Formação docente: a percepção de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Luciene Pereira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/949
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar como o professor percebe sua formação inicial, primeira etapa para o desenvolvimento da profissão docente. É um estudo descritivo-interpretativo das representações por eles manifestadas em relação à formação inicial. A fundamentação teórica que embasa a parte empírica da pesquisa referiu-se a representações sociais e percepção de professores, aspectos históricos da formação docente no Brasil, dificuldades, paradigmas da formação inicial, saberes docentes a serem formados e formação para a competência. A investigação envolveu trinta e cinco professores de educação básica que atuam no ensino fundamental (cicloII) e médio em duas escolas estaduais do município de Santo Anastácio, estado de São Paulo. Em duas reuniões de HTPC (horário de trabalho pedagógico coletivo) em cada unidade escolar foi realizada a aplicação de um questionário. A análise dos dados coletados demonstrou que a percepção dos professores indica formação inicial precária pela ênfase dada à teoria e negligência da prática. Os cursos de licenciaturas, responsáveis pela formação docente estão estruturados nos moldes da racionalidade técnica. Concebidos como técnicos, os professores ao final de seus cursos de licenciatura, vêem-se desprovidos de conhecimentos, habilidades e atitudes que levem às ações que dão conta da complexidade do ato pedagógico e dos desafios impostos pela sociedade contemporânea à escola e que é marcada por uma globalização perversa e desumana imposta pelo sistema capitalista neoliberal. O estudo evidencia a necessidade de uma formação inicial que articule, dialeticamente, teoria e prática e que promova atividades que leve à formação do professor investigador da sua própria prática pedagógica, que permita a ele o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o mundo e o resgate do processo de humanização do homem, numa perspectiva de formação continuada, nestes tempos de homogeneização e pasteurização dos discursos.
id UOES_fb56690effa18adf283dc1feba3fdd78
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/949
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Formação docente: a percepção de professoresInitial teaching formation: the perception of professorsProfessores -- FormaçãoPratica de ensinocarreira -- FormaçãoTeacher educationPractice teachingCareer trainingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho tem por objetivo analisar como o professor percebe sua formação inicial, primeira etapa para o desenvolvimento da profissão docente. É um estudo descritivo-interpretativo das representações por eles manifestadas em relação à formação inicial. A fundamentação teórica que embasa a parte empírica da pesquisa referiu-se a representações sociais e percepção de professores, aspectos históricos da formação docente no Brasil, dificuldades, paradigmas da formação inicial, saberes docentes a serem formados e formação para a competência. A investigação envolveu trinta e cinco professores de educação básica que atuam no ensino fundamental (cicloII) e médio em duas escolas estaduais do município de Santo Anastácio, estado de São Paulo. Em duas reuniões de HTPC (horário de trabalho pedagógico coletivo) em cada unidade escolar foi realizada a aplicação de um questionário. A análise dos dados coletados demonstrou que a percepção dos professores indica formação inicial precária pela ênfase dada à teoria e negligência da prática. Os cursos de licenciaturas, responsáveis pela formação docente estão estruturados nos moldes da racionalidade técnica. Concebidos como técnicos, os professores ao final de seus cursos de licenciatura, vêem-se desprovidos de conhecimentos, habilidades e atitudes que levem às ações que dão conta da complexidade do ato pedagógico e dos desafios impostos pela sociedade contemporânea à escola e que é marcada por uma globalização perversa e desumana imposta pelo sistema capitalista neoliberal. O estudo evidencia a necessidade de uma formação inicial que articule, dialeticamente, teoria e prática e que promova atividades que leve à formação do professor investigador da sua própria prática pedagógica, que permita a ele o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o mundo e o resgate do processo de humanização do homem, numa perspectiva de formação continuada, nestes tempos de homogeneização e pasteurização dos discursos.This work aims to analyze how the teacher feels his initial formation, first stage for the development of the educational profession. It is a descriptive-interpretative study of the representations by them manifested in relation to the initial formation. The theoretical basis found on the empiric part of the research referred to social representations and teachers' perception, historical aspects of the educational formation in Brazil, difficulties, paradigms of the initial formation, educational knowledgements to be formed and formation for the competence. The investigation involved thirty five teachers of basic education that act in the fundamental teaching (cycle II) and medium in two state schools of the municipal district of Santo Anastácio, São Paulo state. There was a first contact with the direction of the schools and teachers for the presentation of the research and adhesion to the development. In two meetings of SCPW (Schedule of Collective Pedagogic Work) in each school unit the application of a questionnaire was accomplished. The analysis of the collected data demonstrated that the teachers' perception indicates precarious initial formation for the emphasis given to the theory and the negligence of the practice. The courses of degrees, responsible for the educational formation are structured in the ways of the technical rationality. Formed as technicians, the teachers at the end of their bachelors´ degree, look like without knowledge, abilities and attitudes that conduct to actions that consider the pedagogic complexity act and challenges imposed by the contemporary society to the school and that is marked by a perverse and inhuman globalization imposed by the neoliberal capitalist system. The study shows the need of an initial formation that articulates, dialectically, theory and practice and that promotes activities that conduct to the formation of the teacher's investigator of his own pedagogic practice formation, that allows him the development of a critical conscience on the world and the ransom of the process of the man's humanization, in a perspective of continuous formation, in these times of homogenization and pasteurization of the treaties.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoBarros, Helena Faria deCPF:14746921849http://lattes.cnpq.br/8095414243459190Lima, José Milton deCPF:00493460837http://lattes.cnpq.br/7758444123838079Scheide, Tereza de Jesus FerreiraCPF:04111699804http://lattes.cnpq.br/5020376102015334Barreto, Luciene Pereira2016-07-18T17:54:27Z2008-02-272007-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARRETO, Luciene Pereira. Initial teaching formation: the perception of professors. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/949porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:01:07Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/949Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:01:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente: a percepção de professores
Initial teaching formation: the perception of professors
title Formação docente: a percepção de professores
spellingShingle Formação docente: a percepção de professores
Barreto, Luciene Pereira
Professores -- Formação
Pratica de ensino
carreira -- Formação
Teacher education
Practice teaching
Career training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Formação docente: a percepção de professores
title_full Formação docente: a percepção de professores
title_fullStr Formação docente: a percepção de professores
title_full_unstemmed Formação docente: a percepção de professores
title_sort Formação docente: a percepção de professores
author Barreto, Luciene Pereira
author_facet Barreto, Luciene Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Helena Faria de
CPF:14746921849
http://lattes.cnpq.br/8095414243459190
Lima, José Milton de
CPF:00493460837
http://lattes.cnpq.br/7758444123838079
Scheide, Tereza de Jesus Ferreira
CPF:04111699804
http://lattes.cnpq.br/5020376102015334
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Luciene Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Professores -- Formação
Pratica de ensino
carreira -- Formação
Teacher education
Practice teaching
Career training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Professores -- Formação
Pratica de ensino
carreira -- Formação
Teacher education
Practice teaching
Career training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho tem por objetivo analisar como o professor percebe sua formação inicial, primeira etapa para o desenvolvimento da profissão docente. É um estudo descritivo-interpretativo das representações por eles manifestadas em relação à formação inicial. A fundamentação teórica que embasa a parte empírica da pesquisa referiu-se a representações sociais e percepção de professores, aspectos históricos da formação docente no Brasil, dificuldades, paradigmas da formação inicial, saberes docentes a serem formados e formação para a competência. A investigação envolveu trinta e cinco professores de educação básica que atuam no ensino fundamental (cicloII) e médio em duas escolas estaduais do município de Santo Anastácio, estado de São Paulo. Em duas reuniões de HTPC (horário de trabalho pedagógico coletivo) em cada unidade escolar foi realizada a aplicação de um questionário. A análise dos dados coletados demonstrou que a percepção dos professores indica formação inicial precária pela ênfase dada à teoria e negligência da prática. Os cursos de licenciaturas, responsáveis pela formação docente estão estruturados nos moldes da racionalidade técnica. Concebidos como técnicos, os professores ao final de seus cursos de licenciatura, vêem-se desprovidos de conhecimentos, habilidades e atitudes que levem às ações que dão conta da complexidade do ato pedagógico e dos desafios impostos pela sociedade contemporânea à escola e que é marcada por uma globalização perversa e desumana imposta pelo sistema capitalista neoliberal. O estudo evidencia a necessidade de uma formação inicial que articule, dialeticamente, teoria e prática e que promova atividades que leve à formação do professor investigador da sua própria prática pedagógica, que permita a ele o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o mundo e o resgate do processo de humanização do homem, numa perspectiva de formação continuada, nestes tempos de homogeneização e pasteurização dos discursos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-28
2008-02-27
2016-07-18T17:54:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARRETO, Luciene Pereira. Initial teaching formation: the perception of professors. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/949
identifier_str_mv BARRETO, Luciene Pereira. Initial teaching formation: the perception of professors. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100159889637376