A leitura de textos verbais e não-verbais na escola : o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª, e 8ª séries e de professores de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stella, Cleusa Marisa Gonçalves
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
Texto Completo: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/965
Resumo: Este trabalho, intitulado A leitura de textos verbais e não-verbais na escola: o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries e professores de Língua Portuguesa , aborda um estudo investigativo sobre questões de leitura. Nesta pesquisa de campo diagnóstica, a partir de uma abordagem qualitativa, intentou-se compreender as vivências e práticas de leitura de professores e alunos no cotidiano de uma escola pública estadual. Tomaram-se como objeto de estudo os dados concretos colhidos através de questionários aplicados aos seis professores e 91 alunos de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries, os quais, através de seus relatos, contribuíram para mostrar qual é o perfil dos sujeitos leitores de textos verbais e não-verbais, literários ou não. A partir da leitura dos resultados obtidos pelos informantes, houve a necessidade da aplicação de práticas leitoras com os professores e alunos com o objetivo de vivenciar a leitura no âmbito da comunidade escolar e em ampliar suas concepções de leitura. Os pressupostos teóricos foram baseados em obras de Andréa Cecília Ramal, Ângela Kleiman, Frank Smith, Isabel Solé, assim como em outros autores que nortearam a pesquisa com elementos essenciais para a formação de leitores. As constatações decorrentes da análise dos dados obtidos através dos questionários empregados, bem como dos memoriais das práticas leitoras, reforçam a necessidade do professor atuar na escola como principal mediador entre um texto verbal ou não-verbal e o leitor. Muitos são os espaços de circulação da leitura em nossa sociedade, mas é a escola que se atribuem, cada vez mais, a confiança e a responsabilidade maior pelo ensino da leitura, diante da necessidade de formar um outro tipo de leitor, que possa corresponder às exigências da sociedade contemporânea
id UPF-1_80827698090c5214c592cb47e941dc4c
oai_identifier_str oai:tede.upf.br:tede/965
network_acronym_str UPF-1
network_name_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository_id_str
spelling Burlamaque, Fabiane VerardiCPF:88888888888CPF:23426098091http://lattes.cnpq.br/8505718882373186Stella, Cleusa Marisa Gonçalves2018-01-10T18:09:18Z2009-07-312006-11-05http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/965Made available in DSpace on 2018-01-10T18:09:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006CleusaMarisaGoncalvesStella.pdf: 4877254 bytes, checksum: 908dd05ae6134c4e14fb6599a6abe1fb (MD5) Previous issue date: 2006-11-05Este trabalho, intitulado A leitura de textos verbais e não-verbais na escola: o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries e professores de Língua Portuguesa , aborda um estudo investigativo sobre questões de leitura. Nesta pesquisa de campo diagnóstica, a partir de uma abordagem qualitativa, intentou-se compreender as vivências e práticas de leitura de professores e alunos no cotidiano de uma escola pública estadual. Tomaram-se como objeto de estudo os dados concretos colhidos através de questionários aplicados aos seis professores e 91 alunos de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries, os quais, através de seus relatos, contribuíram para mostrar qual é o perfil dos sujeitos leitores de textos verbais e não-verbais, literários ou não. A partir da leitura dos resultados obtidos pelos informantes, houve a necessidade da aplicação de práticas leitoras com os professores e alunos com o objetivo de vivenciar a leitura no âmbito da comunidade escolar e em ampliar suas concepções de leitura. Os pressupostos teóricos foram baseados em obras de Andréa Cecília Ramal, Ângela Kleiman, Frank Smith, Isabel Solé, assim como em outros autores que nortearam a pesquisa com elementos essenciais para a formação de leitores. As constatações decorrentes da análise dos dados obtidos através dos questionários empregados, bem como dos memoriais das práticas leitoras, reforçam a necessidade do professor atuar na escola como principal mediador entre um texto verbal ou não-verbal e o leitor. Muitos são os espaços de circulação da leitura em nossa sociedade, mas é a escola que se atribuem, cada vez mais, a confiança e a responsabilidade maior pelo ensino da leitura, diante da necessidade de formar um outro tipo de leitor, que possa corresponder às exigências da sociedade contemporâneaapplication/pdfporPrograma de Pós-Graduação em LetrasEstudos Linguísticos e Estudos LiteráriosLeitura - DesenvolvimentoLeituraEnsino fundamentalDevelopment readingReadingFundamental educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULAA leitura de textos verbais e não-verbais na escola : o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª, e 8ª séries e de professores de língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2006CleusaMarisaGoncalvesStella.pdfapplication/pdf4877254http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/965/1/2006CleusaMarisaGoncalvesStella.pdf908dd05ae6134c4e14fb6599a6abe1fbMD51tede/9652018-01-10 16:09:18.157oai:tede.upf.br:tede/965Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:09:18Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.por.fl_str_mv A leitura de textos verbais e não-verbais na escola : o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª, e 8ª séries e de professores de língua portuguesa
title A leitura de textos verbais e não-verbais na escola : o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª, e 8ª séries e de professores de língua portuguesa
spellingShingle A leitura de textos verbais e não-verbais na escola : o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª, e 8ª séries e de professores de língua portuguesa
Stella, Cleusa Marisa Gonçalves
Leitura - Desenvolvimento
Leitura
Ensino fundamental
Development reading
Reading
Fundamental education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
title_short A leitura de textos verbais e não-verbais na escola : o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª, e 8ª séries e de professores de língua portuguesa
title_full A leitura de textos verbais e não-verbais na escola : o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª, e 8ª séries e de professores de língua portuguesa
title_fullStr A leitura de textos verbais e não-verbais na escola : o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª, e 8ª séries e de professores de língua portuguesa
title_full_unstemmed A leitura de textos verbais e não-verbais na escola : o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª, e 8ª séries e de professores de língua portuguesa
title_sort A leitura de textos verbais e não-verbais na escola : o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª, e 8ª séries e de professores de língua portuguesa
author Stella, Cleusa Marisa Gonçalves
author_facet Stella, Cleusa Marisa Gonçalves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burlamaque, Fabiane Verardi
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:88888888888
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:23426098091
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8505718882373186
dc.contributor.author.fl_str_mv Stella, Cleusa Marisa Gonçalves
contributor_str_mv Burlamaque, Fabiane Verardi
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura - Desenvolvimento
Leitura
Ensino fundamental
topic Leitura - Desenvolvimento
Leitura
Ensino fundamental
Development reading
Reading
Fundamental education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
dc.subject.eng.fl_str_mv Development reading
Reading
Fundamental education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
description Este trabalho, intitulado A leitura de textos verbais e não-verbais na escola: o desempenho de alunos de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries e professores de Língua Portuguesa , aborda um estudo investigativo sobre questões de leitura. Nesta pesquisa de campo diagnóstica, a partir de uma abordagem qualitativa, intentou-se compreender as vivências e práticas de leitura de professores e alunos no cotidiano de uma escola pública estadual. Tomaram-se como objeto de estudo os dados concretos colhidos através de questionários aplicados aos seis professores e 91 alunos de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries, os quais, através de seus relatos, contribuíram para mostrar qual é o perfil dos sujeitos leitores de textos verbais e não-verbais, literários ou não. A partir da leitura dos resultados obtidos pelos informantes, houve a necessidade da aplicação de práticas leitoras com os professores e alunos com o objetivo de vivenciar a leitura no âmbito da comunidade escolar e em ampliar suas concepções de leitura. Os pressupostos teóricos foram baseados em obras de Andréa Cecília Ramal, Ângela Kleiman, Frank Smith, Isabel Solé, assim como em outros autores que nortearam a pesquisa com elementos essenciais para a formação de leitores. As constatações decorrentes da análise dos dados obtidos através dos questionários empregados, bem como dos memoriais das práticas leitoras, reforçam a necessidade do professor atuar na escola como principal mediador entre um texto verbal ou não-verbal e o leitor. Muitos são os espaços de circulação da leitura em nossa sociedade, mas é a escola que se atribuem, cada vez mais, a confiança e a responsabilidade maior pelo ensino da leitura, diante da necessidade de formar um outro tipo de leitor, que possa corresponder às exigências da sociedade contemporânea
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-11-05
dc.date.available.fl_str_mv 2009-07-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-10T18:09:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/965
url http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.por.fl_str_mv
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.department.fl_str_mv Estudos Linguísticos e Estudos Literários
dc.publisher.country.por.fl_str_mv
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
collection Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/965/1/2006CleusaMarisaGoncalvesStella.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 908dd05ae6134c4e14fb6599a6abe1fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br
_version_ 1809092286436343808