Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forte, Franklin Delano Soares
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Vieira, Liza Barreto, Pessoa, Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes, Freitas, Claudia Helena Soares Morais, Ferreira, Maria de Lourdes da Silva Marques [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000300005
http://hdl.handle.net/11449/140735
Resumo: This study aimed to understand professors’ perceptions towards the use of the reflexive portfolio in the area of public health at the UFPB School of Dentistry. The adoption and evaluation of new methodologies were launched by the Program for the Reorientation of Professional Training in Health (Pró- -Saúde). The methodological approach was qualitative, and the data were collected using interviews with professors. The data were processed using the content analysis technique. Two dimensions were identified in use of the portfolio: 1) as a tool for reflection and follow-up of the students’ experiences and 2) an analysis of the fact that this two-year experience reveals the need to continue the records, as a way of expanding the teaching/learning process, beyond the dialogue between professors and students, fostering ties between them. Finally, the professors appreciated the need to improve the portfolio’s use, which has happened gradually each semester, contributing actively to the development of more reflexive and critical professionals, orienting students’ self-evaluation and fostering their autonomy.
id UNSP_d17e69d37dee0de525eb8f51d229228b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/140735
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologiaThe portfolio system and the challenge of carrying more than classroom notes: the view of a dentistry professorEducationReflexive portfolioFormative evaluationTeaching-learning methodologyFormaçãoPortfólio reflexivoAvaliação formativaMetodologias de ensino-aprendizagemThis study aimed to understand professors’ perceptions towards the use of the reflexive portfolio in the area of public health at the UFPB School of Dentistry. The adoption and evaluation of new methodologies were launched by the Program for the Reorientation of Professional Training in Health (Pró- -Saúde). The methodological approach was qualitative, and the data were collected using interviews with professors. The data were processed using the content analysis technique. Two dimensions were identified in use of the portfolio: 1) as a tool for reflection and follow-up of the students’ experiences and 2) an analysis of the fact that this two-year experience reveals the need to continue the records, as a way of expanding the teaching/learning process, beyond the dialogue between professors and students, fostering ties between them. Finally, the professors appreciated the need to improve the portfolio’s use, which has happened gradually each semester, contributing actively to the development of more reflexive and critical professionals, orienting students’ self-evaluation and fostering their autonomy.O objetivo deste trabalho foi compreender a concepção dos docentes da área de Saúde Coletiva do curso de Odontologia da UFPB no uso do portfólio reflexivo. A adoção de novas abordagens metodológicas e consequente avaliação desses processos foram disparadas pelo Programa de Reorientação da Formação dos Profissionais em Saúde (Pró-Saúde). A abordagem qualitativa foi a opção metodológica, e os dados foram coletados por meio de entrevistas com os docentes. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de análise do conteúdo. Constataram-se duas dimensões do uso do portfólio. A primeira diz respeito ao seu uso como ferramenta de reflexão e acompanhamento das vivências dos estudantes. A segunda trata do fato de que essa experiência nesses dois anos reflete a necessidade de continuação dos registros, pois é uma forma de ampliar o processo de ensino-aprendizagem, além do diálogo entre professores e estudantes, oferecendo a criação de vínculo. Por fim, os docentes compreendem que é preciso o aprimoramento da aplicação do portfólio, o que tem acontecido de maneira gradual a cada semestre, contribuindo ativamente para a construção de profissionais mais reflexivos, críticos, norteando a autoavaliação e trabalhando a autonomia do estudante.Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, BrasilEscola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, RJ, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Departamento de Enfermagem, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Departamento de Enfermagem, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Federal da Paraíba (UFPB)Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio AroucaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Forte, Franklin Delano SoaresVieira, Liza BarretoPessoa, Talitha Rodrigues Ribeiro FernandesFreitas, Claudia Helena Soares MoraisFerreira, Maria de Lourdes da Silva Marques [UNESP]2016-07-07T12:35:12Z2016-07-07T12:35:12Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article25-32application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000300005Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 1, p. 25-32, 2012.1981-5271http://hdl.handle.net/11449/14073510.1590/S0100-55022012000300005S0100-55022012000300005S0100-55022012000300005.pdf0448759379310369Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Educação Médicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-15T18:47:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/140735Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-15T18:47:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia
The portfolio system and the challenge of carrying more than classroom notes: the view of a dentistry professor
title Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia
spellingShingle Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia
Forte, Franklin Delano Soares
Education
Reflexive portfolio
Formative evaluation
Teaching-learning methodology
Formação
Portfólio reflexivo
Avaliação formativa
Metodologias de ensino-aprendizagem
title_short Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia
title_full Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia
title_fullStr Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia
title_full_unstemmed Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia
title_sort Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia
author Forte, Franklin Delano Soares
author_facet Forte, Franklin Delano Soares
Vieira, Liza Barreto
Pessoa, Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes
Freitas, Claudia Helena Soares Morais
Ferreira, Maria de Lourdes da Silva Marques [UNESP]
author_role author
author2 Vieira, Liza Barreto
Pessoa, Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes
Freitas, Claudia Helena Soares Morais
Ferreira, Maria de Lourdes da Silva Marques [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Forte, Franklin Delano Soares
Vieira, Liza Barreto
Pessoa, Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes
Freitas, Claudia Helena Soares Morais
Ferreira, Maria de Lourdes da Silva Marques [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Education
Reflexive portfolio
Formative evaluation
Teaching-learning methodology
Formação
Portfólio reflexivo
Avaliação formativa
Metodologias de ensino-aprendizagem
topic Education
Reflexive portfolio
Formative evaluation
Teaching-learning methodology
Formação
Portfólio reflexivo
Avaliação formativa
Metodologias de ensino-aprendizagem
description This study aimed to understand professors’ perceptions towards the use of the reflexive portfolio in the area of public health at the UFPB School of Dentistry. The adoption and evaluation of new methodologies were launched by the Program for the Reorientation of Professional Training in Health (Pró- -Saúde). The methodological approach was qualitative, and the data were collected using interviews with professors. The data were processed using the content analysis technique. Two dimensions were identified in use of the portfolio: 1) as a tool for reflection and follow-up of the students’ experiences and 2) an analysis of the fact that this two-year experience reveals the need to continue the records, as a way of expanding the teaching/learning process, beyond the dialogue between professors and students, fostering ties between them. Finally, the professors appreciated the need to improve the portfolio’s use, which has happened gradually each semester, contributing actively to the development of more reflexive and critical professionals, orienting students’ self-evaluation and fostering their autonomy.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-07-07T12:35:12Z
2016-07-07T12:35:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000300005
Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 1, p. 25-32, 2012.
1981-5271
http://hdl.handle.net/11449/140735
10.1590/S0100-55022012000300005
S0100-55022012000300005
S0100-55022012000300005.pdf
0448759379310369
url http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000300005
http://hdl.handle.net/11449/140735
identifier_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 1, p. 25-32, 2012.
1981-5271
10.1590/S0100-55022012000300005
S0100-55022012000300005
S0100-55022012000300005.pdf
0448759379310369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 25-32
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128215200301056