Educação continuada: um estudo de caso sobre suas contribuições para a organização e seus colaboradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colucci, Cleusa Maria Bordini
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/858
Resumo: A educação continuada e a capacidade de aprendizagem se tornam características vitais para as pessoas e para as organizações, face ao contexto cada vez mais dinâmico. O aprender sobre como aprender é necessário a fim de que se garanta a sustentabilidade do desenvolvimento das organizações e que as pessoas possam promover sua empregabilidade. O objetivo da presente pesquisa foi identificar como se processa e os benefícios que traz a educação continuada, para uma organização empresarial e para seus colaboradores. A base teórica que deu suporte a esta dissertação abordou a relação triádica trabalho, educação e capital humano . Este estudo analisa um programa de educação continuada e as mudanças que se processam na organização e nos colaboradores, decorrentes do aprendizado. De modo a realizar a investigação, adotou-se o método qualitativo, desenvolvido em um estudo de caso, no qual a organização pesquisada foi a Companhia de Bebidas Ipiranga, situada em Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada, observação direta e análise de documentos. Os resultados encontrados evidenciam a explícita política da organização com respeito à educação, vinculando os resultados de negócio. O estudo desperta a necessidade de se reconhecer de forma clara a educação continuada como um importante fator facilitador da aprendizagem contínua, além de contribuir para uma efetiva promoção da condição humana, que torna a organização mais competitiva no mercado em que atua.
id UOES_d764993a8cc6921183462719d340565a
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/858
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Educação continuada: um estudo de caso sobre suas contribuições para a organização e seus colaboradoresContinued education: a study of in case about their contributions for the organization and their collaboratorsEducação permanenteAprendizagemCapital humanoConcorrênciaPermanent educationLearningHuman capitalSocial SciencesCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISA educação continuada e a capacidade de aprendizagem se tornam características vitais para as pessoas e para as organizações, face ao contexto cada vez mais dinâmico. O aprender sobre como aprender é necessário a fim de que se garanta a sustentabilidade do desenvolvimento das organizações e que as pessoas possam promover sua empregabilidade. O objetivo da presente pesquisa foi identificar como se processa e os benefícios que traz a educação continuada, para uma organização empresarial e para seus colaboradores. A base teórica que deu suporte a esta dissertação abordou a relação triádica trabalho, educação e capital humano . Este estudo analisa um programa de educação continuada e as mudanças que se processam na organização e nos colaboradores, decorrentes do aprendizado. De modo a realizar a investigação, adotou-se o método qualitativo, desenvolvido em um estudo de caso, no qual a organização pesquisada foi a Companhia de Bebidas Ipiranga, situada em Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada, observação direta e análise de documentos. Os resultados encontrados evidenciam a explícita política da organização com respeito à educação, vinculando os resultados de negócio. O estudo desperta a necessidade de se reconhecer de forma clara a educação continuada como um importante fator facilitador da aprendizagem contínua, além de contribuir para uma efetiva promoção da condição humana, que torna a organização mais competitiva no mercado em que atua.The continued education and the learning capacity turn into vital features for people and organizations due to a more and more dynamic context. Learning about how to learn is necessary to guarantee sustainable development of organizations, and to promote people s employment. The objective of the present research was to identify how is the process of the continued education and what are the benefits that the continued education brings to an enterprise and its co-workers. The theoretical base that supported this essay dealt with the triad relationship labour, education and human capital. This study analyses a continued education program and the changes that happen in organizations and their co-workers resulting from learning. In order to carry out the investigation, the qualitative method was adopted and developed in a case study. The organization under study was Companhia de Bebidas Ipiranga located in Ribeirão Preto, São Paulo State. The data were collected by means of structured interview, direct observation and document analysis. The findings show clearly the organization s explicit policy with the education, linking the business results with the continuous learning. This study originates the necessity to recognise the continued education clearly as an important factor of facilitation to the continuous learning. Besides contributing to an effective promotion of the human condition, the continued education brings the organization to a more competitive position in the market .Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoRuiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Schmidt, Ivone TambelliCPF:19913877849http://lattes.cnpq.br/1360256846908659Schlünzen Junior, KlausCPF:57358702972http://lattes.cnpq.br/1845236241293068Colucci, Cleusa Maria Bordini2016-07-18T17:54:17Z2007-01-312006-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOLUCCI, Cleusa Maria Bordini. Continued education: a study of in case about their contributions for the organization and their collaborators. 2006. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2006.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/858porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:03:03Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/858Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:03:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação continuada: um estudo de caso sobre suas contribuições para a organização e seus colaboradores
Continued education: a study of in case about their contributions for the organization and their collaborators
title Educação continuada: um estudo de caso sobre suas contribuições para a organização e seus colaboradores
spellingShingle Educação continuada: um estudo de caso sobre suas contribuições para a organização e seus colaboradores
Colucci, Cleusa Maria Bordini
Educação permanente
Aprendizagem
Capital humano
Concorrência
Permanent education
Learning
Human capital
Social Sciences
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
title_short Educação continuada: um estudo de caso sobre suas contribuições para a organização e seus colaboradores
title_full Educação continuada: um estudo de caso sobre suas contribuições para a organização e seus colaboradores
title_fullStr Educação continuada: um estudo de caso sobre suas contribuições para a organização e seus colaboradores
title_full_unstemmed Educação continuada: um estudo de caso sobre suas contribuições para a organização e seus colaboradores
title_sort Educação continuada: um estudo de caso sobre suas contribuições para a organização e seus colaboradores
author Colucci, Cleusa Maria Bordini
author_facet Colucci, Cleusa Maria Bordini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruiz, Adriano Rodrigues
CPF:19134428887
http://lattes.cnpq.br/8422091593631782
Schmidt, Ivone Tambelli
CPF:19913877849
http://lattes.cnpq.br/1360256846908659
Schlünzen Junior, Klaus
CPF:57358702972
http://lattes.cnpq.br/1845236241293068
dc.contributor.author.fl_str_mv Colucci, Cleusa Maria Bordini
dc.subject.por.fl_str_mv Educação permanente
Aprendizagem
Capital humano
Concorrência
Permanent education
Learning
Human capital
Social Sciences
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
topic Educação permanente
Aprendizagem
Capital humano
Concorrência
Permanent education
Learning
Human capital
Social Sciences
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
description A educação continuada e a capacidade de aprendizagem se tornam características vitais para as pessoas e para as organizações, face ao contexto cada vez mais dinâmico. O aprender sobre como aprender é necessário a fim de que se garanta a sustentabilidade do desenvolvimento das organizações e que as pessoas possam promover sua empregabilidade. O objetivo da presente pesquisa foi identificar como se processa e os benefícios que traz a educação continuada, para uma organização empresarial e para seus colaboradores. A base teórica que deu suporte a esta dissertação abordou a relação triádica trabalho, educação e capital humano . Este estudo analisa um programa de educação continuada e as mudanças que se processam na organização e nos colaboradores, decorrentes do aprendizado. De modo a realizar a investigação, adotou-se o método qualitativo, desenvolvido em um estudo de caso, no qual a organização pesquisada foi a Companhia de Bebidas Ipiranga, situada em Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada, observação direta e análise de documentos. Os resultados encontrados evidenciam a explícita política da organização com respeito à educação, vinculando os resultados de negócio. O estudo desperta a necessidade de se reconhecer de forma clara a educação continuada como um importante fator facilitador da aprendizagem contínua, além de contribuir para uma efetiva promoção da condição humana, que torna a organização mais competitiva no mercado em que atua.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-31
2007-01-31
2016-07-18T17:54:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COLUCCI, Cleusa Maria Bordini. Continued education: a study of in case about their contributions for the organization and their collaborators. 2006. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2006.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/858
identifier_str_mv COLUCCI, Cleusa Maria Bordini. Continued education: a study of in case about their contributions for the organization and their collaborators. 2006. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2006.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100159274123264