Uma experiência de aprendizagem com a rede social Noosfero no ensino fundamental do Instituto Estadual de Educação Borges do Canto de Palmeira das Missões/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Foresti, Andressa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
Texto Completo: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/749
Resumo: Este trabalho teve como objetivo refletir sobre a utilização da rede social Noosfero na aprendizagem matemática de radicais, entre estudantes de uma 8ª série do Ensino Fundamental do Instituto Estadual de Educação Borges do Canto, situado em Palmeira das Missões/RS. Como problema de pesquisa investigou os desdobramentos e as implicações da utilização da rede social Noosfero na aprendizagem matemática de radicais da 8ª série do Ensino Fundamental do Instituto Estadual de Educação Borges do Canto, de Palmeira das Missões/RS. Apresenta uma revisão da literatura, dialogando com autores da Educação e da Informática. Na Educação, realizou uma recompilação da teoria de Freire, Papert e Siemens, propondo um conceito de aprendizagem na era digital como resultado das concepções desses três autores. Constatou-se que a aprendizagem na era digital deve ser um processo comunicacional e cognitivo, em que, por meio do diálogo e da interação, os indivíduos assumem um papel de protagonistas. Através da apropriação das tecnologias, criam-se possibilidades de a aprendizagem ser um espaço de partilha, construção coletiva e redes de conhecimento, cujo processo de emissão parte do princípio das redes, tornando-a dinâmica, inovadora e criativa. Já no que se refere à Informática, priorizaram-se discussões em torno das redes sociais, que, segundo Lévy (1999), têm se apresentado como uma alternativa concreta de potencialização da aprendizagem na era digital, quando os sujeitos se apropriam destas, contribuindo de forma expressiva no desenvolvimento, exteriorização e modificação de funções cognitivas do ser humano, como memória, imaginação, percepção e raciocínio, tornando-se uma excelente ferramenta de apoio às atividades escolares. A era digital, conhecida como a era da informação, parte do princípio da digitalização da informação que possibilita a troca desta entre dispositivos ligados em rede (MALAGGI, 2009) e que se caracteriza pelo fluxo informacional que flui de modo dinâmico e descentralizado. A proposta metodológica consistiu em apresentar o Noosfero a 14 educandos, possibilitando-lhes postar suas dúvidas e buscar a solução de problemas relacionados ao conteúdo radicais, através da troca de ideias e da colaboração mútua. Esse estudo perdurou por dois meses, sendo que oito encontros foram presenciais e os demais ocorreram através do Noosfero. Nesse período, observaram-se as postagens ocorridas na rede. Com base nas categorias de análise de dados extraídas da proposta de aprendizagem na era digital - rompimento da lógica de recepção, apropriação das Tecnologias Digitais de Rede e indícios do processo de aprendizagem -, observou-se a manutenção da lógica de recepção e passividade e não foram encontrados elementos que denotassem os processos de aprendizagem com os recursos digitais. Concluiuse que tal resultado se deve ao fato de que, em não estando o pesquisador inserido no mesmo meio dos sujeitos da pesquisa, a participação deles ficou comprometida. Com base na análise dos dados, pode-se formular a hipótese, a ser investigada em estudos subsequentes, segundo a qual, com a participação do professor da turma e com um tempo maior de pesquisa empírica, o encaminhamento da experiência poderá apresentar resultados diferentes dos obtidos neste trabalho
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Apresenta uma revisão da literatura, dialogando com autores da Educação e da Informática. Na Educação, realizou uma recompilação da teoria de Freire, Papert e Siemens, propondo um conceito de aprendizagem na era digital como resultado das concepções desses três autores. Constatou-se que a aprendizagem na era digital deve ser um processo comunicacional e cognitivo, em que, por meio do diálogo e da interação, os indivíduos assumem um papel de protagonistas. Através da apropriação das tecnologias, criam-se possibilidades de a aprendizagem ser um espaço de partilha, construção coletiva e redes de conhecimento, cujo processo de emissão parte do princípio das redes, tornando-a dinâmica, inovadora e criativa. 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