Epistemologia, ética e práxis pedagógicas em Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
Texto Completo: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/595 |
Resumo: | O presente trabalho analisa e reflete sobre a produtividade dos conceitos de Epistemologia, ética e práxis pedagógica em Paulo Freire diante dos desafios da educação atual, especialmente, no campo da educação popular. Visamos compreender em que termos as ideias de Freire são referências ainda importantes para a formação dos indivíduos e para a emancipação da sociedade. Para tanto, são analisados a concepção de educação e de práxis pedagógica, os princípios epistemológicos e éticos do pensamento freireano e, na sequência, é avaliada a produtividade de tais concepções, considerando o contexto atual da educação. Trata-se de um exercício analítico e reconstrutivo, que buscou identificar os princípios e concepções presentes nas obras freireanas. A hipótese do trabalho é a de que a visão pedagógica do autor tem ainda fortes implicações políticas e éticas que podem contribuir com a transformação do mundo pela educação, na medida em que permite compreender as injustiças, a opressão, o verticalismo pedagógico e as novas formas de exploração do ser humano. Diante da convicção de que a educação precisa possibilitar o desenvolvimento da solidariedade, da dignidade humana, da liberdade e da justiça social, este trabalho reafirma que o desafio educativo proposto por Freire, sustentado na ideia do ser mais com outros, ainda é necessário como condição para a formação de sujeitos sensíveis, emancipados, solidários e transformadores do mundo |
id |
UPF-1_12c1719a2070eb722a19a2e769743e85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.upf.br:tede/595 |
network_acronym_str |
UPF-1 |
network_name_str |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mühl, Eldon HenriqueCPF:25309552049http://lattes.cnpq.br/3402290519296482CPF:01732202079http://lattes.cnpq.br/0971491793366364Fortuna, Volnei2018-01-10T18:06:24Z2016-09-022015-07-31FORTUNA, Volnei. Epistemology, ethics and pedagogical praxis Paulo Freire. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/595Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015VolneiFortuna.pdf: 442446 bytes, checksum: b31e3c204fb9b82378f9b3944e90bf69 (MD5) Previous issue date: 2015-07-31O presente trabalho analisa e reflete sobre a produtividade dos conceitos de Epistemologia, ética e práxis pedagógica em Paulo Freire diante dos desafios da educação atual, especialmente, no campo da educação popular. Visamos compreender em que termos as ideias de Freire são referências ainda importantes para a formação dos indivíduos e para a emancipação da sociedade. Para tanto, são analisados a concepção de educação e de práxis pedagógica, os princípios epistemológicos e éticos do pensamento freireano e, na sequência, é avaliada a produtividade de tais concepções, considerando o contexto atual da educação. Trata-se de um exercício analítico e reconstrutivo, que buscou identificar os princípios e concepções presentes nas obras freireanas. A hipótese do trabalho é a de que a visão pedagógica do autor tem ainda fortes implicações políticas e éticas que podem contribuir com a transformação do mundo pela educação, na medida em que permite compreender as injustiças, a opressão, o verticalismo pedagógico e as novas formas de exploração do ser humano. Diante da convicção de que a educação precisa possibilitar o desenvolvimento da solidariedade, da dignidade humana, da liberdade e da justiça social, este trabalho reafirma que o desafio educativo proposto por Freire, sustentado na ideia do ser mais com outros, ainda é necessário como condição para a formação de sujeitos sensíveis, emancipados, solidários e transformadores do mundoapplication/pdfporUniversidade de Passo FundoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUPFBREducaçãoEducação - filosofiaPráxis (Filosofia)Prática de ensinoÉticaEducation - PhilosophyPraxis (Philosophy)Teaching practiceEthicCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEpistemologia, ética e práxis pedagógicas em Paulo FreireEpistemology, ethics and pedagogical praxis Paulo Freireinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis256360060060025632563info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2015VolneiFortuna.pdf2015VolneiFortuna.pdfapplication/pdf783904http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/595/2/2015VolneiFortuna.pdf2e3ee14c47e1e90f1e4f2b6d95842c3eMD52tede/5952023-05-10 22:07:56.324oai:tede.upf.br:tede/595Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2023-05-11T01:07:56Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Epistemologia, ética e práxis pedagógicas em Paulo Freire |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Epistemology, ethics and pedagogical praxis Paulo Freire |
title |
Epistemologia, ética e práxis pedagógicas em Paulo Freire |
spellingShingle |
Epistemologia, ética e práxis pedagógicas em Paulo Freire Fortuna, Volnei Educação - filosofia Práxis (Filosofia) Prática de ensino Ética Education - Philosophy Praxis (Philosophy) Teaching practice Ethic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Epistemologia, ética e práxis pedagógicas em Paulo Freire |
title_full |
Epistemologia, ética e práxis pedagógicas em Paulo Freire |
title_fullStr |
Epistemologia, ética e práxis pedagógicas em Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
Epistemologia, ética e práxis pedagógicas em Paulo Freire |
title_sort |
Epistemologia, ética e práxis pedagógicas em Paulo Freire |
author |
Fortuna, Volnei |
author_facet |
Fortuna, Volnei |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mühl, Eldon Henrique |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:25309552049 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3402290519296482 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:01732202079 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0971491793366364 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fortuna, Volnei |
contributor_str_mv |
Mühl, Eldon Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - filosofia Práxis (Filosofia) Prática de ensino Ética |
topic |
Educação - filosofia Práxis (Filosofia) Prática de ensino Ética Education - Philosophy Praxis (Philosophy) Teaching practice Ethic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education - Philosophy Praxis (Philosophy) Teaching practice Ethic |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho analisa e reflete sobre a produtividade dos conceitos de Epistemologia, ética e práxis pedagógica em Paulo Freire diante dos desafios da educação atual, especialmente, no campo da educação popular. Visamos compreender em que termos as ideias de Freire são referências ainda importantes para a formação dos indivíduos e para a emancipação da sociedade. Para tanto, são analisados a concepção de educação e de práxis pedagógica, os princípios epistemológicos e éticos do pensamento freireano e, na sequência, é avaliada a produtividade de tais concepções, considerando o contexto atual da educação. Trata-se de um exercício analítico e reconstrutivo, que buscou identificar os princípios e concepções presentes nas obras freireanas. A hipótese do trabalho é a de que a visão pedagógica do autor tem ainda fortes implicações políticas e éticas que podem contribuir com a transformação do mundo pela educação, na medida em que permite compreender as injustiças, a opressão, o verticalismo pedagógico e as novas formas de exploração do ser humano. Diante da convicção de que a educação precisa possibilitar o desenvolvimento da solidariedade, da dignidade humana, da liberdade e da justiça social, este trabalho reafirma que o desafio educativo proposto por Freire, sustentado na ideia do ser mais com outros, ainda é necessário como condição para a formação de sujeitos sensíveis, emancipados, solidários e transformadores do mundo |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-07-31 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-09-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-10T18:06:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FORTUNA, Volnei. Epistemology, ethics and pedagogical praxis Paulo Freire. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/595 |
identifier_str_mv |
FORTUNA, Volnei. Epistemology, ethics and pedagogical praxis Paulo Freire. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015. |
url |
http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
2563 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
2563 |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
2563 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
collection |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/595/2/2015VolneiFortuna.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e3ee14c47e1e90f1e4f2b6d95842c3e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br |
_version_ |
1826336637628448768 |