A psicossomática expressa no corpo dos profissionais da educação pública simbolizando os problemas enfrentados na rede estadual
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
Texto Completo: | http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/5265 |
Resumo: | Este estudo discute as relações entre o mal--estar dos profissionais da educação e a psicossomática expressa no corpo como espaço de simbolização dos problemas enfrentados pelos professores da rede pública estadual, na região do Planalto Médio do Rio Grande do Sul. Os objetivos foram: verificar partes do corpo e idade mais vulneráveis dos professores e interpretar o simbolismo desses problemas de saúde em relação aos aspectos pessoais e profissionais. A pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa de cunho hermenêutico. Os participantes da investigação foram classificados pelas idades, de acordo com a divisão da Organização Mundial da Saúde e pelas partes do corpo afetadas. O texto traz como resultados a identificação dos problemas de saúde traumatológicos e ortopédicos, principalmente em membros inferiores, entre 46 e 60 anos de idade e o simbolismo desses problemas de saúde. No que diz respeito ao aspecto profissional, tais problemas decorrem da interação na escola, onde sofrem pressão emocional, têm excesso de trabalho e grande mobilidade, o que gera altos níveis de estresse; a problemática do mal-estar docente nos seus aspectos psicossomáticos e a necessidade de um sistema multiprofissional de apoio ao docente. |
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A psicossomática expressa no corpo dos profissionais da educação pública simbolizando os problemas enfrentados na rede estadualEste estudo discute as relações entre o mal--estar dos profissionais da educação e a psicossomática expressa no corpo como espaço de simbolização dos problemas enfrentados pelos professores da rede pública estadual, na região do Planalto Médio do Rio Grande do Sul. Os objetivos foram: verificar partes do corpo e idade mais vulneráveis dos professores e interpretar o simbolismo desses problemas de saúde em relação aos aspectos pessoais e profissionais. A pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa de cunho hermenêutico. Os participantes da investigação foram classificados pelas idades, de acordo com a divisão da Organização Mundial da Saúde e pelas partes do corpo afetadas. O texto traz como resultados a identificação dos problemas de saúde traumatológicos e ortopédicos, principalmente em membros inferiores, entre 46 e 60 anos de idade e o simbolismo desses problemas de saúde. No que diz respeito ao aspecto profissional, tais problemas decorrem da interação na escola, onde sofrem pressão emocional, têm excesso de trabalho e grande mobilidade, o que gera altos níveis de estresse; a problemática do mal-estar docente nos seus aspectos psicossomáticos e a necessidade de um sistema multiprofissional de apoio ao docente.Editora UPF2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa qualitativa hermenêuticaapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/526510.5335/rbceh.v13i3.5265Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 13 n. 3 (2016)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/5265/pdfOrmezzano, GracielaMorandini Strehl, JussaraMarek, AlexandreValente, GustavoLuza, Marceloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-01T00:37:09Zoai:seer.upf.br:article/5265Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2017-07-01T00:37:09Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
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