As complexidades da sociedade contemporânea e a formação de professores em uma prespectiva reflexiva
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
Texto Completo: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/590 |
Resumo: | O presente estudo propõe-se a discutir a complexidade da sociedade contemporânea e a formação de professores em uma perspectiva reflexiva, com vistas a tematizar possíveis desafios que possam contribuir para o trabalho docente. Para tanto, busca verificar se as propostas atuais de cursos de formação contribuem para a atuação do professor diante dos desafios da educação. Como ponto de partida aborda o histórico e as mudanças na formação docente, tendo como referência o arcabouço legal acerca da formação de professores, especialmente a Lei 5692/71 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9394/96. A partir disso, analisa alguns problemas recorrentes na ação dos professores em seu contexto de atuação. As alternativas propostas, de modo geral, têm evidenciado a ausência de uma relação dialógica e reflexiva entre as instâncias gestoras e os professores. Isso tem produzido práticas repetitivas e pouco significativas, reduzindo o trabalho docente à reprodução de técnicas e conteúdos desconectados da vivência dos sujeitos implicados na ação pedagógica. Sustentando-se nos princípios e na concepção da formação reflexiva do professor, foi estabelecida uma interlocução entre o saber docente e a ação pedagógica como uma importante alternativa para a formação do professor no contexto atual. Essa abordagem teve como referência os trabalhos de Donald Schön e Antonio Nóvoa, os quais permitiram um entendimento ampliado do conceito de formação e de ação docente. A pesquisa é de natureza qualitativa e de abordagem bibliográfica, tendo como corpus as principais referências que têm orientado a preparação do profissional da educação frente aos desafios da sociedade atual. O estudo apontou para o reconhecimento de que a formação de professores constitui elemento fundamental para se atingir os objetivos visados pela educação. No entanto, a formação inicial de professores, como base do processo, não consegue dar conta dos desafios que emergem do cotidiano. Além disso, as condições precárias de trabalho do professor dificultam uma prática reflexiva na construção de saberes, que poderiam contribuir com a formação de sujeitos autônomos e atuantes na sociedade |
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