Percepção subjetiva de saúde de idosos residentes em instituições de longa permanência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomicki, Camila
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lini, Ezequiel Vitório, Picoli, Nayam Rafaela de Freitas, Cecchin, Luana, Portella, Marilene Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/5247
Resumo: A população idosa cresce vertiginosamen¬te e a demanda por serviços especializa¬dos para esse público também aumenta, o que torna importante o conhecimento acerca de como esse segmento percebe sua saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção subjetiva da saúde de idosos institucionalizados. Utilizou-se um questionário desenvolvido pelos pesquisadores, com questões objetivas de única escolha, referentes às condições sociodemográficas, clínicas e de autopercepção de saúde. Trata-se de um estudo transversal realizado em instituições de longa permanência para idosos localizadas em um município da região norte do Rio Grande do Sul, Brasil. Realizou-se análise descritiva e inferencial. Na associação entre as variáveis, utilizaram-se os testes Qui-Quadrado de Pearson ou Teste T de Student, em um nível de significância de 5%. Participaram do estudo trinta pessoas com idades ≥ 60 anos; 63,3% do sexo feminino e média de idade de 76,2 anos. Em relação à percepção subjetiva da saúde, 53,3% consideraram sua saúde como muito boa/boa. Variáveis como idade avançada, presença de comorbidades, polifarmácia e histórico de quedas não demonstraram associação com a autopercepção de saúde. Apesar da elevada presença de doenças e suas complicações, não foi possível afirmar que esses fatores afetaram a percepção subjetiva de saúde dos idosos.
id UPF-3_184b5697bfe27c46aa1898e772c237a0
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/5247
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Percepção subjetiva de saúde de idosos residentes em instituições de longa permanênciaA população idosa cresce vertiginosamen¬te e a demanda por serviços especializa¬dos para esse público também aumenta, o que torna importante o conhecimento acerca de como esse segmento percebe sua saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção subjetiva da saúde de idosos institucionalizados. Utilizou-se um questionário desenvolvido pelos pesquisadores, com questões objetivas de única escolha, referentes às condições sociodemográficas, clínicas e de autopercepção de saúde. Trata-se de um estudo transversal realizado em instituições de longa permanência para idosos localizadas em um município da região norte do Rio Grande do Sul, Brasil. Realizou-se análise descritiva e inferencial. Na associação entre as variáveis, utilizaram-se os testes Qui-Quadrado de Pearson ou Teste T de Student, em um nível de significância de 5%. Participaram do estudo trinta pessoas com idades ≥ 60 anos; 63,3% do sexo feminino e média de idade de 76,2 anos. Em relação à percepção subjetiva da saúde, 53,3% consideraram sua saúde como muito boa/boa. Variáveis como idade avançada, presença de comorbidades, polifarmácia e histórico de quedas não demonstraram associação com a autopercepção de saúde. Apesar da elevada presença de doenças e suas complicações, não foi possível afirmar que esses fatores afetaram a percepção subjetiva de saúde dos idosos.Editora UPF2016-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresEstudo Transversalapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/524710.5335/rbceh.v13i2.5247Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 13 n. 2 (2016)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/5247/pdfTomicki, CamilaLini, Ezequiel VitórioPicoli, Nayam Rafaela de FreitasCecchin, LuanaPortella, Marilene Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-09T14:37:35Zoai:seer.upf.br:article/5247Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2017-10-09T14:37:35Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção subjetiva de saúde de idosos residentes em instituições de longa permanência
title Percepção subjetiva de saúde de idosos residentes em instituições de longa permanência
spellingShingle Percepção subjetiva de saúde de idosos residentes em instituições de longa permanência
Tomicki, Camila
title_short Percepção subjetiva de saúde de idosos residentes em instituições de longa permanência
title_full Percepção subjetiva de saúde de idosos residentes em instituições de longa permanência
title_fullStr Percepção subjetiva de saúde de idosos residentes em instituições de longa permanência
title_full_unstemmed Percepção subjetiva de saúde de idosos residentes em instituições de longa permanência
title_sort Percepção subjetiva de saúde de idosos residentes em instituições de longa permanência
author Tomicki, Camila
author_facet Tomicki, Camila
Lini, Ezequiel Vitório
Picoli, Nayam Rafaela de Freitas
Cecchin, Luana
Portella, Marilene Rodrigues
author_role author
author2 Lini, Ezequiel Vitório
Picoli, Nayam Rafaela de Freitas
Cecchin, Luana
Portella, Marilene Rodrigues
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomicki, Camila
Lini, Ezequiel Vitório
Picoli, Nayam Rafaela de Freitas
Cecchin, Luana
Portella, Marilene Rodrigues
description A população idosa cresce vertiginosamen¬te e a demanda por serviços especializa¬dos para esse público também aumenta, o que torna importante o conhecimento acerca de como esse segmento percebe sua saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção subjetiva da saúde de idosos institucionalizados. Utilizou-se um questionário desenvolvido pelos pesquisadores, com questões objetivas de única escolha, referentes às condições sociodemográficas, clínicas e de autopercepção de saúde. Trata-se de um estudo transversal realizado em instituições de longa permanência para idosos localizadas em um município da região norte do Rio Grande do Sul, Brasil. Realizou-se análise descritiva e inferencial. Na associação entre as variáveis, utilizaram-se os testes Qui-Quadrado de Pearson ou Teste T de Student, em um nível de significância de 5%. Participaram do estudo trinta pessoas com idades ≥ 60 anos; 63,3% do sexo feminino e média de idade de 76,2 anos. Em relação à percepção subjetiva da saúde, 53,3% consideraram sua saúde como muito boa/boa. Variáveis como idade avançada, presença de comorbidades, polifarmácia e histórico de quedas não demonstraram associação com a autopercepção de saúde. Apesar da elevada presença de doenças e suas complicações, não foi possível afirmar que esses fatores afetaram a percepção subjetiva de saúde dos idosos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Estudo Transversal
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/5247
10.5335/rbceh.v13i2.5247
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/5247
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v13i2.5247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/5247/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 13 n. 2 (2016)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892556701696