Exportação da soja brasileira: será o corredor bioceânico uma alternativa para o seu escoamento?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Teoria e Evidência Econômica |
Texto Completo: | https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/4248 |
Resumo: | O Brasil é um dos maiores exportadores de soja do mundo. A questão da logística de transporte dessa commodity, desde os locais de produção até os portos por onde é exportada, é considerada um entrave para o aumento da competitividade da soja brasileira no cenário mundial. Este estudo visou analisar a proposta do corredor bioceânico, considerando o escoamento de produtos agrícolas das regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil pelos portos chilenos de Antofagasta e Iquique, correlacionando o custo do frete total e o transit time total versus o cenário atual de escoamento de grãos pelos portos brasileiros do sul e sudeste. Os resultados indicam que o cenário atual de produção e exportação da soja em grãos brasileira tem uma maior viabilidade em relação ao cenário estudado – de escoamento da produção utilizando o corredor bioceânico. Entretanto, estima-se que melhorias no sistema de transporte e investimentos em infraestrutura poderiam viabilizar a utilização desse corredor alternativo na exportação de produtos perecíveis e de alto valor agregado. Palavras-chave: Demanda asiática. Escoamento de soja. Portos brasileiros. Produção agrícola. Sistemas logísticos. |
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Exportação da soja brasileira: será o corredor bioceânico uma alternativa para o seu escoamento?O Brasil é um dos maiores exportadores de soja do mundo. A questão da logística de transporte dessa commodity, desde os locais de produção até os portos por onde é exportada, é considerada um entrave para o aumento da competitividade da soja brasileira no cenário mundial. Este estudo visou analisar a proposta do corredor bioceânico, considerando o escoamento de produtos agrícolas das regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil pelos portos chilenos de Antofagasta e Iquique, correlacionando o custo do frete total e o transit time total versus o cenário atual de escoamento de grãos pelos portos brasileiros do sul e sudeste. Os resultados indicam que o cenário atual de produção e exportação da soja em grãos brasileira tem uma maior viabilidade em relação ao cenário estudado – de escoamento da produção utilizando o corredor bioceânico. Entretanto, estima-se que melhorias no sistema de transporte e investimentos em infraestrutura poderiam viabilizar a utilização desse corredor alternativo na exportação de produtos perecíveis e de alto valor agregado. Palavras-chave: Demanda asiática. Escoamento de soja. Portos brasileiros. Produção agrícola. Sistemas logísticos.UPF Editora2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/424810.5335/rtee.v17i36.4248Revista Teoria e Evidência Econômica; v. 17 n. 36 (2011): Revista Teoria e Evidência Econômica2318-84480104-0960reponame:Revista Teoria e Evidência Econômicainstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/4248/2735Silva, Roberto Fray daKawano, Bruno RógoraMores, Giana de VargasBlois, Henrique Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:22:13Zoai:seer.upf.br:article/4248Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rteePUBhttp://seer.upf.br/index.php/rtee/oai||rtee@upf.br2318-84480104-0960opendoar:2024-05-27T15:22:13Revista Teoria e Evidência Econômica - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
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