ALZHEIMER, SEXUALIDADE E INSTITUCIONALIZAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Razeira, Tatiane Rocha
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gottlieb, Maria Gabriela Valle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/10268
Resumo: INTRODUÇÃO: O processo de envelhecimento produz transformações, mudanças e adaptações na vida das pessoas em diferentes aspectos. OBJETIVO: analisar a produção científica sobre a sexualidade de pessoas idosas portadoras de Alzheimer e institucionalizadas. MÉTODO: revisão integrativa de artigos publicados nos últimos 10 anos, realizada na SCIELO, LILACS e PUBMED sendo utilizados os descritores (DECs): sexuality, Alzheimer disease, institucionalization e sexuality, dementia, institucionalization. RESULTADOS: Foram encontrados 6 artigos, dos quais 2 duplicados, restando 4 artigos, publicados entre 2014 e 2017. A necessidade da construção de conhecimentos acerca das temáticas na formação dos profissionais em saúde torna-se um aspecto contribuinte para uma postura cautelosa desses profissionais em relação à expressão da sexualidade das pessoas com Alzheimer e uma questão eticamente compassiva para quem cuida¹. Quando se deparam com uma situação de expressão da sexualidade por parte dos residentes, a reação mais comum é buscar o aconselhamento de outros profissionais². Visto que muitos profissionais entendem certas manifestações como inadequadas e não sabem como lidar com tais situações³. As pessoas idosas residentes expressam sua sexualidade de várias formas, e possuem atitudes positivas em relação à sexualidade, enfatizam o caráter individual tanto do interesse quanto da expressão sexual4. CONCLUSÕES: Observa-se escassez de publicações e é preciso desenvolver as temáticas na formação para que os profissionais compreendam e atendam as perspectivas e necessidades das pessoas idosas, para que essas possam manifestar sua sexualidade sem culpabilidade, com possibilidades e fluidez.
id UPF-3_75364d97bca1be79438432a89a0cc042
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/10268
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling ALZHEIMER, SEXUALIDADE E INSTITUCIONALIZAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVAINTRODUÇÃO: O processo de envelhecimento produz transformações, mudanças e adaptações na vida das pessoas em diferentes aspectos. OBJETIVO: analisar a produção científica sobre a sexualidade de pessoas idosas portadoras de Alzheimer e institucionalizadas. MÉTODO: revisão integrativa de artigos publicados nos últimos 10 anos, realizada na SCIELO, LILACS e PUBMED sendo utilizados os descritores (DECs): sexuality, Alzheimer disease, institucionalization e sexuality, dementia, institucionalization. RESULTADOS: Foram encontrados 6 artigos, dos quais 2 duplicados, restando 4 artigos, publicados entre 2014 e 2017. A necessidade da construção de conhecimentos acerca das temáticas na formação dos profissionais em saúde torna-se um aspecto contribuinte para uma postura cautelosa desses profissionais em relação à expressão da sexualidade das pessoas com Alzheimer e uma questão eticamente compassiva para quem cuida¹. Quando se deparam com uma situação de expressão da sexualidade por parte dos residentes, a reação mais comum é buscar o aconselhamento de outros profissionais². Visto que muitos profissionais entendem certas manifestações como inadequadas e não sabem como lidar com tais situações³. As pessoas idosas residentes expressam sua sexualidade de várias formas, e possuem atitudes positivas em relação à sexualidade, enfatizam o caráter individual tanto do interesse quanto da expressão sexual4. CONCLUSÕES: Observa-se escassez de publicações e é preciso desenvolver as temáticas na formação para que os profissionais compreendam e atendam as perspectivas e necessidades das pessoas idosas, para que essas possam manifestar sua sexualidade sem culpabilidade, com possibilidades e fluidez.Editora UPF2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/1026810.5335/rbceh.v16i2.10268Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 16 n. 2 (2019): Resumos da 21ª Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Sucursal RS; 612317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/10268/114115022Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humanohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRazeira, Tatiane RochaGottlieb, Maria Gabriela Valle2020-02-06T03:03:06Zoai:seer.upf.br:article/10268Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2020-02-06T03:03:06Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv ALZHEIMER, SEXUALIDADE E INSTITUCIONALIZAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title ALZHEIMER, SEXUALIDADE E INSTITUCIONALIZAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
spellingShingle ALZHEIMER, SEXUALIDADE E INSTITUCIONALIZAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Razeira, Tatiane Rocha
title_short ALZHEIMER, SEXUALIDADE E INSTITUCIONALIZAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_full ALZHEIMER, SEXUALIDADE E INSTITUCIONALIZAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_fullStr ALZHEIMER, SEXUALIDADE E INSTITUCIONALIZAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_full_unstemmed ALZHEIMER, SEXUALIDADE E INSTITUCIONALIZAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_sort ALZHEIMER, SEXUALIDADE E INSTITUCIONALIZAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
author Razeira, Tatiane Rocha
author_facet Razeira, Tatiane Rocha
Gottlieb, Maria Gabriela Valle
author_role author
author2 Gottlieb, Maria Gabriela Valle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Razeira, Tatiane Rocha
Gottlieb, Maria Gabriela Valle
description INTRODUÇÃO: O processo de envelhecimento produz transformações, mudanças e adaptações na vida das pessoas em diferentes aspectos. OBJETIVO: analisar a produção científica sobre a sexualidade de pessoas idosas portadoras de Alzheimer e institucionalizadas. MÉTODO: revisão integrativa de artigos publicados nos últimos 10 anos, realizada na SCIELO, LILACS e PUBMED sendo utilizados os descritores (DECs): sexuality, Alzheimer disease, institucionalization e sexuality, dementia, institucionalization. RESULTADOS: Foram encontrados 6 artigos, dos quais 2 duplicados, restando 4 artigos, publicados entre 2014 e 2017. A necessidade da construção de conhecimentos acerca das temáticas na formação dos profissionais em saúde torna-se um aspecto contribuinte para uma postura cautelosa desses profissionais em relação à expressão da sexualidade das pessoas com Alzheimer e uma questão eticamente compassiva para quem cuida¹. Quando se deparam com uma situação de expressão da sexualidade por parte dos residentes, a reação mais comum é buscar o aconselhamento de outros profissionais². Visto que muitos profissionais entendem certas manifestações como inadequadas e não sabem como lidar com tais situações³. As pessoas idosas residentes expressam sua sexualidade de várias formas, e possuem atitudes positivas em relação à sexualidade, enfatizam o caráter individual tanto do interesse quanto da expressão sexual4. CONCLUSÕES: Observa-se escassez de publicações e é preciso desenvolver as temáticas na formação para que os profissionais compreendam e atendam as perspectivas e necessidades das pessoas idosas, para que essas possam manifestar sua sexualidade sem culpabilidade, com possibilidades e fluidez.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/10268
10.5335/rbceh.v16i2.10268
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/10268
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v16i2.10268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/10268/114115022
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 16 n. 2 (2019): Resumos da 21ª Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Sucursal RS; 61
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937893365153792