
Art in education
Criatividad in art
Creation (Literary, artistic, etc.)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa teve como objetivo evidenciar a criatividade no desenvolvimento do aluno, analisando os fatores motivacionais destes, para a produção da arte e do desenvolvimento da criatividade individualmente bem como repensar os objetivos do ensino da arte, sua prática e formas de avaliação. O presente trabalho foi norteado pela pesquisa ação. A amostragem foi composta por alunos de ambos os sexos que cursam de quinta à sétima série. Os critérios de seleção foram efetivados entre, os considerados criativos e os apreciados como convencionais, sendo que tal escolha foi realizada por professores do próprio colégio, conforme o critério de cada um, pois no trabalho criador não tem certo ou errado. Os critérios de avaliação foram baseados nas teorias de Lowenfeld & Brittain (1970) e Ostrower (1983, 1987, 1995, 2003), para análise qualitativa dos trabalhos dos alunos. As atividades propostas e executadas foram: a) a partir de três linhas, fazer um desenho; b) realizar um desenho criativo, na percepção dos alunos; c) realizar um desenho com preenchimento de textura, grafite; d) textura colorida; e) a partir da sensibilização do Poema DOM de Helena Kolody; f) figura de recorte; g) desenho a partir de recorte; h) escolha de um desenho para a tela com traços mais simples. A elaboração destas tarefas foi acompanhada durante um ano, sendo constantemente avaliadas e analisadas. Todas as atividades foram fotografadas e recolhidas a medida que iam sendo apresentadas. Ao final do processo, todas as atividades executadas por cada um dos alunos participantes, foram submetidas novamente à avaliação por uma banca examinadora (composta por artistas da cidade e professores de Arte). A referida banca verificou se houve desenvolvimento criativo nas atividades propostas, de acordo com os requisitos de estudiosos da arte. Os resultados gerais mostraram que os alunos, mesmo sendo considerados, no início, convencionais, quando incentivados pelo professor, desenvolvem e adquirem competências de sensibilidade e de técnica.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-04
2008-03-13
2016-07-18T17:54:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZANATTA, Zenilda Alves. The Art Like Instrument Of Education. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/953
identifier_str_mv ZANATTA, Zenilda Alves. The Art Like Instrument Of Education. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100159901171712