O profissional docente do Direito e sua formação pedagógica: desafios e compromissos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Patrícia Zaccarelli
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/873
Resumo: A presente pesquisa visou contribuir para a reflexão sobre o trabalho do profissional do Direito e sua prática na ação docente. Sabe-se que as escolas de Direito fomentam a participação dos professores que são profissionais do Direito (advogados, juízes, promotores de justiça e outros) pois, certamente, vislumbram o quão importante é para seus alunos as experiências e práticas forenses emanadas pelos juristas professores. Porém, questiona-se: Apenas os saberes da formação acadêmica e os saberes da experiência são capazes de transformar bons profissionais do Direito em bons professores? Como tais saberes se articulam com a prática pedagógica? É importante a formação pedagógica para o exercício da docência, em especial para o professor de Direito? Quais são as dificuldades e as motivações para o exercício da docência? Diante destes questionamentos, a pesquisa teve como objetivo central investigar como se configura a ação docente do profissional da área do Direito para atuação no ensino superior. Procurou-se identificar as concepções que os professores juristas têm sobre a docência, por meio da análise de suas práticas pedagógicas, verificando-se os limites e as possibilidades para o exercício da docência. O estudo centrou-se na abordagem qualitativa, configurando-se como um estudo de caso. Os procedimentos metodológicos envolveram coleta de dados, por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e análise documental. A pesquisa permitiu delinear o perfil de dez professores de um curso de Direito de uma instituição privada de ensino e compreender como desenvolvem seu trabalho em sala de aula, quais são suas concepções acerca do exercício da docência, e o que pensam sobre a importância da capacitação pedagógica para o exercício de suas funções. A análise dos dados permitiu afirmar que este grupo de professores acredita na importância da formação pedagógica para o exercício da docência, percebe a importância da formação continuada, da atualização e da socialização em sala de aula.
id UOES_d95b9084f0d044741dcd44388276dd3a
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/873
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling O profissional docente do Direito e sua formação pedagógica: desafios e compromissosThe Law Professional and his pedagogical training: challenges and commitmentsEnsino SuperiorDireitoDocênciaPrática pedagógicaSuperior EducationLawProfessorsPedagogical practiceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa visou contribuir para a reflexão sobre o trabalho do profissional do Direito e sua prática na ação docente. Sabe-se que as escolas de Direito fomentam a participação dos professores que são profissionais do Direito (advogados, juízes, promotores de justiça e outros) pois, certamente, vislumbram o quão importante é para seus alunos as experiências e práticas forenses emanadas pelos juristas professores. Porém, questiona-se: Apenas os saberes da formação acadêmica e os saberes da experiência são capazes de transformar bons profissionais do Direito em bons professores? Como tais saberes se articulam com a prática pedagógica? É importante a formação pedagógica para o exercício da docência, em especial para o professor de Direito? Quais são as dificuldades e as motivações para o exercício da docência? Diante destes questionamentos, a pesquisa teve como objetivo central investigar como se configura a ação docente do profissional da área do Direito para atuação no ensino superior. Procurou-se identificar as concepções que os professores juristas têm sobre a docência, por meio da análise de suas práticas pedagógicas, verificando-se os limites e as possibilidades para o exercício da docência. O estudo centrou-se na abordagem qualitativa, configurando-se como um estudo de caso. Os procedimentos metodológicos envolveram coleta de dados, por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e análise documental. A pesquisa permitiu delinear o perfil de dez professores de um curso de Direito de uma instituição privada de ensino e compreender como desenvolvem seu trabalho em sala de aula, quais são suas concepções acerca do exercício da docência, e o que pensam sobre a importância da capacitação pedagógica para o exercício de suas funções. A análise dos dados permitiu afirmar que este grupo de professores acredita na importância da formação pedagógica para o exercício da docência, percebe a importância da formação continuada, da atualização e da socialização em sala de aula.The actual research was intended to contribute in the reflection on the work of the Law Professional and his use in the faculty action. It is already known that Law schools foment the participation of professors who are Law Professionals (lawyers, judges, prosecutors among others) because they certainly know how important it is for students, the experience and forensic practices emanated from jurist professors. However, it is questioned: is the knowledge originated from academic education and the knowledge gained from experience alone able to transform good Law professionals in good professors? How does such knowledge articulate with pedagogical practice? Is the pedagogical training important for the professor, specially the Law professor? What are the problems and motivations for the professors practice? Facing all these questions, the main target of this research was to investigate the way the professional action of professors configure itself in the Law area when acting in the superior education. It was necessary to identify the conceptions that Law professors have concerning teaching, through the analysis of their pedagogical practices, verifying the limits and possibilities for their teaching performance. The study was centered on the qualitative approach, with the study of a case. The methodological procedures involved gathering of data, through interviews with a semi structured script and documental analysis. The research allowed us to outline the profile of ten professors from a Law course and from a private institution of education and to comprehend how they develop their work in the classroom, what their conceptions about teaching are and also what their opinions about pedagogical education for the practice of their functions are. The analysis of data allowed us to assert that this group of professors believe in the importance of pedagogical training for the actual teaching, they realize the importance of continuous training, updating and socialization in the classroom.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoGebran, Raimunda AbouCPF:12107141835http://lattes.cnpq.br/9159647879596364Ruiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Carvalho, Alonso Bezerra deCPF:06481271843http://lattes.cnpq.br/4091021554181403Oliveira, Patrícia Zaccarelli2016-07-18T17:54:18Z2013-03-272012-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Patrícia Zaccarelli. The Law Professional and his pedagogical training: challenges and commitments. 2012. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/873porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:00:16Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/873Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:00:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv O profissional docente do Direito e sua formação pedagógica: desafios e compromissos
The Law Professional and his pedagogical training: challenges and commitments
title O profissional docente do Direito e sua formação pedagógica: desafios e compromissos
spellingShingle O profissional docente do Direito e sua formação pedagógica: desafios e compromissos
Oliveira, Patrícia Zaccarelli
Ensino Superior
Direito
Docência
Prática pedagógica
Superior Education
Law
Professors
Pedagogical practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O profissional docente do Direito e sua formação pedagógica: desafios e compromissos
title_full O profissional docente do Direito e sua formação pedagógica: desafios e compromissos
title_fullStr O profissional docente do Direito e sua formação pedagógica: desafios e compromissos
title_full_unstemmed O profissional docente do Direito e sua formação pedagógica: desafios e compromissos
title_sort O profissional docente do Direito e sua formação pedagógica: desafios e compromissos
author Oliveira, Patrícia Zaccarelli
author_facet Oliveira, Patrícia Zaccarelli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gebran, Raimunda Abou
CPF:12107141835
http://lattes.cnpq.br/9159647879596364
Ruiz, Adriano Rodrigues
CPF:19134428887
http://lattes.cnpq.br/8422091593631782
Carvalho, Alonso Bezerra de
CPF:06481271843
http://lattes.cnpq.br/4091021554181403
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Patrícia Zaccarelli
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Direito
Docência
Prática pedagógica
Superior Education
Law
Professors
Pedagogical practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino Superior
Direito
Docência
Prática pedagógica
Superior Education
Law
Professors
Pedagogical practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa visou contribuir para a reflexão sobre o trabalho do profissional do Direito e sua prática na ação docente. Sabe-se que as escolas de Direito fomentam a participação dos professores que são profissionais do Direito (advogados, juízes, promotores de justiça e outros) pois, certamente, vislumbram o quão importante é para seus alunos as experiências e práticas forenses emanadas pelos juristas professores. Porém, questiona-se: Apenas os saberes da formação acadêmica e os saberes da experiência são capazes de transformar bons profissionais do Direito em bons professores? Como tais saberes se articulam com a prática pedagógica? É importante a formação pedagógica para o exercício da docência, em especial para o professor de Direito? Quais são as dificuldades e as motivações para o exercício da docência? Diante destes questionamentos, a pesquisa teve como objetivo central investigar como se configura a ação docente do profissional da área do Direito para atuação no ensino superior. Procurou-se identificar as concepções que os professores juristas têm sobre a docência, por meio da análise de suas práticas pedagógicas, verificando-se os limites e as possibilidades para o exercício da docência. O estudo centrou-se na abordagem qualitativa, configurando-se como um estudo de caso. Os procedimentos metodológicos envolveram coleta de dados, por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e análise documental. A pesquisa permitiu delinear o perfil de dez professores de um curso de Direito de uma instituição privada de ensino e compreender como desenvolvem seu trabalho em sala de aula, quais são suas concepções acerca do exercício da docência, e o que pensam sobre a importância da capacitação pedagógica para o exercício de suas funções. A análise dos dados permitiu afirmar que este grupo de professores acredita na importância da formação pedagógica para o exercício da docência, percebe a importância da formação continuada, da atualização e da socialização em sala de aula.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-29
2013-03-27
2016-07-18T17:54:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Patrícia Zaccarelli. The Law Professional and his pedagogical training: challenges and commitments. 2012. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/873
identifier_str_mv OLIVEIRA, Patrícia Zaccarelli. The Law Professional and his pedagogical training: challenges and commitments. 2012. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100159316066304