Idosos com transtornos mentais: intervenção psicossocial em uma Instituição de Longa Permanência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mantoani, Roberta Gulo Carlos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vasconcelos, Èrica Costa, Freitas, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3798
Resumo: O presente artigo tem como objetivo relatar uma intervenção psicossocial feita com idosos institucionalizados que envelheceram com transtornos mentais. Durante 14 semanas, foram realizadas oficinas terapêuticas com foco na estimulação cognitiva e em saídas terapêuticas, tendo como modelo o acompanhamento terapêutico. As condições socioafetivas do idoso foram analisadas, assim como realizou-se também uma análise das condições institucionais para o acolhimento do idoso. Com isso, percebeu-se uma melhora no desempenho dos participantes na realização das atividades, um maior interesse pelas atividades e melhora no desempenho socioafetivo. As saídas enriqueceram de forma vigorosa o imaginário desses sujeitos, pois eles começaram a criar novas histórias, novos trajetos em suas existências. Com os novos aprendizados, criaram novos modos de estar com as pessoas. O resultado das atividades concretizadas com os idosos confirma mais uma vez que, mesmo em condições adversas, a reabilitação psicossocial constitui um dispositivo potente na melhora da vida das pessoas em sofrimento mental. Palavras-chave: Envelhecimento. Reabilitação psicossocial. Transtornos mentais.
id UPF-3_70d1a86b74e7c42b2fe1902103820b29
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/3798
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Idosos com transtornos mentais: intervenção psicossocial em uma Instituição de Longa PermanênciaO presente artigo tem como objetivo relatar uma intervenção psicossocial feita com idosos institucionalizados que envelheceram com transtornos mentais. Durante 14 semanas, foram realizadas oficinas terapêuticas com foco na estimulação cognitiva e em saídas terapêuticas, tendo como modelo o acompanhamento terapêutico. As condições socioafetivas do idoso foram analisadas, assim como realizou-se também uma análise das condições institucionais para o acolhimento do idoso. Com isso, percebeu-se uma melhora no desempenho dos participantes na realização das atividades, um maior interesse pelas atividades e melhora no desempenho socioafetivo. As saídas enriqueceram de forma vigorosa o imaginário desses sujeitos, pois eles começaram a criar novas histórias, novos trajetos em suas existências. Com os novos aprendizados, criaram novos modos de estar com as pessoas. O resultado das atividades concretizadas com os idosos confirma mais uma vez que, mesmo em condições adversas, a reabilitação psicossocial constitui um dispositivo potente na melhora da vida das pessoas em sofrimento mental. Palavras-chave: Envelhecimento. Reabilitação psicossocial. Transtornos mentais.Editora UPF2014-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/379810.5335/rbceh.2012.3798Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 11 n. 1 (2014)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3798/pdfMantoani, Roberta Gulo CarlosVasconcelos, Èrica CostaFreitas, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:40Zoai:seer.upf.br:article/3798Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:40Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Idosos com transtornos mentais: intervenção psicossocial em uma Instituição de Longa Permanência
title Idosos com transtornos mentais: intervenção psicossocial em uma Instituição de Longa Permanência
spellingShingle Idosos com transtornos mentais: intervenção psicossocial em uma Instituição de Longa Permanência
Mantoani, Roberta Gulo Carlos
title_short Idosos com transtornos mentais: intervenção psicossocial em uma Instituição de Longa Permanência
title_full Idosos com transtornos mentais: intervenção psicossocial em uma Instituição de Longa Permanência
title_fullStr Idosos com transtornos mentais: intervenção psicossocial em uma Instituição de Longa Permanência
title_full_unstemmed Idosos com transtornos mentais: intervenção psicossocial em uma Instituição de Longa Permanência
title_sort Idosos com transtornos mentais: intervenção psicossocial em uma Instituição de Longa Permanência
author Mantoani, Roberta Gulo Carlos
author_facet Mantoani, Roberta Gulo Carlos
Vasconcelos, Èrica Costa
Freitas, Ana Paula
author_role author
author2 Vasconcelos, Èrica Costa
Freitas, Ana Paula
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mantoani, Roberta Gulo Carlos
Vasconcelos, Èrica Costa
Freitas, Ana Paula
description O presente artigo tem como objetivo relatar uma intervenção psicossocial feita com idosos institucionalizados que envelheceram com transtornos mentais. Durante 14 semanas, foram realizadas oficinas terapêuticas com foco na estimulação cognitiva e em saídas terapêuticas, tendo como modelo o acompanhamento terapêutico. As condições socioafetivas do idoso foram analisadas, assim como realizou-se também uma análise das condições institucionais para o acolhimento do idoso. Com isso, percebeu-se uma melhora no desempenho dos participantes na realização das atividades, um maior interesse pelas atividades e melhora no desempenho socioafetivo. As saídas enriqueceram de forma vigorosa o imaginário desses sujeitos, pois eles começaram a criar novas histórias, novos trajetos em suas existências. Com os novos aprendizados, criaram novos modos de estar com as pessoas. O resultado das atividades concretizadas com os idosos confirma mais uma vez que, mesmo em condições adversas, a reabilitação psicossocial constitui um dispositivo potente na melhora da vida das pessoas em sofrimento mental. Palavras-chave: Envelhecimento. Reabilitação psicossocial. Transtornos mentais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3798
10.5335/rbceh.2012.3798
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3798
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.2012.3798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3798/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 11 n. 1 (2014)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892236886017