Em busca de leitores no contexto da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baggio, Ana Cristina
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
Texto Completo: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/937
Resumo: Ao longo dos tempos, o discurso sobre a formação da leitura no Brasil, envolvendo a escola, o professor e o aluno, não são nada animadores. O ato de ler não está devidamente consolidado e a má-formação das habilidades leitoras decorre da fragilidade do processo educacional presente no país. Nesse sentido, o presente trabalho - Escola - professor- aluno: caminhos de leitura - envolve a teorização baseada na visão diacrônica da leitura - a influência dos países europeus, mais precisamente de Portugal na escolarização do povo e na formação dos leitores, na presença da mulher nos campos familiar e profissional, nas influências leitoras de alguns escritores na família e na sociedade. Nas concepções de leitura há o cotejo de conceitos norteadores do trabalho dos professores; a `apresentação¿ da geração Homo zappiens e dos gêneros textuais emergentes, tornando as tecnologias aliadas ao processo educacional - grande desafio para os docentes. O trabalho dedicou também um olhar à formação dos leitores, especificando que no mundo da leitura encontram-se as crianças, os adolescentes, a escola, o professor, a biblioteca e as práticas leitoras, saindo da intenção à ação. Destacou-se ainda a relevância das ações desenvolvidas pelo Centro de Referência de Literatura e Multimeios, da Universidade de Passo Fundo. Contudo, para estabelecer uma interação entre teoria e prática foram realizadas entrevistas com professores das redes municipal e estadual de Paim Filho, objetivando conhecer as práticas leitoras dos professores e o uso das tecnologias - dentro e fora do ambiente escolar. A investigação chegou à conclusão de que o professor não possui uma base sólida de leituras literárias e o uso das tecnologias ficou restrito à vida pessoal. Após, realizou-se a apresentação de um colóquio para os entrevistados, revelando a importância da leitura literária para o professor enquanto pessoa e profissional leitor, pertencente à instituição escola, formador e mediador de novos leitores. Por fim, a criação e apresentação do blog, chamado simpraleitura, permitirá a interação, a exposição, a análise crítica e a sugestão de caminhos para a formação de leitores literários, sempre no intuito de evidenciar que o professor, apesar da sociedade plural e tecnológica, ainda é referência na formação e na mediação leitora
id UPF-1_8eed61405f9f67f4bc8fac1db08b9665
oai_identifier_str oai:tede.upf.br:tede/937
network_acronym_str UPF-1
network_name_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository_id_str
spelling Rösing, Tania Mariza KuchenbeckerCPF:88888888888CPF:53871871087http://lattes.cnpq.br/4845922731127302Baggio, Ana Cristina2018-01-10T18:09:14Z2012-05-262011-09-16http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/937Made available in DSpace on 2018-01-10T18:09:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011AnaCristinaBaggio1.pdf: 650630 bytes, checksum: 03d2f6985bf18cb5c9c6fd2e9044e2b6 (MD5) Previous issue date: 2011-09-16Ao longo dos tempos, o discurso sobre a formação da leitura no Brasil, envolvendo a escola, o professor e o aluno, não são nada animadores. O ato de ler não está devidamente consolidado e a má-formação das habilidades leitoras decorre da fragilidade do processo educacional presente no país. Nesse sentido, o presente trabalho - Escola - professor- aluno: caminhos de leitura - envolve a teorização baseada na visão diacrônica da leitura - a influência dos países europeus, mais precisamente de Portugal na escolarização do povo e na formação dos leitores, na presença da mulher nos campos familiar e profissional, nas influências leitoras de alguns escritores na família e na sociedade. Nas concepções de leitura há o cotejo de conceitos norteadores do trabalho dos professores; a `apresentação¿ da geração Homo zappiens e dos gêneros textuais emergentes, tornando as tecnologias aliadas ao processo educacional - grande desafio para os docentes. O trabalho dedicou também um olhar à formação dos leitores, especificando que no mundo da leitura encontram-se as crianças, os adolescentes, a escola, o professor, a biblioteca e as práticas leitoras, saindo da intenção à ação. Destacou-se ainda a relevância das ações desenvolvidas pelo Centro de Referência de Literatura e Multimeios, da Universidade de Passo Fundo. Contudo, para estabelecer uma interação entre teoria e prática foram realizadas entrevistas com professores das redes municipal e estadual de Paim Filho, objetivando conhecer as práticas leitoras dos professores e o uso das tecnologias - dentro e fora do ambiente escolar. A investigação chegou à conclusão de que o professor não possui uma base sólida de leituras literárias e o uso das tecnologias ficou restrito à vida pessoal. Após, realizou-se a apresentação de um colóquio para os entrevistados, revelando a importância da leitura literária para o professor enquanto pessoa e profissional leitor, pertencente à instituição escola, formador e mediador de novos leitores. Por fim, a criação e apresentação do blog, chamado simpraleitura, permitirá a interação, a exposição, a análise crítica e a sugestão de caminhos para a formação de leitores literários, sempre no intuito de evidenciar que o professor, apesar da sociedade plural e tecnológica, ainda é referência na formação e na mediação leitoraapplication/pdfporPrograma de Pós-Graduação em LetrasEstudos Linguísticos e Estudos LiteráriosLeitura - DesenvolvimentoCrianças - DesenvolvimentoLivros e leituraLeituraDevelopment readingChild developmentBooks and readingReadingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEm busca de leitores no contexto da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2011AnaCristinaBaggio1.pdfapplication/pdf650630http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/937/1/2011AnaCristinaBaggio1.pdf03d2f6985bf18cb5c9c6fd2e9044e2b6MD51tede/9372018-01-10 16:09:14.303oai:tede.upf.br:tede/937Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:09:14Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.por.fl_str_mv Em busca de leitores no contexto da escola
title Em busca de leitores no contexto da escola
spellingShingle Em busca de leitores no contexto da escola
Baggio, Ana Cristina
Leitura - Desenvolvimento
Crianças - Desenvolvimento
Livros e leitura
Leitura
Development reading
Child development
Books and reading
Reading
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Em busca de leitores no contexto da escola
title_full Em busca de leitores no contexto da escola
title_fullStr Em busca de leitores no contexto da escola
title_full_unstemmed Em busca de leitores no contexto da escola
title_sort Em busca de leitores no contexto da escola
author Baggio, Ana Cristina
author_facet Baggio, Ana Cristina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:88888888888
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:53871871087
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4845922731127302
dc.contributor.author.fl_str_mv Baggio, Ana Cristina
contributor_str_mv Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura - Desenvolvimento
Crianças - Desenvolvimento
Livros e leitura
Leitura
topic Leitura - Desenvolvimento
Crianças - Desenvolvimento
Livros e leitura
Leitura
Development reading
Child development
Books and reading
Reading
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Development reading
Child development
Books and reading
Reading
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Ao longo dos tempos, o discurso sobre a formação da leitura no Brasil, envolvendo a escola, o professor e o aluno, não são nada animadores. O ato de ler não está devidamente consolidado e a má-formação das habilidades leitoras decorre da fragilidade do processo educacional presente no país. Nesse sentido, o presente trabalho - Escola - professor- aluno: caminhos de leitura - envolve a teorização baseada na visão diacrônica da leitura - a influência dos países europeus, mais precisamente de Portugal na escolarização do povo e na formação dos leitores, na presença da mulher nos campos familiar e profissional, nas influências leitoras de alguns escritores na família e na sociedade. Nas concepções de leitura há o cotejo de conceitos norteadores do trabalho dos professores; a `apresentação¿ da geração Homo zappiens e dos gêneros textuais emergentes, tornando as tecnologias aliadas ao processo educacional - grande desafio para os docentes. O trabalho dedicou também um olhar à formação dos leitores, especificando que no mundo da leitura encontram-se as crianças, os adolescentes, a escola, o professor, a biblioteca e as práticas leitoras, saindo da intenção à ação. Destacou-se ainda a relevância das ações desenvolvidas pelo Centro de Referência de Literatura e Multimeios, da Universidade de Passo Fundo. Contudo, para estabelecer uma interação entre teoria e prática foram realizadas entrevistas com professores das redes municipal e estadual de Paim Filho, objetivando conhecer as práticas leitoras dos professores e o uso das tecnologias - dentro e fora do ambiente escolar. A investigação chegou à conclusão de que o professor não possui uma base sólida de leituras literárias e o uso das tecnologias ficou restrito à vida pessoal. Após, realizou-se a apresentação de um colóquio para os entrevistados, revelando a importância da leitura literária para o professor enquanto pessoa e profissional leitor, pertencente à instituição escola, formador e mediador de novos leitores. Por fim, a criação e apresentação do blog, chamado simpraleitura, permitirá a interação, a exposição, a análise crítica e a sugestão de caminhos para a formação de leitores literários, sempre no intuito de evidenciar que o professor, apesar da sociedade plural e tecnológica, ainda é referência na formação e na mediação leitora
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-09-16
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-10T18:09:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/937
url http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.por.fl_str_mv
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.department.fl_str_mv Estudos Linguísticos e Estudos Literários
dc.publisher.country.por.fl_str_mv
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
collection Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/937/1/2011AnaCristinaBaggio1.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 03d2f6985bf18cb5c9c6fd2e9044e2b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br
_version_ 1809092285967630336