IDOSO EM USO DE CATETER VESICAL DE DEMORA NO DOMICÍLIO: CONSTRUÇÃO DE INFOGRÁFICO ANIMADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho Gelsleuchter, Juliete
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Orlandi Honório Locks, Melissa, Stein, Mônica, Abreu de Carvalho, Anderson, Silveira de Almeida Hammerschmidt, Karina, Balbinot Reis Girondi, Juliana, Chiodelli Salum, Nádia, Medeiros, Michele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
DOI: 10.5335/rbceh.v18i3.13527
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13527
Resumo: INTRODUÇÃO: No intuito de tornar o cuidado cada vez mais tecnológico o infográfico é um meio prático e eficiente de aquisição da informação. OBJETIVO: Descrever o processo de construção de um infográfico animado educacional de orientação para os cuidados por idosos com o cateter vesical de demora no domicílio. MÉTODOS: Estudo metodológico composto por três etapas: pré-produção, produção e pós-produção. Na etapa de pré-produção foi desenvolvida a criação do roteiro a partir de revisão integrativa iniciada em março de 2020 e pesquisa de campo em uma instituição urológica de Florianópolis com aplicação de questionário com idosos ocorrido entre período de maio a julho de 2020. Ainda na etapa de Pré-Produção, foi desenvolvido a direção de arte, gravação de voz, Storyboard e o Amimatec para a junção da voz e imagens. Na etapa de produção onde se contemplou a execução da animação, seguindo as definições prévias da pré-produção. RESULTADOS: O infográfico foi composto de 65 telas e duração de 7 minutos e 35 segundos, contemplando cuidados gerais com higiene, sono e repouso, eliminações e lazer. Os idosos necessitam das orientações corretas, voltadas as demandas da terceira idade e o infográfico pode auxiliar neste processo de aprendizagem, evitando assim complicações em decorrência do manuseio inadequado do Cateter. CONCLUSÃO: Acredita-se que a construção deste infográfico auxiliará como ferramenta de orientação de educação em saúde contribuindo para o preparo dos idosos pós cirúrgicos que vão para domicilio com cateter vesical de demora, minimizando as complicações e inseguranças por parte dos mesmos e família cuidadora.
id UPF-3_1c4a2cbf820f48a50d2996bd76245c6a
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/13527
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
spelling IDOSO EM USO DE CATETER VESICAL DE DEMORA NO DOMICÍLIO: CONSTRUÇÃO DE INFOGRÁFICO ANIMADOINTRODUÇÃO: No intuito de tornar o cuidado cada vez mais tecnológico o infográfico é um meio prático e eficiente de aquisição da informação. OBJETIVO: Descrever o processo de construção de um infográfico animado educacional de orientação para os cuidados por idosos com o cateter vesical de demora no domicílio. MÉTODOS: Estudo metodológico composto por três etapas: pré-produção, produção e pós-produção. Na etapa de pré-produção foi desenvolvida a criação do roteiro a partir de revisão integrativa iniciada em março de 2020 e pesquisa de campo em uma instituição urológica de Florianópolis com aplicação de questionário com idosos ocorrido entre período de maio a julho de 2020. Ainda na etapa de Pré-Produção, foi desenvolvido a direção de arte, gravação de voz, Storyboard e o Amimatec para a junção da voz e imagens. Na etapa de produção onde se contemplou a execução da animação, seguindo as definições prévias da pré-produção. RESULTADOS: O infográfico foi composto de 65 telas e duração de 7 minutos e 35 segundos, contemplando cuidados gerais com higiene, sono e repouso, eliminações e lazer. Os idosos necessitam das orientações corretas, voltadas as demandas da terceira idade e o infográfico pode auxiliar neste processo de aprendizagem, evitando assim complicações em decorrência do manuseio inadequado do Cateter. CONCLUSÃO: Acredita-se que a construção deste infográfico auxiliará como ferramenta de orientação de educação em saúde contribuindo para o preparo dos idosos pós cirúrgicos que vão para domicilio com cateter vesical de demora, minimizando as complicações e inseguranças por parte dos mesmos e família cuidadora.Editora UPF2022-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/1352710.5335/rbceh.v18i3.13527Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 18 n. 3 (2021): Resumos da 23ª Jornada da SBGG-RS2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13527/114116424Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humanohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho Gelsleuchter, JulieteOrlandi Honório Locks, MelissaStein, MônicaAbreu de Carvalho, AndersonSilveira de Almeida Hammerschmidt, KarinaBalbinot Reis Girondi, JulianaChiodelli Salum, NádiaMedeiros, Michele2022-06-05T23:15:15Zoai:seer.upf.br:article/13527Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-06-05T23:15:15Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv IDOSO EM USO DE CATETER VESICAL DE DEMORA NO DOMICÍLIO: CONSTRUÇÃO DE INFOGRÁFICO ANIMADO
title IDOSO EM USO DE CATETER VESICAL DE DEMORA NO DOMICÍLIO: CONSTRUÇÃO DE INFOGRÁFICO ANIMADO
spellingShingle IDOSO EM USO DE CATETER VESICAL DE DEMORA NO DOMICÍLIO: CONSTRUÇÃO DE INFOGRÁFICO ANIMADO
IDOSO EM USO DE CATETER VESICAL DE DEMORA NO DOMICÍLIO: CONSTRUÇÃO DE INFOGRÁFICO ANIMADO
Coelho Gelsleuchter, Juliete
Coelho Gelsleuchter, Juliete
title_short IDOSO EM USO DE CATETER VESICAL DE DEMORA NO DOMICÍLIO: CONSTRUÇÃO DE INFOGRÁFICO ANIMADO
title_full IDOSO EM USO DE CATETER VESICAL DE DEMORA NO DOMICÍLIO: CONSTRUÇÃO DE INFOGRÁFICO ANIMADO
title_fullStr IDOSO EM USO DE CATETER VESICAL DE DEMORA NO DOMICÍLIO: CONSTRUÇÃO DE INFOGRÁFICO ANIMADO
IDOSO EM USO DE CATETER VESICAL DE DEMORA NO DOMICÍLIO: CONSTRUÇÃO DE INFOGRÁFICO ANIMADO
title_full_unstemmed IDOSO EM USO DE CATETER VESICAL DE DEMORA NO DOMICÍLIO: CONSTRUÇÃO DE INFOGRÁFICO ANIMADO
IDOSO EM USO DE CATETER VESICAL DE DEMORA NO DOMICÍLIO: CONSTRUÇÃO DE INFOGRÁFICO ANIMADO
title_sort IDOSO EM USO DE CATETER VESICAL DE DEMORA NO DOMICÍLIO: CONSTRUÇÃO DE INFOGRÁFICO ANIMADO
author Coelho Gelsleuchter, Juliete
author_facet Coelho Gelsleuchter, Juliete
Coelho Gelsleuchter, Juliete
Orlandi Honório Locks, Melissa
Stein, Mônica
Abreu de Carvalho, Anderson
Silveira de Almeida Hammerschmidt, Karina
Balbinot Reis Girondi, Juliana
Chiodelli Salum, Nádia
Medeiros, Michele
Orlandi Honório Locks, Melissa
Stein, Mônica
Abreu de Carvalho, Anderson
Silveira de Almeida Hammerschmidt, Karina
Balbinot Reis Girondi, Juliana
Chiodelli Salum, Nádia
Medeiros, Michele
author_role author
author2 Orlandi Honório Locks, Melissa
Stein, Mônica
Abreu de Carvalho, Anderson
Silveira de Almeida Hammerschmidt, Karina
Balbinot Reis Girondi, Juliana
Chiodelli Salum, Nádia
Medeiros, Michele
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho Gelsleuchter, Juliete
Orlandi Honório Locks, Melissa
Stein, Mônica
Abreu de Carvalho, Anderson
Silveira de Almeida Hammerschmidt, Karina
Balbinot Reis Girondi, Juliana
Chiodelli Salum, Nádia
Medeiros, Michele
description INTRODUÇÃO: No intuito de tornar o cuidado cada vez mais tecnológico o infográfico é um meio prático e eficiente de aquisição da informação. OBJETIVO: Descrever o processo de construção de um infográfico animado educacional de orientação para os cuidados por idosos com o cateter vesical de demora no domicílio. MÉTODOS: Estudo metodológico composto por três etapas: pré-produção, produção e pós-produção. Na etapa de pré-produção foi desenvolvida a criação do roteiro a partir de revisão integrativa iniciada em março de 2020 e pesquisa de campo em uma instituição urológica de Florianópolis com aplicação de questionário com idosos ocorrido entre período de maio a julho de 2020. Ainda na etapa de Pré-Produção, foi desenvolvido a direção de arte, gravação de voz, Storyboard e o Amimatec para a junção da voz e imagens. Na etapa de produção onde se contemplou a execução da animação, seguindo as definições prévias da pré-produção. RESULTADOS: O infográfico foi composto de 65 telas e duração de 7 minutos e 35 segundos, contemplando cuidados gerais com higiene, sono e repouso, eliminações e lazer. Os idosos necessitam das orientações corretas, voltadas as demandas da terceira idade e o infográfico pode auxiliar neste processo de aprendizagem, evitando assim complicações em decorrência do manuseio inadequado do Cateter. CONCLUSÃO: Acredita-se que a construção deste infográfico auxiliará como ferramenta de orientação de educação em saúde contribuindo para o preparo dos idosos pós cirúrgicos que vão para domicilio com cateter vesical de demora, minimizando as complicações e inseguranças por parte dos mesmos e família cuidadora.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13527
10.5335/rbceh.v18i3.13527
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13527
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v18i3.13527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13527/114116424
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 18 n. 3 (2021): Resumos da 23ª Jornada da SBGG-RS
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1822134876066807808
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5335/rbceh.v18i3.13527