AÇÃO DAS VITAMINAS ANTIOXIDANTES A, C E E NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eckhardt, Adriana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Blasi, Tereza Cristina, Jacques Schuch, Natielen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/10364
Resumo: Introdução: O câncer de mama é um dos mais difundidos nas mídias por ser o tipo que mais afeta a população feminina. Vários são os fatores de risco para o aparecimento do câncer de mama, dentre eles o sedentarismo, dieta, obesidade e os fatores dietéticos. O estresse oxidativo está relacionado não somente à toxicidade do tratamento da doença, mas também à própria etiologia do câncer. Sendo assim, os antioxidantes podem auxiliar tanto na prevenção do câncer de mama quanto no seu tratamento. Objetivo: O presente artigo tem por objetivo revisar os principais estudos relacionados ao papel dos antioxidantes das vitaminas A C e E no tratamento do câncer de mama. Metodologia: revisão de literatura, com buscas de artigos científicos nas bases de dados ScienceDirect, PubMed, Web of Science e na biblioteca eletrônica SciELO, a fim de identificar os trabalhos publicados e disponíveis até março de 2019, utilizando os termos indexadores: antioxidantes AND vitamina A AND vitamina C AND vitamina E AND câncer de mama. Resultados: Vários estudos realizados com mulheres em tratamento quimioterápico demonstraram efeitos positivos com a suplementação e/ou ingestão dietética desses nutrientes, emergindo assim, sua ação anticarcinogênica e antioxidante. Sendo assim, é de grande importância a orientação adequada desses nutrientes, afim de minimizar os danos e os riscos de morte causados pela doença. Conclusão: Diante deste contexto, a quimioprevenção através dessas vitaminas emerge como um importante instrumento de prevenção e controle de câncer de mama, sugerindo mecanismos de ação anticarcinogênicos e antioxidantes.
id UPF-3_711f63bdd8f0830e86e838660529128e
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/10364
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling AÇÃO DAS VITAMINAS ANTIOXIDANTES A, C E E NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMAIntrodução: O câncer de mama é um dos mais difundidos nas mídias por ser o tipo que mais afeta a população feminina. Vários são os fatores de risco para o aparecimento do câncer de mama, dentre eles o sedentarismo, dieta, obesidade e os fatores dietéticos. O estresse oxidativo está relacionado não somente à toxicidade do tratamento da doença, mas também à própria etiologia do câncer. Sendo assim, os antioxidantes podem auxiliar tanto na prevenção do câncer de mama quanto no seu tratamento. Objetivo: O presente artigo tem por objetivo revisar os principais estudos relacionados ao papel dos antioxidantes das vitaminas A C e E no tratamento do câncer de mama. Metodologia: revisão de literatura, com buscas de artigos científicos nas bases de dados ScienceDirect, PubMed, Web of Science e na biblioteca eletrônica SciELO, a fim de identificar os trabalhos publicados e disponíveis até março de 2019, utilizando os termos indexadores: antioxidantes AND vitamina A AND vitamina C AND vitamina E AND câncer de mama. Resultados: Vários estudos realizados com mulheres em tratamento quimioterápico demonstraram efeitos positivos com a suplementação e/ou ingestão dietética desses nutrientes, emergindo assim, sua ação anticarcinogênica e antioxidante. Sendo assim, é de grande importância a orientação adequada desses nutrientes, afim de minimizar os danos e os riscos de morte causados pela doença. Conclusão: Diante deste contexto, a quimioprevenção através dessas vitaminas emerge como um importante instrumento de prevenção e controle de câncer de mama, sugerindo mecanismos de ação anticarcinogênicos e antioxidantes.Editora UPF2019-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/1036410.5335/rbceh.v16i2.10364Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 16 n. 2 (2019): Resumos da 21ª Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Sucursal RS; 182317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/10364/114114983Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humanohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEckhardt, AdrianaBlasi, Tereza CristinaJacques Schuch, Natielen2020-02-06T03:03:06Zoai:seer.upf.br:article/10364Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2020-02-06T03:03:06Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv AÇÃO DAS VITAMINAS ANTIOXIDANTES A, C E E NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA
title AÇÃO DAS VITAMINAS ANTIOXIDANTES A, C E E NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA
spellingShingle AÇÃO DAS VITAMINAS ANTIOXIDANTES A, C E E NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA
Eckhardt, Adriana
title_short AÇÃO DAS VITAMINAS ANTIOXIDANTES A, C E E NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA
title_full AÇÃO DAS VITAMINAS ANTIOXIDANTES A, C E E NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA
title_fullStr AÇÃO DAS VITAMINAS ANTIOXIDANTES A, C E E NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA
title_full_unstemmed AÇÃO DAS VITAMINAS ANTIOXIDANTES A, C E E NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA
title_sort AÇÃO DAS VITAMINAS ANTIOXIDANTES A, C E E NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA
author Eckhardt, Adriana
author_facet Eckhardt, Adriana
Blasi, Tereza Cristina
Jacques Schuch, Natielen
author_role author
author2 Blasi, Tereza Cristina
Jacques Schuch, Natielen
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eckhardt, Adriana
Blasi, Tereza Cristina
Jacques Schuch, Natielen
description Introdução: O câncer de mama é um dos mais difundidos nas mídias por ser o tipo que mais afeta a população feminina. Vários são os fatores de risco para o aparecimento do câncer de mama, dentre eles o sedentarismo, dieta, obesidade e os fatores dietéticos. O estresse oxidativo está relacionado não somente à toxicidade do tratamento da doença, mas também à própria etiologia do câncer. Sendo assim, os antioxidantes podem auxiliar tanto na prevenção do câncer de mama quanto no seu tratamento. Objetivo: O presente artigo tem por objetivo revisar os principais estudos relacionados ao papel dos antioxidantes das vitaminas A C e E no tratamento do câncer de mama. Metodologia: revisão de literatura, com buscas de artigos científicos nas bases de dados ScienceDirect, PubMed, Web of Science e na biblioteca eletrônica SciELO, a fim de identificar os trabalhos publicados e disponíveis até março de 2019, utilizando os termos indexadores: antioxidantes AND vitamina A AND vitamina C AND vitamina E AND câncer de mama. Resultados: Vários estudos realizados com mulheres em tratamento quimioterápico demonstraram efeitos positivos com a suplementação e/ou ingestão dietética desses nutrientes, emergindo assim, sua ação anticarcinogênica e antioxidante. Sendo assim, é de grande importância a orientação adequada desses nutrientes, afim de minimizar os danos e os riscos de morte causados pela doença. Conclusão: Diante deste contexto, a quimioprevenção através dessas vitaminas emerge como um importante instrumento de prevenção e controle de câncer de mama, sugerindo mecanismos de ação anticarcinogênicos e antioxidantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/10364
10.5335/rbceh.v16i2.10364
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/10364
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v16i2.10364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/10364/114114983
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 16 n. 2 (2019): Resumos da 21ª Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Sucursal RS; 18
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937893402902528