Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Aidê de Melo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/835
Resumo: O presente estudo enfoca a concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da Enfermagem. Um dos grandes desafios da Enfermagem, nos dias atuais, é o de formar profissionais com um perfil crítico-reflexivo, como recomendado pelas Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem de novembro de 2001. Este trabalho, desenvolvido em uma abordagem qualitativa, especificamente do tipo estudo de caso, tem como objetivo investigar as estratégias utilizadas pelo professor enfermeiro para a formação de profissionais crítico-reflexivos. Os procedimentos metodológicos envolveram: coleta de dados realizada por meio de entrevistas, com roteiro semiestruturado aplicado em seis professores enfermeiros, selecionados de forma aleatória, do Curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior particular de Presidente Prudente/SP; análise e discussão dos dados obtidos, trabalhados pela interpretação do significado das respostas apresentadas pelos sujeitos, as quais foram separadas por eixos e categorias e relacionadas com os objetivos propostos na pesquisa. Os resultados apontaram que os professores concebem os requisitos básicos para a formação do profissional crítico-reflexivo, utilizando predominantemente aulas expositivas, trabalho em grupo e leitura de textos. Recomenda-se a combinação de estratégias de ensino para o enriquecimento das aulas. Isso permite atender as diferenças individuais dos alunos, proporcionando uma troca de experiências entre professor e aluno
id UOES_ee4da17c8a1eaaf9ee54eda839a8a28e
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/835
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagemProfessor s conception about critical reflexive learning process of Nursing CoursesFormação crítico-reflexivaMetodologia ativaAprendizagemEducação superiorCritical-Reflexive Learning ProcessActive MethodologyLearningGraduation CollegeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSO presente estudo enfoca a concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da Enfermagem. Um dos grandes desafios da Enfermagem, nos dias atuais, é o de formar profissionais com um perfil crítico-reflexivo, como recomendado pelas Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem de novembro de 2001. Este trabalho, desenvolvido em uma abordagem qualitativa, especificamente do tipo estudo de caso, tem como objetivo investigar as estratégias utilizadas pelo professor enfermeiro para a formação de profissionais crítico-reflexivos. Os procedimentos metodológicos envolveram: coleta de dados realizada por meio de entrevistas, com roteiro semiestruturado aplicado em seis professores enfermeiros, selecionados de forma aleatória, do Curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior particular de Presidente Prudente/SP; análise e discussão dos dados obtidos, trabalhados pela interpretação do significado das respostas apresentadas pelos sujeitos, as quais foram separadas por eixos e categorias e relacionadas com os objetivos propostos na pesquisa. Os resultados apontaram que os professores concebem os requisitos básicos para a formação do profissional crítico-reflexivo, utilizando predominantemente aulas expositivas, trabalho em grupo e leitura de textos. Recomenda-se a combinação de estratégias de ensino para o enriquecimento das aulas. Isso permite atender as diferenças individuais dos alunos, proporcionando uma troca de experiências entre professor e alunoThe present study focuses on professor s conception about critical reflexive learning process of Nursing Area. Nowadays, one of the great challenges in Nursing Courses is to prepare the graduating students for professional practice with a critical-reflective profile as recommended by the Curriculum Guidelines for Undergraduate in Nursing - November 2001.The research method chosen to carry out the investigation was case study with a qualitative approach and aimed investigate the strategies used by the nurse-professor for the training of critical reflexive nurse professionals. The methodological procedures involved: data collection, semi-structured interview with six nurse-professors randomly selected in a Nursing College Graduation of Presidente Prudente/SP, data analyses and discussion of finding were realized through interpretation of answers of nurse-professors. The results indicated that professors perceived the basic needs in order to develop more critical reflexive professionals; the most commonly used strategies were lectures, group work and reading texts. It is recommended the combination of teaching strategies for the enrichment classes. This allows you to meet the individual differences among students, providing an exchange of experiences between professor and student.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoDias, Carmen LúciaCPF:01545785848http://lattes.cnpq.br/5779371067985868Scheide, Tereza de Jesus FerreiraCPF:04111699804http://lattes.cnpq.br/5020376102015334Horiguela, Maria de Lourdes MoralesCPF:02491575868http://lattes.cnpq.br/5098582548308614Alves, Aidê de Melo2016-07-18T17:54:15Z2011-10-132011-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Aidê de Melo. Professor s conception about critical reflexive learning process of Nursing Courses. 2011. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/835porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:49Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/835Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem
Professor s conception about critical reflexive learning process of Nursing Courses
title Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem
spellingShingle Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem
Alves, Aidê de Melo
Formação crítico-reflexiva
Metodologia ativa
Aprendizagem
Educação superior
Critical-Reflexive Learning Process
Active Methodology
Learning
Graduation College
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
title_short Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem
title_full Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem
title_fullStr Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem
title_full_unstemmed Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem
title_sort Concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da enfermagem
author Alves, Aidê de Melo
author_facet Alves, Aidê de Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Carmen Lúcia
CPF:01545785848
http://lattes.cnpq.br/5779371067985868
Scheide, Tereza de Jesus Ferreira
CPF:04111699804
http://lattes.cnpq.br/5020376102015334
Horiguela, Maria de Lourdes Morales
CPF:02491575868
http://lattes.cnpq.br/5098582548308614
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Aidê de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação crítico-reflexiva
Metodologia ativa
Aprendizagem
Educação superior
Critical-Reflexive Learning Process
Active Methodology
Learning
Graduation College
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
topic Formação crítico-reflexiva
Metodologia ativa
Aprendizagem
Educação superior
Critical-Reflexive Learning Process
Active Methodology
Learning
Graduation College
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
description O presente estudo enfoca a concepção docente da formação crítico-reflexiva na área da Enfermagem. Um dos grandes desafios da Enfermagem, nos dias atuais, é o de formar profissionais com um perfil crítico-reflexivo, como recomendado pelas Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem de novembro de 2001. Este trabalho, desenvolvido em uma abordagem qualitativa, especificamente do tipo estudo de caso, tem como objetivo investigar as estratégias utilizadas pelo professor enfermeiro para a formação de profissionais crítico-reflexivos. Os procedimentos metodológicos envolveram: coleta de dados realizada por meio de entrevistas, com roteiro semiestruturado aplicado em seis professores enfermeiros, selecionados de forma aleatória, do Curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior particular de Presidente Prudente/SP; análise e discussão dos dados obtidos, trabalhados pela interpretação do significado das respostas apresentadas pelos sujeitos, as quais foram separadas por eixos e categorias e relacionadas com os objetivos propostos na pesquisa. Os resultados apontaram que os professores concebem os requisitos básicos para a formação do profissional crítico-reflexivo, utilizando predominantemente aulas expositivas, trabalho em grupo e leitura de textos. Recomenda-se a combinação de estratégias de ensino para o enriquecimento das aulas. Isso permite atender as diferenças individuais dos alunos, proporcionando uma troca de experiências entre professor e aluno
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-13
2011-06-29
2016-07-18T17:54:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Aidê de Melo. Professor s conception about critical reflexive learning process of Nursing Courses. 2011. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/835
identifier_str_mv ALVES, Aidê de Melo. Professor s conception about critical reflexive learning process of Nursing Courses. 2011. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306038453305344