A ação docente em um projeto interdisciplinar: O percurso dos professores em um Curso Superior de Tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Marcelo Vinícius Creres
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/874
Resumo: Esta dissertação resulta de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa: Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista. A presente pesquisa teve como objetivo analisar a execução, pelos professores, do projeto interdisciplinar proposto pelo Projeto Político-Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet da Faculdade de Informática da Universidade do Oeste Paulista. A pesquisa foi desenvolvida no enfoque qualitativo, constituindo-se em um estudo de caso, haja vista a necessidade de investigar fenômenos educacionais no seu contexto natural. Foram sujeitos da pesquisa seis professores do curso. Para a coleta de dados foram utilizados: um questionário estruturado que definiu o perfil dos professores, análise documental do Projeto Político-Pedagógico e dos planos de ensino, uma entrevista semiestruturada e a observação em sala de aula. A análise foi realizada com a triangulação dos dados do procedimento de análise documental, do conteúdo das entrevistas semiestruturadas e das observações registradas, à luz da teoria estudada. Os resultados indicaram que é preciso ampliar os espaços para reflexão e trabalhar o redimensionamento do tempo para a relação professor-professor e professor-aluno no contexto do projeto interdisciplinar, favorecendo o trabalho coletivo, a colaboração e a cooperação. É importante o estabelecimento de práticas específicas para o trabalho com as equipes, tendo a necessidade de refletir a avaliação formativa. Os professores atuam fortemente no aspecto cognitivo auxiliando a compreensão de conceitos. Evidencia o conhecimento em sobre interdisciplinaridade e competências; nesse contexto, ressalta as competências comunicativa e de relacionamento pessoal. O trabalho de motivação, esclarecimento de dúvidas, acompanhamento das dificuldades e o constante feedback, ressalta o desenvolvimento de competências pessoais. A comunicabilidade em todos os níveis deve ser ponto central de trabalho da instituição. É destacada a inquietação do professor em relação à formação continuada. Conclui que os obstáculos à interdisciplinaridade discutidos nesta dissertação estão sendo superados.
id UOES_bab72ccc967c1520110e8d3e49eaf43d
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/874
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling A ação docente em um projeto interdisciplinar: O percurso dos professores em um Curso Superior de TecnologiaThe teaching activities in an interdisciplinary project: the route of the professor in a Technology Undergraduate CourseProjeto interdisciplinarCurso Superior de TecnologiaAção docenteInterdisciplinary ProjectTechnology Undergraduate CourseTeaching Activity.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação resulta de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa: Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista. A presente pesquisa teve como objetivo analisar a execução, pelos professores, do projeto interdisciplinar proposto pelo Projeto Político-Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet da Faculdade de Informática da Universidade do Oeste Paulista. A pesquisa foi desenvolvida no enfoque qualitativo, constituindo-se em um estudo de caso, haja vista a necessidade de investigar fenômenos educacionais no seu contexto natural. Foram sujeitos da pesquisa seis professores do curso. Para a coleta de dados foram utilizados: um questionário estruturado que definiu o perfil dos professores, análise documental do Projeto Político-Pedagógico e dos planos de ensino, uma entrevista semiestruturada e a observação em sala de aula. A análise foi realizada com a triangulação dos dados do procedimento de análise documental, do conteúdo das entrevistas semiestruturadas e das observações registradas, à luz da teoria estudada. Os resultados indicaram que é preciso ampliar os espaços para reflexão e trabalhar o redimensionamento do tempo para a relação professor-professor e professor-aluno no contexto do projeto interdisciplinar, favorecendo o trabalho coletivo, a colaboração e a cooperação. É importante o estabelecimento de práticas específicas para o trabalho com as equipes, tendo a necessidade de refletir a avaliação formativa. Os professores atuam fortemente no aspecto cognitivo auxiliando a compreensão de conceitos. Evidencia o conhecimento em sobre interdisciplinaridade e competências; nesse contexto, ressalta as competências comunicativa e de relacionamento pessoal. O trabalho de motivação, esclarecimento de dúvidas, acompanhamento das dificuldades e o constante feedback, ressalta o desenvolvimento de competências pessoais. A comunicabilidade em todos os níveis deve ser ponto central de trabalho da instituição. É destacada a inquietação do professor em relação à formação continuada. Conclui que os obstáculos à interdisciplinaridade discutidos nesta dissertação estão sendo superados.This dissertation results from a research developed in the Master Program in Education, research line: training and pedagogical practice in teaching professional at the Universidade do Oeste Paulista. This study aimed to examine the implementation of the interdisciplinary project proposed by the Political-Pedagogical Project by professor of the undergraduate course Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet offered by Computer Science School of Universidade do Oeste Paulista. The research consists of a case study and was developed in the qualitative approach, given the need of investigating educational phenomena in their natural context. Six professor of the course were the subjects. For data collection were used: a structured questionnaire that defined the profile of teachers, documental analysis of the Political-Pedagogical and teaching plans, a semistructured interview and observation in the classroom. The analysis was performed by the data triangulation of the documents, content of the semistructured interviews and observations recorded the light of the theory studied. The results indicated that it is necessary to expand the space for reflection and resizing the working time for the relationship professor-professor and professor-student in the context of the interdisciplinary project, encouraging the collective work, collaboration and cooperation. It is important the establishment of specific practices for working with the teams having the need to reflect the formative evaluation. Professors act strongly on the cognitive aspects helping the understanding of concepts. It highlights the knowledge on the interdisciplinary and competency; it emphasizes the communicative competence and personal relationship. The work of motivation, doubts solution, difficulties and constant feedback, emphasizes the development of personal skills. The communication at all levels must be the central point to the work of the institution. It is highlighted the concern of the professor in relation to continuing education. This work, conclude that the barriers to interdisciplinarity discussed in this dissertation are being overcome.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoRuiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Scheide, Tereza de Jesus FerreiraCPF:04111699804http://lattes.cnpq.br/5020376102015334Lima, Claudia Maria deCPF:09980809850http://lattes.cnpq.br/5931468797076374Rosa, Marcelo Vinícius Creres2016-07-18T17:54:19Z2013-03-272012-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSA, Marcelo Vinícius Creres. The teaching activities in an interdisciplinary project: the route of the professor in a Technology Undergraduate Course. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/874porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:00:24Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/874Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:00:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A ação docente em um projeto interdisciplinar: O percurso dos professores em um Curso Superior de Tecnologia
The teaching activities in an interdisciplinary project: the route of the professor in a Technology Undergraduate Course
title A ação docente em um projeto interdisciplinar: O percurso dos professores em um Curso Superior de Tecnologia
spellingShingle A ação docente em um projeto interdisciplinar: O percurso dos professores em um Curso Superior de Tecnologia
Rosa, Marcelo Vinícius Creres
Projeto interdisciplinar
Curso Superior de Tecnologia
Ação docente
Interdisciplinary Project
Technology Undergraduate Course
Teaching Activity.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A ação docente em um projeto interdisciplinar: O percurso dos professores em um Curso Superior de Tecnologia
title_full A ação docente em um projeto interdisciplinar: O percurso dos professores em um Curso Superior de Tecnologia
title_fullStr A ação docente em um projeto interdisciplinar: O percurso dos professores em um Curso Superior de Tecnologia
title_full_unstemmed A ação docente em um projeto interdisciplinar: O percurso dos professores em um Curso Superior de Tecnologia
title_sort A ação docente em um projeto interdisciplinar: O percurso dos professores em um Curso Superior de Tecnologia
author Rosa, Marcelo Vinícius Creres
author_facet Rosa, Marcelo Vinícius Creres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruiz, Adriano Rodrigues
CPF:19134428887
http://lattes.cnpq.br/8422091593631782
Scheide, Tereza de Jesus Ferreira
CPF:04111699804
http://lattes.cnpq.br/5020376102015334
Lima, Claudia Maria de
CPF:09980809850
http://lattes.cnpq.br/5931468797076374
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Marcelo Vinícius Creres
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto interdisciplinar
Curso Superior de Tecnologia
Ação docente
Interdisciplinary Project
Technology Undergraduate Course
Teaching Activity.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Projeto interdisciplinar
Curso Superior de Tecnologia
Ação docente
Interdisciplinary Project
Technology Undergraduate Course
Teaching Activity.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta dissertação resulta de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa: Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista. A presente pesquisa teve como objetivo analisar a execução, pelos professores, do projeto interdisciplinar proposto pelo Projeto Político-Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet da Faculdade de Informática da Universidade do Oeste Paulista. A pesquisa foi desenvolvida no enfoque qualitativo, constituindo-se em um estudo de caso, haja vista a necessidade de investigar fenômenos educacionais no seu contexto natural. Foram sujeitos da pesquisa seis professores do curso. Para a coleta de dados foram utilizados: um questionário estruturado que definiu o perfil dos professores, análise documental do Projeto Político-Pedagógico e dos planos de ensino, uma entrevista semiestruturada e a observação em sala de aula. A análise foi realizada com a triangulação dos dados do procedimento de análise documental, do conteúdo das entrevistas semiestruturadas e das observações registradas, à luz da teoria estudada. Os resultados indicaram que é preciso ampliar os espaços para reflexão e trabalhar o redimensionamento do tempo para a relação professor-professor e professor-aluno no contexto do projeto interdisciplinar, favorecendo o trabalho coletivo, a colaboração e a cooperação. É importante o estabelecimento de práticas específicas para o trabalho com as equipes, tendo a necessidade de refletir a avaliação formativa. Os professores atuam fortemente no aspecto cognitivo auxiliando a compreensão de conceitos. Evidencia o conhecimento em sobre interdisciplinaridade e competências; nesse contexto, ressalta as competências comunicativa e de relacionamento pessoal. O trabalho de motivação, esclarecimento de dúvidas, acompanhamento das dificuldades e o constante feedback, ressalta o desenvolvimento de competências pessoais. A comunicabilidade em todos os níveis deve ser ponto central de trabalho da instituição. É destacada a inquietação do professor em relação à formação continuada. Conclui que os obstáculos à interdisciplinaridade discutidos nesta dissertação estão sendo superados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-23
2013-03-27
2016-07-18T17:54:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, Marcelo Vinícius Creres. The teaching activities in an interdisciplinary project: the route of the professor in a Technology Undergraduate Course. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/874
identifier_str_mv ROSA, Marcelo Vinícius Creres. The teaching activities in an interdisciplinary project: the route of the professor in a Technology Undergraduate Course. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306038562357248