A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/807 |
Resumo: | A educação formal, realizada nas escolas, sofre com a crescente fragmentação e especialização das disciplinas, o que dificulta a construção do conhecimento contextualizado, que contemple as necessidades da formação integral do aluno. A interdisciplinaridade, busca desenvolver, por meio da ação docente, a globalização e a significação do conhecimento, rompendo com os limites das disciplinas na busca de uma interação que permita a cooperação de conteúdos, métodos e conceitos. A Educação Física por suas características e conteúdos específicos, vem assumir sua responsabilidade educacional colaborando neste processo. A presente pesquisa, intitulada A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental , teve como objetivos analisar os conhecimentos e as ações interdisciplinares implementadas por professoras do ensino fundamental, analisar ações interdisciplinares propostas para as professoras de 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental e o professor de Educação Física, além de verificar a influência deste trabalho interdisciplinar na ação docente. O estudo se desenvolveu por meio de uma pesquisa-ação, pautada na organização e sistematização de ações interdisciplinares e posterior análise de conteúdo extraído de entrevistas. Os resultados deste trabalho apontaram para a melhoria da prática, sustentada por uma melhor organização e sistematização das ações interdisciplinares em parceria com o professor de Educação Física. Foi possível concluir que a Educação Física colaborou positivamente nas ações interdisciplinares, auxiliando o trabalho docente das professoras do ensino fundamental. |
id |
UOES_e3bf0ae3fcc4d8969ea4d65cd501fa8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/807 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamentalThe Physical Education in the educational context: an interdisciplinary experience on elementary schoolInterdisciplinaridade. Prática Docente. Educação FísicaInterdisciplinarity. Practice Teaching. Physical EducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA educação formal, realizada nas escolas, sofre com a crescente fragmentação e especialização das disciplinas, o que dificulta a construção do conhecimento contextualizado, que contemple as necessidades da formação integral do aluno. A interdisciplinaridade, busca desenvolver, por meio da ação docente, a globalização e a significação do conhecimento, rompendo com os limites das disciplinas na busca de uma interação que permita a cooperação de conteúdos, métodos e conceitos. A Educação Física por suas características e conteúdos específicos, vem assumir sua responsabilidade educacional colaborando neste processo. A presente pesquisa, intitulada A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental , teve como objetivos analisar os conhecimentos e as ações interdisciplinares implementadas por professoras do ensino fundamental, analisar ações interdisciplinares propostas para as professoras de 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental e o professor de Educação Física, além de verificar a influência deste trabalho interdisciplinar na ação docente. O estudo se desenvolveu por meio de uma pesquisa-ação, pautada na organização e sistematização de ações interdisciplinares e posterior análise de conteúdo extraído de entrevistas. Os resultados deste trabalho apontaram para a melhoria da prática, sustentada por uma melhor organização e sistematização das ações interdisciplinares em parceria com o professor de Educação Física. Foi possível concluir que a Educação Física colaborou positivamente nas ações interdisciplinares, auxiliando o trabalho docente das professoras do ensino fundamental.Formal education held in schools, it suffers from increasing fragmentation and specialization of disciplines, which complicates the construction of contextual knowledge, that addresses the needs of the education of the student. The interdisciplinary, seeks to develop, through teaching activities, globalization and the significance of knowledge, breaking the boundaries of disciplines in search of an interaction that allows the cooperation of content, methods and concepts. Physical education for their specific content and features, has to take responsibility collaborating on this educational process. This research, entitled "Physical Education in the school context: an interdisciplinary experience in elementary education ", aimed at analyzing the knowledge and interdisciplinary activities implemented by elementary school teachers, analyze interdisciplinary activities proposed for the teachers of 3rd and 4th grade Elementary School and Professor of Physical Education, and check the influence of this interdisciplinary work in the classroom. The study was undertaken through an action research, based on the organization and systematization of interdisciplinary activities and later extracted from the content analysis interviews. These results pointed to the improvement of practice, underpinned by a better organization and systematization of interdisciplinary activities in partnership with the Physical Education teacher. It was concluded that physical education contributed positively in interdisciplinary activities, assisting the teaching of elementary school teachers.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoScheide, Tereza de Jesus FerreiraCPF:04111699804http://lattes.cnpq.br/5020376102015334Freitas Júnior, Ismael ForteCPF:05538756807http://lattes.cnpq.br/4284333955006772Ruiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Alves, Marcelo José2016-07-18T17:54:11Z2011-01-192010-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Marcelo José. The Physical Education in the educational context: an interdisciplinary experience on elementary school. 2010. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/807porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:55Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/807Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental The Physical Education in the educational context: an interdisciplinary experience on elementary school |
title |
A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental |
spellingShingle |
A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental Alves, Marcelo José Interdisciplinaridade. Prática Docente. Educação Física Interdisciplinarity. Practice Teaching. Physical Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental |
title_full |
A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental |
title_fullStr |
A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental |
title_sort |
A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental |
author |
Alves, Marcelo José |
author_facet |
Alves, Marcelo José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scheide, Tereza de Jesus Ferreira CPF:04111699804 http://lattes.cnpq.br/5020376102015334 Freitas Júnior, Ismael Forte CPF:05538756807 http://lattes.cnpq.br/4284333955006772 Ruiz, Adriano Rodrigues CPF:19134428887 http://lattes.cnpq.br/8422091593631782 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Marcelo José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade. Prática Docente. Educação Física Interdisciplinarity. Practice Teaching. Physical Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Interdisciplinaridade. Prática Docente. Educação Física Interdisciplinarity. Practice Teaching. Physical Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A educação formal, realizada nas escolas, sofre com a crescente fragmentação e especialização das disciplinas, o que dificulta a construção do conhecimento contextualizado, que contemple as necessidades da formação integral do aluno. A interdisciplinaridade, busca desenvolver, por meio da ação docente, a globalização e a significação do conhecimento, rompendo com os limites das disciplinas na busca de uma interação que permita a cooperação de conteúdos, métodos e conceitos. A Educação Física por suas características e conteúdos específicos, vem assumir sua responsabilidade educacional colaborando neste processo. A presente pesquisa, intitulada A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental , teve como objetivos analisar os conhecimentos e as ações interdisciplinares implementadas por professoras do ensino fundamental, analisar ações interdisciplinares propostas para as professoras de 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental e o professor de Educação Física, além de verificar a influência deste trabalho interdisciplinar na ação docente. O estudo se desenvolveu por meio de uma pesquisa-ação, pautada na organização e sistematização de ações interdisciplinares e posterior análise de conteúdo extraído de entrevistas. Os resultados deste trabalho apontaram para a melhoria da prática, sustentada por uma melhor organização e sistematização das ações interdisciplinares em parceria com o professor de Educação Física. Foi possível concluir que a Educação Física colaborou positivamente nas ações interdisciplinares, auxiliando o trabalho docente das professoras do ensino fundamental. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-25 2011-01-19 2016-07-18T17:54:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Marcelo José. The Physical Education in the educational context: an interdisciplinary experience on elementary school. 2010. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/807 |
identifier_str_mv |
ALVES, Marcelo José. The Physical Education in the educational context: an interdisciplinary experience on elementary school. 2010. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100158629249024 |