A voz do professor do gênero masculino na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I: um sussurro silenciado por paradigmas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Eduardo Alberto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1293
Resumo: A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, Práticas Educativas e Diversidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), e analisou os preconceitos vivenciados pelos professores do gênero masculino em uma cidade de médio porte do estado de São Paulo. Assumiu como problemáticas centrais: Os professores participantes desta pesquisa vivenciaram alguma forma de preconceito por serem do gênero masculino? Foram designados para outras funções ou sofreram reconfigurações em sua atuação docente devido ao seu gênero? Quais ações foram tomadas contra preconceitos vivenciados, seja pela gestão escolar e/ou pelo próprio docente? A pesquisa foi balizada na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, que tem como base epistemológica o materialismo histórico dialético. Participaram da investigação 12 professores do gênero masculino atuantes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, sendo desenvolvida em duas etapas; num primeiro momento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Posteriormente, foi formado um grupo focal com o intuito de discussão dos preconceitos apresentados no filme brasileiro “Aos teus olhos”. As análises foram realizadas na perspectiva teórica supracitada. Os resultados apontaram que as discussões empreendidas ao longo desta pesquisa apresentaram alguns elementos sobre os preconceitos construídos historicamente com a figura do professor do gênero masculino. Há que se ponderar que o homem na profissão de professor ainda sofre inúmeros preconceitos. Não somente por ser do gênero masculino, mas por assumir uma função demarcada, culturalmente, como predominantemente feminina. Com isso, sua identidade é questionada e suas ações são desmerecidas nos processos de mediação da práxis pedagógica. Ao definirmos funções para cada gênero, atribuímos ações diferenciadas e perpetuamos preconceitos. Ao longo dos últimos séculos, a reorganização constante do sistema capitalista, via expansão da lógica de produção/consumo, também contribuiu para que as mulheres fossem vistas como responsáveis por funções domésticas e maternais e/ou, quando inseridas no mercado de trabalho, ocupassem posições inferiorizadas com menor prestígio social e reconhecimento financeiro. Essa dinâmica levou à precarização docente, embora ela não seja o único fator responsável, e intensificou a visão patriarcal de que essa não seria uma profissão para os homens, já que esses deveriam prover o sustento familiar. Tais aspectos demarcam a necessidade de políticas públicas que tragam à tona a categoria de gênero para o ambiente escolar.
id UOES_cb5a0fc58abb610e9e6aa1e7cd7ddb19
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:jspui/1293
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling A voz do professor do gênero masculino na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I: um sussurro silenciado por paradigmasThe Voice of the Teacher of Male Sex in Childhood Education and Elementary Education I: A Whisper Silenced by ParadigmsEducação e gêneroPreconceitos sociais e diversidadeProfessores homensMaterialismo Histórico DialéticoPedagogia Histórico-CríticaEducation and genderSocial prejudice and diversityMale teachersDialectical Historical MaterialismHistorical-Critical PedagogyCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, Práticas Educativas e Diversidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), e analisou os preconceitos vivenciados pelos professores do gênero masculino em uma cidade de médio porte do estado de São Paulo. Assumiu como problemáticas centrais: Os professores participantes desta pesquisa vivenciaram alguma forma de preconceito por serem do gênero masculino? Foram designados para outras funções ou sofreram reconfigurações em sua atuação docente devido ao seu gênero? Quais ações foram tomadas contra preconceitos vivenciados, seja pela gestão escolar e/ou pelo próprio docente? A pesquisa foi balizada na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, que tem como base epistemológica o materialismo histórico dialético. Participaram da investigação 12 professores do gênero masculino atuantes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, sendo desenvolvida em duas etapas; num primeiro momento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Posteriormente, foi formado um grupo focal com o intuito de discussão dos preconceitos apresentados no filme brasileiro “Aos teus olhos”. As análises foram realizadas na perspectiva teórica supracitada. Os resultados apontaram que as discussões empreendidas ao longo desta pesquisa apresentaram alguns elementos sobre os preconceitos construídos historicamente com a figura do professor do gênero masculino. Há que se ponderar que o homem na profissão de professor ainda sofre inúmeros preconceitos. Não somente por ser do gênero masculino, mas por assumir uma função demarcada, culturalmente, como predominantemente feminina. Com isso, sua identidade é questionada e suas ações são desmerecidas nos processos de mediação da práxis pedagógica. Ao definirmos funções para cada gênero, atribuímos ações diferenciadas e perpetuamos preconceitos. Ao longo dos últimos séculos, a reorganização constante do sistema capitalista, via expansão da lógica de produção/consumo, também contribuiu para que as mulheres fossem vistas como responsáveis por funções domésticas e maternais e/ou, quando inseridas no mercado de trabalho, ocupassem posições inferiorizadas com menor prestígio social e reconhecimento financeiro. Essa dinâmica levou à precarização docente, embora ela não seja o único fator responsável, e intensificou a visão patriarcal de que essa não seria uma profissão para os homens, já que esses deveriam prover o sustento familiar. Tais aspectos demarcam a necessidade de políticas públicas que tragam à tona a categoria de gênero para o ambiente escolar.This research is linked to the research line Public Policies in Education, Educational Practices and Diversity, of the Graduate Program in Education of the University of Oeste Paulista (Unoeste), and analyzed the prejudices experienced by male teachers in a city. of medium size in the state of São Paulo. This project assumed as central problems: Do the teachers participating in this research experience any form of prejudice due to being male? Have you been assigned to other roles or experienced reconfigurations of your teaching performance on the grounds of your gender? What actions were taken against the prejudices experienced, either by school management and / or by the teacher himself? The research was based on the perspective of historical-critical pedagogy, which is based on epistemological dialectical historical materialism. Twelve male teachers working in kindergarten and elementary school I participated in the research, being developed in two stages; At first, semi-structured interviews were conducted. Subsequently, we conducted a focus group with the purpose of discussing the prejudices presented in the Brazilian film “Ao thy Eyes”. The analyzes were performed from the above theoretical perspective. The results showed that the discussions undertaken throughout this research presented some elements about the prejudices historically constructed with the male teacher figure. It must be considered that the man facing the profession of teacher still suffers innumerable prejudices. Not only because it is male, but because it assumes a culturally demarcated role as female. Thus, their identity is questioned, their actions are unworthy in the mediation processes of pedagogical praxis. In defining roles for each gender, we assign different actions and perpetuate prejudice. Over the last few centuries, the constant reorganization of the capitalist system, through the expansion of the logic of production / consumption, has also contributed to women being held responsible for domestic and maternal functions and / or, when inserted in the labor market, they should occupy inferior positions with less social prestige and financial recognition. This dynamic coupled with the precarious teaching, although not the only responsible factor, intensified the patriarchal view that this would not be a profession for men, since they must provide family support. These aspects highlight the need for public policies that bring out the gender category for the school environment.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoFrancisco, Marcos Viníciushttp://lattes.cnpq.br/7996858773030239Mariano, Jorge Luís Mazzeohttp://lattes.cnpq.br/5337334318541020Anjos, Ricardo Eleutério doshttp://lattes.cnpq.br/1844230833604943Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelinohttp://lattes.cnpq.br/2632812623662636FERREIRA, Eduardo Alberto2020-12-16T19:19:11Z2020-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Eduardo Alberto. A voz do professor do gênero masculino na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I: um sussurro silenciado por paradigmas. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2020.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1293porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2020-12-17T03:00:14Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1293Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2020-12-17T03:00:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A voz do professor do gênero masculino na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I: um sussurro silenciado por paradigmas
The Voice of the Teacher of Male Sex in Childhood Education and Elementary Education I: A Whisper Silenced by Paradigms
title A voz do professor do gênero masculino na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I: um sussurro silenciado por paradigmas
spellingShingle A voz do professor do gênero masculino na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I: um sussurro silenciado por paradigmas
FERREIRA, Eduardo Alberto
Educação e gênero
Preconceitos sociais e diversidade
Professores homens
Materialismo Histórico Dialético
Pedagogia Histórico-Crítica
Education and gender
Social prejudice and diversity
Male teachers
Dialectical Historical Materialism
Historical-Critical Pedagogy
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A voz do professor do gênero masculino na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I: um sussurro silenciado por paradigmas
title_full A voz do professor do gênero masculino na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I: um sussurro silenciado por paradigmas
title_fullStr A voz do professor do gênero masculino na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I: um sussurro silenciado por paradigmas
title_full_unstemmed A voz do professor do gênero masculino na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I: um sussurro silenciado por paradigmas
title_sort A voz do professor do gênero masculino na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I: um sussurro silenciado por paradigmas
author FERREIRA, Eduardo Alberto
author_facet FERREIRA, Eduardo Alberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Francisco, Marcos Vinícius
http://lattes.cnpq.br/7996858773030239
Mariano, Jorge Luís Mazzeo
http://lattes.cnpq.br/5337334318541020
Anjos, Ricardo Eleutério dos
http://lattes.cnpq.br/1844230833604943
Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino
http://lattes.cnpq.br/2632812623662636
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Eduardo Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e gênero
Preconceitos sociais e diversidade
Professores homens
Materialismo Histórico Dialético
Pedagogia Histórico-Crítica
Education and gender
Social prejudice and diversity
Male teachers
Dialectical Historical Materialism
Historical-Critical Pedagogy
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação e gênero
Preconceitos sociais e diversidade
Professores homens
Materialismo Histórico Dialético
Pedagogia Histórico-Crítica
Education and gender
Social prejudice and diversity
Male teachers
Dialectical Historical Materialism
Historical-Critical Pedagogy
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, Práticas Educativas e Diversidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), e analisou os preconceitos vivenciados pelos professores do gênero masculino em uma cidade de médio porte do estado de São Paulo. Assumiu como problemáticas centrais: Os professores participantes desta pesquisa vivenciaram alguma forma de preconceito por serem do gênero masculino? Foram designados para outras funções ou sofreram reconfigurações em sua atuação docente devido ao seu gênero? Quais ações foram tomadas contra preconceitos vivenciados, seja pela gestão escolar e/ou pelo próprio docente? A pesquisa foi balizada na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, que tem como base epistemológica o materialismo histórico dialético. Participaram da investigação 12 professores do gênero masculino atuantes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, sendo desenvolvida em duas etapas; num primeiro momento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Posteriormente, foi formado um grupo focal com o intuito de discussão dos preconceitos apresentados no filme brasileiro “Aos teus olhos”. As análises foram realizadas na perspectiva teórica supracitada. Os resultados apontaram que as discussões empreendidas ao longo desta pesquisa apresentaram alguns elementos sobre os preconceitos construídos historicamente com a figura do professor do gênero masculino. Há que se ponderar que o homem na profissão de professor ainda sofre inúmeros preconceitos. Não somente por ser do gênero masculino, mas por assumir uma função demarcada, culturalmente, como predominantemente feminina. Com isso, sua identidade é questionada e suas ações são desmerecidas nos processos de mediação da práxis pedagógica. Ao definirmos funções para cada gênero, atribuímos ações diferenciadas e perpetuamos preconceitos. Ao longo dos últimos séculos, a reorganização constante do sistema capitalista, via expansão da lógica de produção/consumo, também contribuiu para que as mulheres fossem vistas como responsáveis por funções domésticas e maternais e/ou, quando inseridas no mercado de trabalho, ocupassem posições inferiorizadas com menor prestígio social e reconhecimento financeiro. Essa dinâmica levou à precarização docente, embora ela não seja o único fator responsável, e intensificou a visão patriarcal de que essa não seria uma profissão para os homens, já que esses deveriam prover o sustento familiar. Tais aspectos demarcam a necessidade de políticas públicas que tragam à tona a categoria de gênero para o ambiente escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16T19:19:11Z
2020-07-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Eduardo Alberto. A voz do professor do gênero masculino na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I: um sussurro silenciado por paradigmas. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2020.
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1293
identifier_str_mv FERREIRA, Eduardo Alberto. A voz do professor do gênero masculino na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I: um sussurro silenciado por paradigmas. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2020.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100162037121024