A leitura de textos verbais e não-verbais na escola : o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª, e 8ª séries e de professores de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
Texto Completo: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/965 |
Resumo: | Este trabalho, intitulado A leitura de textos verbais e não-verbais na escola: o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries e professores de Língua Portuguesa , aborda um estudo investigativo sobre questões de leitura. Nesta pesquisa de campo diagnóstica, a partir de uma abordagem qualitativa, intentou-se compreender as vivências e práticas de leitura de professores e alunos no cotidiano de uma escola pública estadual. Tomaram-se como objeto de estudo os dados concretos colhidos através de questionários aplicados aos seis professores e 91 alunos de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries, os quais, através de seus relatos, contribuíram para mostrar qual é o perfil dos sujeitos leitores de textos verbais e não-verbais, literários ou não. A partir da leitura dos resultados obtidos pelos informantes, houve a necessidade da aplicação de práticas leitoras com os professores e alunos com o objetivo de vivenciar a leitura no âmbito da comunidade escolar e em ampliar suas concepções de leitura. Os pressupostos teóricos foram baseados em obras de Andréa Cecília Ramal, Ângela Kleiman, Frank Smith, Isabel Solé, assim como em outros autores que nortearam a pesquisa com elementos essenciais para a formação de leitores. As constatações decorrentes da análise dos dados obtidos através dos questionários empregados, bem como dos memoriais das práticas leitoras, reforçam a necessidade do professor atuar na escola como principal mediador entre um texto verbal ou não-verbal e o leitor. Muitos são os espaços de circulação da leitura em nossa sociedade, mas é a escola que se atribuem, cada vez mais, a confiança e a responsabilidade maior pelo ensino da leitura, diante da necessidade de formar um outro tipo de leitor, que possa corresponder às exigências da sociedade contemporânea |
id |
UPF-1_80827698090c5214c592cb47e941dc4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.upf.br:tede/965 |
network_acronym_str |
UPF-1 |
network_name_str |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
repository_id_str |
|
spelling |
Burlamaque, Fabiane VerardiCPF:88888888888CPF:23426098091http://lattes.cnpq.br/8505718882373186Stella, Cleusa Marisa Gonçalves2018-01-10T18:09:18Z2009-07-312006-11-05http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/965Made available in DSpace on 2018-01-10T18:09:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006CleusaMarisaGoncalvesStella.pdf: 4877254 bytes, checksum: 908dd05ae6134c4e14fb6599a6abe1fb (MD5) Previous issue date: 2006-11-05Este trabalho, intitulado A leitura de textos verbais e não-verbais na escola: o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries e professores de Língua Portuguesa , aborda um estudo investigativo sobre questões de leitura. Nesta pesquisa de campo diagnóstica, a partir de uma abordagem qualitativa, intentou-se compreender as vivências e práticas de leitura de professores e alunos no cotidiano de uma escola pública estadual. Tomaram-se como objeto de estudo os dados concretos colhidos através de questionários aplicados aos seis professores e 91 alunos de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries, os quais, através de seus relatos, contribuíram para mostrar qual é o perfil dos sujeitos leitores de textos verbais e não-verbais, literários ou não. A partir da leitura dos resultados obtidos pelos informantes, houve a necessidade da aplicação de práticas leitoras com os professores e alunos com o objetivo de vivenciar a leitura no âmbito da comunidade escolar e em ampliar suas concepções de leitura. Os pressupostos teóricos foram baseados em obras de Andréa Cecília Ramal, Ângela Kleiman, Frank Smith, Isabel Solé, assim como em outros autores que nortearam a pesquisa com elementos essenciais para a formação de leitores. As constatações decorrentes da análise dos dados obtidos através dos questionários empregados, bem como dos memoriais das práticas leitoras, reforçam a necessidade do professor atuar na escola como principal mediador entre um texto verbal ou não-verbal e o leitor. Muitos são os espaços de circulação da leitura em nossa sociedade, mas é a escola que se atribuem, cada vez mais, a confiança e a responsabilidade maior pelo ensino da leitura, diante da necessidade de formar um outro tipo de leitor, que possa corresponder às exigências da sociedade contemporâneaapplication/pdfporPrograma de Pós-Graduação em LetrasEstudos Linguísticos e Estudos LiteráriosLeitura - DesenvolvimentoLeituraEnsino fundamentalDevelopment readingReadingFundamental educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULAA leitura de textos verbais e não-verbais na escola : o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª, e 8ª séries e de professores de língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2006CleusaMarisaGoncalvesStella.pdfapplication/pdf4877254http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/965/1/2006CleusaMarisaGoncalvesStella.pdf908dd05ae6134c4e14fb6599a6abe1fbMD51tede/9652018-01-10 16:09:18.157oai:tede.upf.br:tede/965Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:09:18Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A leitura de textos verbais e não-verbais na escola : o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª, e 8ª séries e de professores de língua portuguesa |
title |
A leitura de textos verbais e não-verbais na escola : o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª, e 8ª séries e de professores de língua portuguesa |
spellingShingle |
A leitura de textos verbais e não-verbais na escola : o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª, e 8ª séries e de professores de língua portuguesa Stella, Cleusa Marisa Gonçalves Leitura - Desenvolvimento Leitura Ensino fundamental Development reading Reading Fundamental education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA |
title_short |
A leitura de textos verbais e não-verbais na escola : o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª, e 8ª séries e de professores de língua portuguesa |
title_full |
A leitura de textos verbais e não-verbais na escola : o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª, e 8ª séries e de professores de língua portuguesa |
title_fullStr |
A leitura de textos verbais e não-verbais na escola : o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª, e 8ª séries e de professores de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
A leitura de textos verbais e não-verbais na escola : o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª, e 8ª séries e de professores de língua portuguesa |
title_sort |
A leitura de textos verbais e não-verbais na escola : o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª, e 8ª séries e de professores de língua portuguesa |
author |
Stella, Cleusa Marisa Gonçalves |
author_facet |
Stella, Cleusa Marisa Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Burlamaque, Fabiane Verardi |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:88888888888 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:23426098091 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8505718882373186 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stella, Cleusa Marisa Gonçalves |
contributor_str_mv |
Burlamaque, Fabiane Verardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura - Desenvolvimento Leitura Ensino fundamental |
topic |
Leitura - Desenvolvimento Leitura Ensino fundamental Development reading Reading Fundamental education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Development reading Reading Fundamental education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA |
description |
Este trabalho, intitulado A leitura de textos verbais e não-verbais na escola: o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries e professores de Língua Portuguesa , aborda um estudo investigativo sobre questões de leitura. Nesta pesquisa de campo diagnóstica, a partir de uma abordagem qualitativa, intentou-se compreender as vivências e práticas de leitura de professores e alunos no cotidiano de uma escola pública estadual. Tomaram-se como objeto de estudo os dados concretos colhidos através de questionários aplicados aos seis professores e 91 alunos de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries, os quais, através de seus relatos, contribuíram para mostrar qual é o perfil dos sujeitos leitores de textos verbais e não-verbais, literários ou não. A partir da leitura dos resultados obtidos pelos informantes, houve a necessidade da aplicação de práticas leitoras com os professores e alunos com o objetivo de vivenciar a leitura no âmbito da comunidade escolar e em ampliar suas concepções de leitura. Os pressupostos teóricos foram baseados em obras de Andréa Cecília Ramal, Ângela Kleiman, Frank Smith, Isabel Solé, assim como em outros autores que nortearam a pesquisa com elementos essenciais para a formação de leitores. As constatações decorrentes da análise dos dados obtidos através dos questionários empregados, bem como dos memoriais das práticas leitoras, reforçam a necessidade do professor atuar na escola como principal mediador entre um texto verbal ou não-verbal e o leitor. Muitos são os espaços de circulação da leitura em nossa sociedade, mas é a escola que se atribuem, cada vez mais, a confiança e a responsabilidade maior pelo ensino da leitura, diante da necessidade de formar um outro tipo de leitor, que possa corresponder às exigências da sociedade contemporânea |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-11-05 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-07-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-10T18:09:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/965 |
url |
http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.por.fl_str_mv |
|
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Estudos Linguísticos e Estudos Literários |
dc.publisher.country.por.fl_str_mv |
|
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv |
|
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
collection |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/965/1/2006CleusaMarisaGoncalvesStella.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
908dd05ae6134c4e14fb6599a6abe1fb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br |
_version_ |
1809092286436343808 |