Relação argumentativa entre títulos e textos de provas de proficiência de leitura em inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Aline Fantinel
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
Texto Completo: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/884
Resumo: The Theory of Argumentation Within Language, through the Theory of Semantic Blocks and, more recently, the Enhanced Theory of Polyphony, can offer a new direction to the reading and therefore to the title of the text as a reading and textual production strategy, as it assigns welldefined roles to both the speaker/ author and the speaker/ reader, and especially to reinforce the idea that the meaning of the text is inscribed within the language and expressed in the speech, being, therefore, argumentative, and essentially inside out of it. This way, this study aims to analyze the argumentative-polyphonic relationship between the five titles and the texts taken from the reading proficiency tests in English, by means of the argumentative chains xpressed in them. To do so, we point out that, according to this point of view, the title, satisfactorily classified as a reading strategy, contains the main argumentation of the text, which means it encapsulates all the argumentative chain. Finally, this study found that the TAL can help in the reading process in both native and foreign language, especially as regards the semantic blocks made and the semantic argumentative aspects selected, in order to serve as a guide to both theoretically secure reading, analysis of the titles of the texts and to make them up
id UPF-1_b62b6b8732144a7f25fcc5459235bf1f
oai_identifier_str oai:tede.upf.br:tede/884
network_acronym_str UPF-1
network_name_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository_id_str
spelling Graeff, Telisa FurlanettoCPF:16480872053http://lattes.cnpq.br/5020016009007215CPF:94151792015http://lattes.cnpq.br/6419350993229756Alves, Aline Fantinel2018-01-10T18:09:05Z2010-11-182010-05-07http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/884The Theory of Argumentation Within Language, through the Theory of Semantic Blocks and, more recently, the Enhanced Theory of Polyphony, can offer a new direction to the reading and therefore to the title of the text as a reading and textual production strategy, as it assigns welldefined roles to both the speaker/ author and the speaker/ reader, and especially to reinforce the idea that the meaning of the text is inscribed within the language and expressed in the speech, being, therefore, argumentative, and essentially inside out of it. This way, this study aims to analyze the argumentative-polyphonic relationship between the five titles and the texts taken from the reading proficiency tests in English, by means of the argumentative chains xpressed in them. To do so, we point out that, according to this point of view, the title, satisfactorily classified as a reading strategy, contains the main argumentation of the text, which means it encapsulates all the argumentative chain. Finally, this study found that the TAL can help in the reading process in both native and foreign language, especially as regards the semantic blocks made and the semantic argumentative aspects selected, in order to serve as a guide to both theoretically secure reading, analysis of the titles of the texts and to make them upA teoria da Argumentação na Língua, por meio da Teoria dos Blocos Semânticos e mais recentemente da Teoria Polifônica Ampliada, pode oferecer um novo direcionamento à questão da leitura e consequentemente à questão do título do texto como estratégia de leitura e produção textual, ao atribuir papéis bem definidos tanto ao locutor/ autor quanto ao interlocutor/leitor e principalmente ao reforçar a ideia de que o sentido do texto está inscrito na língua e expresso no discurso, sendo, portanto, argumentativo e essencialmente de dentro para fora da língua. Nessa perspectiva, este estudo visa a analisar a relação argumentativo-polifônica entre os cinco títulos e os respectivos textos das provas de proficiência de leitura em inglês selecionados, através dos encadeamentos argumentativos neles expressos. A partir disso, explicita-se que, de acordo com esse ponto de vista, o título, satisfatoriamente classificado como uma estratégia de leitura, comporta a argumentação central do texto, caso em que sintetiza ou encapsula todo o encadeamento argumentativo, não apenas segmentos dele. Por fim, comprovou-se que a ADL pode auxiliar na leitura de textos tanto em língua materna quanto em língua estrangeira, especialmente no que diz respeito à explicitação dos blocos semânticos constituídos e dos aspectos argumentativos selecionados, visando a oferecer uma orientação teoricamente segura tanto para a leitura e análise de títulos de textos quanto para sua elaboraçãoMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010AlineFantinelAlves.pdf: 715779 bytes, checksum: 3c90809075d46dc24ec68cc8c788673b (MD5) Previous issue date: 2010-05-07application/pdfporPrograma de Pós-Graduação em LetrasEstudos Linguísticos e Estudos LiteráriosSemânticaLíngua inglesa - Crítica e interpretaçãoLingüísticaSemanticsEnglish language - Criticism and interpretationLinguisticsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASRelação argumentativa entre títulos e textos de provas de proficiência de leitura em inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2010AlineFantinelAlves.pdfapplication/pdf715779http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/884/1/2010AlineFantinelAlves.pdf3c90809075d46dc24ec68cc8c788673bMD51tede/8842018-01-10 16:09:05.999oai:tede.upf.br:tede/884Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:09:05Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.por.fl_str_mv Relação argumentativa entre títulos e textos de provas de proficiência de leitura em inglês
title Relação argumentativa entre títulos e textos de provas de proficiência de leitura em inglês
spellingShingle Relação argumentativa entre títulos e textos de provas de proficiência de leitura em inglês
Alves, Aline Fantinel
Semântica
Língua inglesa - Crítica e interpretação
Lingüística
Semantics
English language - Criticism and interpretation
Linguistics
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Relação argumentativa entre títulos e textos de provas de proficiência de leitura em inglês
title_full Relação argumentativa entre títulos e textos de provas de proficiência de leitura em inglês
title_fullStr Relação argumentativa entre títulos e textos de provas de proficiência de leitura em inglês
title_full_unstemmed Relação argumentativa entre títulos e textos de provas de proficiência de leitura em inglês
title_sort Relação argumentativa entre títulos e textos de provas de proficiência de leitura em inglês
author Alves, Aline Fantinel
author_facet Alves, Aline Fantinel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Graeff, Telisa Furlanetto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:16480872053
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5020016009007215
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:94151792015
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6419350993229756
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Aline Fantinel
contributor_str_mv Graeff, Telisa Furlanetto
dc.subject.por.fl_str_mv Semântica
Língua inglesa - Crítica e interpretação
Lingüística
topic Semântica
Língua inglesa - Crítica e interpretação
Lingüística
Semantics
English language - Criticism and interpretation
Linguistics
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Semantics
English language - Criticism and interpretation
Linguistics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description The Theory of Argumentation Within Language, through the Theory of Semantic Blocks and, more recently, the Enhanced Theory of Polyphony, can offer a new direction to the reading and therefore to the title of the text as a reading and textual production strategy, as it assigns welldefined roles to both the speaker/ author and the speaker/ reader, and especially to reinforce the idea that the meaning of the text is inscribed within the language and expressed in the speech, being, therefore, argumentative, and essentially inside out of it. This way, this study aims to analyze the argumentative-polyphonic relationship between the five titles and the texts taken from the reading proficiency tests in English, by means of the argumentative chains xpressed in them. To do so, we point out that, according to this point of view, the title, satisfactorily classified as a reading strategy, contains the main argumentation of the text, which means it encapsulates all the argumentative chain. Finally, this study found that the TAL can help in the reading process in both native and foreign language, especially as regards the semantic blocks made and the semantic argumentative aspects selected, in order to serve as a guide to both theoretically secure reading, analysis of the titles of the texts and to make them up
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-11-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-10T18:09:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/884
url http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.por.fl_str_mv
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.department.fl_str_mv Estudos Linguísticos e Estudos Literários
dc.publisher.country.por.fl_str_mv
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
collection Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/884/1/2010AlineFantinelAlves.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c90809075d46dc24ec68cc8c788673b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br
_version_ 1809092285800906752