O ensino em sociologia como prática : diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Amurabi Pereira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Rosimeri Aquino da, Nascimento, Carolina Monteiro de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/213652
Resumo: O debate sobre o ensino de sociologia tem sido ampliado nos últimos anos, especialmente após a reintrodução dessa disciplina no ensino médio a partir de 2008; entretanto, pouco tem sido discutido acerca do ensino de sociologia no ensino superior. Este artigo visa contribuir para a discussão analisando o ensino das disciplinas voltadas para a prática de ensino de ciências sociais/sociologia no ensino superior, especificamente junto a licenciaturas de ciências sociais. Analisamos os projetos pedagógicos de seis cursos de ciências sociais no país, localizados em diferentes regiões, utilizando como variável os cursos cujas práticas são lecionadas por professores vinculados aos departamentos de ciências sociais/sociologia, e aqueles que são lecionados por professores das faculdades de educação. Observou-se que o recorte institucional tem implicações sobre a forma como a sociologia é lecionada, havendo uma presença mais significativa de práticas pedagógicas quando estas se encontram vinculadas aos departamentos de ciências sociais/sociologia.
id UFRGS-2_f33231586d6629f580e52c6f69164146
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213652
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Amurabi Pereira deSilva, Rosimeri Aquino daNascimento, Carolina Monteiro de Castro2020-09-23T04:02:28Z20201518-367Xhttp://hdl.handle.net/10183/213652001115444O debate sobre o ensino de sociologia tem sido ampliado nos últimos anos, especialmente após a reintrodução dessa disciplina no ensino médio a partir de 2008; entretanto, pouco tem sido discutido acerca do ensino de sociologia no ensino superior. Este artigo visa contribuir para a discussão analisando o ensino das disciplinas voltadas para a prática de ensino de ciências sociais/sociologia no ensino superior, especificamente junto a licenciaturas de ciências sociais. Analisamos os projetos pedagógicos de seis cursos de ciências sociais no país, localizados em diferentes regiões, utilizando como variável os cursos cujas práticas são lecionadas por professores vinculados aos departamentos de ciências sociais/sociologia, e aqueles que são lecionados por professores das faculdades de educação. Observou-se que o recorte institucional tem implicações sobre a forma como a sociologia é lecionada, havendo uma presença mais significativa de práticas pedagógicas quando estas se encontram vinculadas aos departamentos de ciências sociais/sociologia.The debate on the teaching of sociology has been expanded in recent years, especially after the reintroduction of sociology in high school since 2008, however, little has been discussed about the teaching of sociology in higher education. This article aims to contribute to the discussion by analyzing the teaching of disciplines focused on the practice of teaching social sciences/sociology in higher education, specifically with training courses of teachers in social sciences. We analyze the pedagogical projects of six social sciences courses in the country, located in different regions, using as a variable the courses whose practices are taught by professors linked to the departments of social sciences/sociology, and those that are taught by faculty of education. It was observed that the institutional cut has implications on the way in which sociology is taught, with a more significant presence of pedagogical practices when these are linked to the departments of social sciences/sociology.application/pdfporLinhas : revista do Programa de Mestrado e Cultura. Vol. 21, n. 45 (jan./abr. 2020), p.183-204Formação de professoresSociologiaTeaching SociologyTeaching practice in social sciencesTraining of sociology teachersO ensino em sociologia como prática : diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionaisThe teaching of sociology as practice : differences and cleavages in the different institutional spacesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115444.pdf.txt001115444.pdf.txtExtracted Texttext/plain54392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213652/2/001115444.pdf.txt8c0ae35bb6f173cffdc3e11b3aa257eaMD52ORIGINAL001115444.pdfTexto completoapplication/pdf381565http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213652/1/001115444.pdfdb9fabf9a3b467120c5b3a5d61f9e0afMD5110183/2136522020-09-24 04:00:40.02389oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213652Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-09-24T07:00:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino em sociologia como prática : diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The teaching of sociology as practice : differences and cleavages in the different institutional spaces
title O ensino em sociologia como prática : diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais
spellingShingle O ensino em sociologia como prática : diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais
Oliveira, Amurabi Pereira de
Formação de professores
Sociologia
Teaching Sociology
Teaching practice in social sciences
Training of sociology teachers
title_short O ensino em sociologia como prática : diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais
title_full O ensino em sociologia como prática : diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais
title_fullStr O ensino em sociologia como prática : diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais
title_full_unstemmed O ensino em sociologia como prática : diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais
title_sort O ensino em sociologia como prática : diferenças e clivagens nos distintos espaços institucionais
author Oliveira, Amurabi Pereira de
author_facet Oliveira, Amurabi Pereira de
Silva, Rosimeri Aquino da
Nascimento, Carolina Monteiro de Castro
author_role author
author2 Silva, Rosimeri Aquino da
Nascimento, Carolina Monteiro de Castro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Amurabi Pereira de
Silva, Rosimeri Aquino da
Nascimento, Carolina Monteiro de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Sociologia
topic Formação de professores
Sociologia
Teaching Sociology
Teaching practice in social sciences
Training of sociology teachers
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching Sociology
Teaching practice in social sciences
Training of sociology teachers
description O debate sobre o ensino de sociologia tem sido ampliado nos últimos anos, especialmente após a reintrodução dessa disciplina no ensino médio a partir de 2008; entretanto, pouco tem sido discutido acerca do ensino de sociologia no ensino superior. Este artigo visa contribuir para a discussão analisando o ensino das disciplinas voltadas para a prática de ensino de ciências sociais/sociologia no ensino superior, especificamente junto a licenciaturas de ciências sociais. Analisamos os projetos pedagógicos de seis cursos de ciências sociais no país, localizados em diferentes regiões, utilizando como variável os cursos cujas práticas são lecionadas por professores vinculados aos departamentos de ciências sociais/sociologia, e aqueles que são lecionados por professores das faculdades de educação. Observou-se que o recorte institucional tem implicações sobre a forma como a sociologia é lecionada, havendo uma presença mais significativa de práticas pedagógicas quando estas se encontram vinculadas aos departamentos de ciências sociais/sociologia.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-23T04:02:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/213652
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-367X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115444
identifier_str_mv 1518-367X
001115444
url http://hdl.handle.net/10183/213652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Linhas : revista do Programa de Mestrado e Cultura. Vol. 21, n. 45 (jan./abr. 2020), p.183-204
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213652/2/001115444.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213652/1/001115444.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c0ae35bb6f173cffdc3e11b3aa257ea
db9fabf9a3b467120c5b3a5d61f9e0af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224997647155200