PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: PERCEPÇÕES DE IDOSOS
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
Texto Completo: | http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/11939 |
Resumo: | Introdução: Alfabetização em saúde é conceituada como as habilidades cognitivas e sociais que determinam a capacidade dos indivíduos em obter acesso, compreender e usar informações em saúde para promover e manter uma boa saúde. Objetivo: Avaliar as percepções de saúde, o manejo das condições de saúde e o impacto percebido após um programa de alfabetização em saúde em idosos da atenção primária. Métodos: Estudo de intervenção, com entrevistas qualitativas de 21 idosos, realizadas no baseline e no follow up. A intervenção educativa Alfa-Saúde foi desenvolvida por uma enfermeira durante 20 semanas em uma unidade de saúde no município de Arapiraca/Alagoas. Para a organização dos dados qualitativos, o software NVivo 11.0 foi utilizado. Estudo aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 72106817.2.0000.5347). Resultados: Na análise temática, identificaram-se quatro temas principais: aumento da consciência relacionada à saúde; mudança de foco: da doença para viver bem; rede de apoio para buscar e compartilhar informação; percepções sobre os profissionais de saúde. Considerando o impacto percebido pelos participantes, os resultados foram agrupados em três temas: aprendizado sobre saúde; bem-estar pessoal e cuidado das doenças; sentimento de pertencimento a um grupo. Conclusões: O Alfa-Saúde proporcionou o desenvolvimento da alfabetização em saúde dos idosos, que apresentaram mais conhecimento para descrever as condições de saúde e estavam mais confiantes para indicar e valorizar as fontes de informação, principalmente da rede formal de saúde. Os idosos observaram o impacto e as mudanças que as informações em saúde poderiam produzir em suas vidas, ao avaliarem positivamente o Programa. |
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