Educação das relações étnico-raciais e a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomasoni, Maria Lucia de Almeida Belem
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
Texto Completo: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/736
Resumo: This dissertation is linked to the Educational Policy of the Postgraduation Program in Education, based on law 10.639/03, which made obligatory the teaching of Afro-Brazilian History and Culture in all basic teaching school. The aim of this investigation is to analyze the Law under the Brazilian cultural and socio-historical context, the possibilities of implementation and its limits; to make a profound study of the work of forming teachers who deal with this discipline; and to analyze the conflicts of ethnical and racial nature, which are present in the discussion and implementation of the Law. This investigation is of bibliographic-documental nature and also involves a participative observation through a case study with public teachers of the State of Mato Grosso, in a city called Sinop. By accompanying the continuous formation of the teachers, records were made on how they reacted during it
id UPF-1_696a824e0e08d82212b54f17c4088ec1
oai_identifier_str oai:tede.upf.br:tede/736
network_acronym_str UPF-1
network_name_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository_id_str
spelling Marcon, TelmoCPF:23414910063http://lattes.cnpq.br/7659184664426945CPF:45685762968Tomasoni, Maria Lucia de Almeida Belem2018-01-10T18:06:42Z2009-07-092008-11-03http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/736This dissertation is linked to the Educational Policy of the Postgraduation Program in Education, based on law 10.639/03, which made obligatory the teaching of Afro-Brazilian History and Culture in all basic teaching school. The aim of this investigation is to analyze the Law under the Brazilian cultural and socio-historical context, the possibilities of implementation and its limits; to make a profound study of the work of forming teachers who deal with this discipline; and to analyze the conflicts of ethnical and racial nature, which are present in the discussion and implementation of the Law. This investigation is of bibliographic-documental nature and also involves a participative observation through a case study with public teachers of the State of Mato Grosso, in a city called Sinop. By accompanying the continuous formation of the teachers, records were made on how they reacted during itA presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação (UPF) e centra-se na lei 10.639/03 que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio. A pesquisa tem como objetivos: analisar a lei no contexto sóciohistórico e cultural brasileiro, as possibilidades de implementação e seus limites; aprofundar o trabalho de formação dos professores que atuam com essa disciplina; analisar os conflitos de natureza étnica e racial que se fazem presente na discussão sobre a lei e sua implementação. A pesquisa é de natureza bibliográfico-documental e envolve, também, a observação participante através de um estudo de caso com professores da rede estadual do Estado de Mato Grosso no município de Sinop. Através do acompanhamento na formação continuada de professores, foram feitos registros de como eles reagiram durante a formaçãoMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008MariaLuciaDeAlmeidaBelemTomasoni.pdf: 1344960 bytes, checksum: 9c9583f45b379c4aed3406aa006fbf4f (MD5) Previous issue date: 2008-11-03application/pdfporPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoEducaçãoEducação e estadoProfessores - FormaçãoRacismoRelações étnicasRacismEducation and stateEthnic relationsTeacher educatorsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação das relações étnico-raciais e a formação de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2008MariaLuciaDeAlmeidaBelemTomasoni.pdfapplication/pdf1344960http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/736/1/2008MariaLuciaDeAlmeidaBelemTomasoni.pdf9c9583f45b379c4aed3406aa006fbf4fMD51tede/7362018-01-10 16:06:42.967oai:tede.upf.br:tede/736Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:06:42Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação das relações étnico-raciais e a formação de professores
title Educação das relações étnico-raciais e a formação de professores
spellingShingle Educação das relações étnico-raciais e a formação de professores
Tomasoni, Maria Lucia de Almeida Belem
Educação e estado
Professores - Formação
Racismo
Relações étnicas
Racism
Education and state
Ethnic relations
Teacher educators
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação das relações étnico-raciais e a formação de professores
title_full Educação das relações étnico-raciais e a formação de professores
title_fullStr Educação das relações étnico-raciais e a formação de professores
title_full_unstemmed Educação das relações étnico-raciais e a formação de professores
title_sort Educação das relações étnico-raciais e a formação de professores
author Tomasoni, Maria Lucia de Almeida Belem
author_facet Tomasoni, Maria Lucia de Almeida Belem
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcon, Telmo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:23414910063
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7659184664426945
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:45685762968
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomasoni, Maria Lucia de Almeida Belem
contributor_str_mv Marcon, Telmo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e estado
Professores - Formação
Racismo
Relações étnicas
topic Educação e estado
Professores - Formação
Racismo
Relações étnicas
Racism
Education and state
Ethnic relations
Teacher educators
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Racism
Education and state
Ethnic relations
Teacher educators
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This dissertation is linked to the Educational Policy of the Postgraduation Program in Education, based on law 10.639/03, which made obligatory the teaching of Afro-Brazilian History and Culture in all basic teaching school. The aim of this investigation is to analyze the Law under the Brazilian cultural and socio-historical context, the possibilities of implementation and its limits; to make a profound study of the work of forming teachers who deal with this discipline; and to analyze the conflicts of ethnical and racial nature, which are present in the discussion and implementation of the Law. This investigation is of bibliographic-documental nature and also involves a participative observation through a case study with public teachers of the State of Mato Grosso, in a city called Sinop. By accompanying the continuous formation of the teachers, records were made on how they reacted during it
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-11-03
dc.date.available.fl_str_mv 2009-07-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-10T18:06:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/736
url http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.por.fl_str_mv
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
dc.publisher.country.por.fl_str_mv
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
collection Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/736/1/2008MariaLuciaDeAlmeidaBelemTomasoni.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c9583f45b379c4aed3406aa006fbf4f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br
_version_ 1809092284629647360