Leitura literária nos anos iniciais : aspectos constitutivos implicados na formação do leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caron, Leni de Fátima Bonez
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
Texto Completo: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/950
Resumo: Nunca se falou tanto na importância da leitura como na atualidade. As discussões giram em torno de como formar alunos leitores, sobretudo, prevalecem dúvidas de como consolidar hábitos leitores em alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental. Ciente da importância da leitura na vida do aluno dessa etapa de escolaridade é que se empreendeu a presente pesquisa de trabalho que teve como objetivo principal investigar o processo de constituição do leitor literário nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental na escola municipal Patronato Santo Antônio de Carazinho, no Rio Grande do Sul. Para realização da pesquisa, definiu-se o estudo investigativo como sendo uma pesquisa-ação. Como percurso metodológico, optou-se pela aplicação de questionários que foram respondidos pelas cinco professoras, regentes das turmas, pela bibliotecária, pela supervisora escolar e por uma amostra composta por 53 alunos, 50% do total de estudantes de anos iniciais da escola. Por meio do instrumento de pesquisa destinado aos alunos, buscou-se obter informações sobre hábitos, gostos e preferências de leitura para que se tornasse possível traçar o perfil leitor do aluno de anos iniciais. Com o questionário destinado às professoras, pretendeu-se conhecer suas propostas de trabalho com o texto literário em sala de aula, questões específicas sobre preferências literárias de seus alunos e a importância da leitura na formação da criança. A partir dos resultados obtidos por meio da investigação feita com os sujeitos implicados no processo investigativo e com base nas percepções da pesquisadora durante a realização do trabalho, desenvolveu-se um conjunto de ações de leitura literária multimidial. As ações denominadas de ¿Momentos de leitura literária na escola¿ foram colocadas em prática pela proponente, na escola, contexto da pesquisa, com um grupo cinco alunos. As referidas ações, quando adaptadas ao perfil leitor de cada uma das turmas de anos iniciais, podem ser efetivadas pelas professoras nas suas respectivas turmas de primeiro a quinto ano do Ensino Fundamental.
id UPF-1_84493b5a75a8951310d739e6ce4d9bd6
oai_identifier_str oai:tede.upf.br:tede/950
network_acronym_str UPF-1
network_name_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository_id_str
spelling Rösing, Tania Mariza KuchenbeckerCPF:88888888888CPF:34695907010Caron, Leni de Fátima Bonez2018-01-10T18:09:15Z2013-06-142012-11-05http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/950Made available in DSpace on 2018-01-10T18:09:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012Leni_de_Fatima_Bonez_Caron.pdf: 3060931 bytes, checksum: ef08d0c8da14857ad6025b2c3b6f974f (MD5) Previous issue date: 2012-11-05Nunca se falou tanto na importância da leitura como na atualidade. As discussões giram em torno de como formar alunos leitores, sobretudo, prevalecem dúvidas de como consolidar hábitos leitores em alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental. Ciente da importância da leitura na vida do aluno dessa etapa de escolaridade é que se empreendeu a presente pesquisa de trabalho que teve como objetivo principal investigar o processo de constituição do leitor literário nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental na escola municipal Patronato Santo Antônio de Carazinho, no Rio Grande do Sul. Para realização da pesquisa, definiu-se o estudo investigativo como sendo uma pesquisa-ação. Como percurso metodológico, optou-se pela aplicação de questionários que foram respondidos pelas cinco professoras, regentes das turmas, pela bibliotecária, pela supervisora escolar e por uma amostra composta por 53 alunos, 50% do total de estudantes de anos iniciais da escola. Por meio do instrumento de pesquisa destinado aos alunos, buscou-se obter informações sobre hábitos, gostos e preferências de leitura para que se tornasse possível traçar o perfil leitor do aluno de anos iniciais. Com o questionário destinado às professoras, pretendeu-se conhecer suas propostas de trabalho com o texto literário em sala de aula, questões específicas sobre preferências literárias de seus alunos e a importância da leitura na formação da criança. A partir dos resultados obtidos por meio da investigação feita com os sujeitos implicados no processo investigativo e com base nas percepções da pesquisadora durante a realização do trabalho, desenvolveu-se um conjunto de ações de leitura literária multimidial. As ações denominadas de ¿Momentos de leitura literária na escola¿ foram colocadas em prática pela proponente, na escola, contexto da pesquisa, com um grupo cinco alunos. As referidas ações, quando adaptadas ao perfil leitor de cada uma das turmas de anos iniciais, podem ser efetivadas pelas professoras nas suas respectivas turmas de primeiro a quinto ano do Ensino Fundamental.application/pdfporPrograma de Pós-Graduação em LetrasEstudos Linguísticos e Estudos LiteráriosLeitura - DesenvolvimentoLivros e leituraLíngua portuguesa - Estudo e ensinoLeitura - PráticaDevelopment readingBooks and readingPortuguese language - Study and teachingReading - PracticeCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLeitura literária nos anos iniciais : aspectos constitutivos implicados na formação do leitorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2012Leni_de_Fatima_Bonez_Caron.pdfapplication/pdf3060931http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/950/1/2012Leni_de_Fatima_Bonez_Caron.pdfef08d0c8da14857ad6025b2c3b6f974fMD51tede/9502018-01-10 16:09:15.995oai:tede.upf.br:tede/950Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:09:15Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.por.fl_str_mv Leitura literária nos anos iniciais : aspectos constitutivos implicados na formação do leitor
title Leitura literária nos anos iniciais : aspectos constitutivos implicados na formação do leitor
spellingShingle Leitura literária nos anos iniciais : aspectos constitutivos implicados na formação do leitor
Caron, Leni de Fátima Bonez
Leitura - Desenvolvimento
Livros e leitura
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Leitura - Prática
Development reading
Books and reading
Portuguese language - Study and teaching
Reading - Practice
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Leitura literária nos anos iniciais : aspectos constitutivos implicados na formação do leitor
title_full Leitura literária nos anos iniciais : aspectos constitutivos implicados na formação do leitor
title_fullStr Leitura literária nos anos iniciais : aspectos constitutivos implicados na formação do leitor
title_full_unstemmed Leitura literária nos anos iniciais : aspectos constitutivos implicados na formação do leitor
title_sort Leitura literária nos anos iniciais : aspectos constitutivos implicados na formação do leitor
author Caron, Leni de Fátima Bonez
author_facet Caron, Leni de Fátima Bonez
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:88888888888
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:34695907010
dc.contributor.author.fl_str_mv Caron, Leni de Fátima Bonez
contributor_str_mv Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura - Desenvolvimento
Livros e leitura
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Leitura - Prática
topic Leitura - Desenvolvimento
Livros e leitura
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Leitura - Prática
Development reading
Books and reading
Portuguese language - Study and teaching
Reading - Practice
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Development reading
Books and reading
Portuguese language - Study and teaching
Reading - Practice
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Nunca se falou tanto na importância da leitura como na atualidade. As discussões giram em torno de como formar alunos leitores, sobretudo, prevalecem dúvidas de como consolidar hábitos leitores em alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental. Ciente da importância da leitura na vida do aluno dessa etapa de escolaridade é que se empreendeu a presente pesquisa de trabalho que teve como objetivo principal investigar o processo de constituição do leitor literário nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental na escola municipal Patronato Santo Antônio de Carazinho, no Rio Grande do Sul. Para realização da pesquisa, definiu-se o estudo investigativo como sendo uma pesquisa-ação. Como percurso metodológico, optou-se pela aplicação de questionários que foram respondidos pelas cinco professoras, regentes das turmas, pela bibliotecária, pela supervisora escolar e por uma amostra composta por 53 alunos, 50% do total de estudantes de anos iniciais da escola. Por meio do instrumento de pesquisa destinado aos alunos, buscou-se obter informações sobre hábitos, gostos e preferências de leitura para que se tornasse possível traçar o perfil leitor do aluno de anos iniciais. Com o questionário destinado às professoras, pretendeu-se conhecer suas propostas de trabalho com o texto literário em sala de aula, questões específicas sobre preferências literárias de seus alunos e a importância da leitura na formação da criança. A partir dos resultados obtidos por meio da investigação feita com os sujeitos implicados no processo investigativo e com base nas percepções da pesquisadora durante a realização do trabalho, desenvolveu-se um conjunto de ações de leitura literária multimidial. As ações denominadas de ¿Momentos de leitura literária na escola¿ foram colocadas em prática pela proponente, na escola, contexto da pesquisa, com um grupo cinco alunos. As referidas ações, quando adaptadas ao perfil leitor de cada uma das turmas de anos iniciais, podem ser efetivadas pelas professoras nas suas respectivas turmas de primeiro a quinto ano do Ensino Fundamental.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-11-05
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-10T18:09:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/950
url http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.por.fl_str_mv
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.department.fl_str_mv Estudos Linguísticos e Estudos Literários
dc.publisher.country.por.fl_str_mv
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
collection Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/950/1/2012Leni_de_Fatima_Bonez_Caron.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ef08d0c8da14857ad6025b2c3b6f974f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br
_version_ 1809092286014816256