Capacidade inovativa como estratégia de mudança de posicionamento estratégico: um estudo de caso de uma empresa do ramo da refrigeração médica científca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Teoria e Evidência Econômica |
Texto Completo: | https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/8267 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo identificar as tipologias de inovação, a partir do modelo de Wang e Ahmed (2004), desenvolvidas na Biotecno, empresa indústrial que atua no setor de refrigeração médica cientifica, situada em Santa Rosa-RS, no período compreendido entre 2001 a 2016, que determinaram em mudanças de posicionamento estratégico da empresa ao longo do período objeto de análise. Trata-se de estudo de caso único, de natureza exploratória e descritiva e de abordagem qualitativa. Os períodos de mudança estratégica foram analisados mediante as três dimensões da metodologia de Pettigrew, Ferlie e Mckee (1992), contexto, conteúdo e processo, fazendo uso do modo de análise longitudinal e histórico dos procedimentos da direct research (MINTZBERG, 1979). A partir dos dados coletados pode-se classificar a organização em três períodos estratégicos. Os resultados mostraram que no primeiro período a organização apresentou uma inovação de mercado, no segundo período inovação de produto ao nível radical e incremental, bem como inovação estratégica e comportamental e o terceiro período foi constituído novamente por inovação de produto. Em termos de contribuição para os estudos de capacidades inovativas, o presente trabalho considerou uma análise longitudinal dos processos inovativos na organização objeto de estudo. Embora a análise longitudinal tenha sido pautada pela investigação com base na memória dos agentes envolvidos, identifica-se uma tentativa de aprofundamento metodológico nesse campo de investigação. Palavras chaves: Mudança estratégica, Capacidades dinâmicas, Inovação organizacional |
id |
UPF-2_5f5d20b665e21c71093a337dc235d5bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.upf.br:article/8267 |
network_acronym_str |
UPF-2 |
network_name_str |
Revista Teoria e Evidência Econômica |
repository_id_str |
|
spelling |
Capacidade inovativa como estratégia de mudança de posicionamento estratégico: um estudo de caso de uma empresa do ramo da refrigeração médica científcaEste estudo tem por objetivo identificar as tipologias de inovação, a partir do modelo de Wang e Ahmed (2004), desenvolvidas na Biotecno, empresa indústrial que atua no setor de refrigeração médica cientifica, situada em Santa Rosa-RS, no período compreendido entre 2001 a 2016, que determinaram em mudanças de posicionamento estratégico da empresa ao longo do período objeto de análise. Trata-se de estudo de caso único, de natureza exploratória e descritiva e de abordagem qualitativa. Os períodos de mudança estratégica foram analisados mediante as três dimensões da metodologia de Pettigrew, Ferlie e Mckee (1992), contexto, conteúdo e processo, fazendo uso do modo de análise longitudinal e histórico dos procedimentos da direct research (MINTZBERG, 1979). A partir dos dados coletados pode-se classificar a organização em três períodos estratégicos. Os resultados mostraram que no primeiro período a organização apresentou uma inovação de mercado, no segundo período inovação de produto ao nível radical e incremental, bem como inovação estratégica e comportamental e o terceiro período foi constituído novamente por inovação de produto. Em termos de contribuição para os estudos de capacidades inovativas, o presente trabalho considerou uma análise longitudinal dos processos inovativos na organização objeto de estudo. Embora a análise longitudinal tenha sido pautada pela investigação com base na memória dos agentes envolvidos, identifica-se uma tentativa de aprofundamento metodológico nesse campo de investigação. Palavras chaves: Mudança estratégica, Capacidades dinâmicas, Inovação organizacionalUPF Editora2018-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/826710.5335/rtee.v23i49.8267Revista Teoria e Evidência Econômica; v. 23 n. 49 (2017): REVISTA TEORIA E EVIDÊNCIA ECONÔMICA2318-84480104-0960reponame:Revista Teoria e Evidência Econômicainstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/8267/114114154Copyright (c) 2018 Revista Teoria e Evidência Econômicainfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento Welter, Clarice VepoSausen, Jorge OneideCappellari, Gabriela2018-06-12T18:01:12Zoai:seer.upf.br:article/8267Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rteePUBhttp://seer.upf.br/index.php/rtee/oai||rtee@upf.br2318-84480104-0960opendoar:2018-06-12T18:01:12Revista Teoria e Evidência Econômica - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Capacidade inovativa como estratégia de mudança de posicionamento estratégico: um estudo de caso de uma empresa do ramo da refrigeração médica científca |
title |
Capacidade inovativa como estratégia de mudança de posicionamento estratégico: um estudo de caso de uma empresa do ramo da refrigeração médica científca |
spellingShingle |
Capacidade inovativa como estratégia de mudança de posicionamento estratégico: um estudo de caso de uma empresa do ramo da refrigeração médica científca do Nascimento Welter, Clarice Vepo |
title_short |
Capacidade inovativa como estratégia de mudança de posicionamento estratégico: um estudo de caso de uma empresa do ramo da refrigeração médica científca |
title_full |
Capacidade inovativa como estratégia de mudança de posicionamento estratégico: um estudo de caso de uma empresa do ramo da refrigeração médica científca |
title_fullStr |
Capacidade inovativa como estratégia de mudança de posicionamento estratégico: um estudo de caso de uma empresa do ramo da refrigeração médica científca |
title_full_unstemmed |
Capacidade inovativa como estratégia de mudança de posicionamento estratégico: um estudo de caso de uma empresa do ramo da refrigeração médica científca |
title_sort |
Capacidade inovativa como estratégia de mudança de posicionamento estratégico: um estudo de caso de uma empresa do ramo da refrigeração médica científca |
author |
do Nascimento Welter, Clarice Vepo |
author_facet |
do Nascimento Welter, Clarice Vepo Sausen, Jorge Oneide Cappellari, Gabriela |
author_role |
author |
author2 |
Sausen, Jorge Oneide Cappellari, Gabriela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Nascimento Welter, Clarice Vepo Sausen, Jorge Oneide Cappellari, Gabriela |
description |
Este estudo tem por objetivo identificar as tipologias de inovação, a partir do modelo de Wang e Ahmed (2004), desenvolvidas na Biotecno, empresa indústrial que atua no setor de refrigeração médica cientifica, situada em Santa Rosa-RS, no período compreendido entre 2001 a 2016, que determinaram em mudanças de posicionamento estratégico da empresa ao longo do período objeto de análise. Trata-se de estudo de caso único, de natureza exploratória e descritiva e de abordagem qualitativa. Os períodos de mudança estratégica foram analisados mediante as três dimensões da metodologia de Pettigrew, Ferlie e Mckee (1992), contexto, conteúdo e processo, fazendo uso do modo de análise longitudinal e histórico dos procedimentos da direct research (MINTZBERG, 1979). A partir dos dados coletados pode-se classificar a organização em três períodos estratégicos. Os resultados mostraram que no primeiro período a organização apresentou uma inovação de mercado, no segundo período inovação de produto ao nível radical e incremental, bem como inovação estratégica e comportamental e o terceiro período foi constituído novamente por inovação de produto. Em termos de contribuição para os estudos de capacidades inovativas, o presente trabalho considerou uma análise longitudinal dos processos inovativos na organização objeto de estudo. Embora a análise longitudinal tenha sido pautada pela investigação com base na memória dos agentes envolvidos, identifica-se uma tentativa de aprofundamento metodológico nesse campo de investigação. Palavras chaves: Mudança estratégica, Capacidades dinâmicas, Inovação organizacional |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/8267 10.5335/rtee.v23i49.8267 |
url |
https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/8267 |
identifier_str_mv |
10.5335/rtee.v23i49.8267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/8267/114114154 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Teoria e Evidência Econômica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Teoria e Evidência Econômica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UPF Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UPF Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Teoria e Evidência Econômica; v. 23 n. 49 (2017): REVISTA TEORIA E EVIDÊNCIA ECONÔMICA 2318-8448 0104-0960 reponame:Revista Teoria e Evidência Econômica instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Revista Teoria e Evidência Econômica |
collection |
Revista Teoria e Evidência Econômica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Teoria e Evidência Econômica - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rtee@upf.br |
_version_ |
1800221097715564544 |