Canto coral melhora sintomas vocais em idosos saudáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassol, Mauriceia
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Bós, Ângelo José Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/76
Resumo: Esta pesquisa avaliou modificações de sintomas vocais em indivíduos idosos no período de dois anos de atividade em canto coral. A amostra consistiu de 44 indivíduos idosos, acima de sessenta anos, de ambos os sexos, sem experiência prévia recente, mas dispostos a participar de atividades de canto coral. Os sintomas vocais foram avaliados em quatro das etapas do trabalho (avaliação inicial, pós-8 meses, pós-férias e pós-21 meses) por meio da aplicação de um questionário contendo 14 perguntas referentes à voz. O qui-quadrado foi calculado para testar a distribuição dos participantes que referiram ou não determinado sintoma (prevalências) nas quatro avaliações. Os resultados da avaliação aos oito meses foram comparados com a avaliação inicial para observar o efeito da atividade de canto coral ao longo desse período, através do teste Z para proporções. Os resultados da avaliação aos oito meses foram comparados com a avaliação aos 21 meses, para observar o efeito do canto coral no segundo ano de atividade vocal dos sujeitos desta pesquisa, através do teste Z para proporções. Comprovando nossa hipótese, de que as atividades de canto coral melhorariam os sintomas vocais, observou-se diminuição gradual dos sintomas detectados inicialmente ao longo da atividade no canto coral. A partir das mudanças observadas nas vozes de indivíduos idosos ao longo das avaliações, conclui-se que o programa do canto coral foi efetivo e proporcionou a obtenção de melhora.
id UPF-3_9dc7637d4774d168c7f4b10f13e5c631
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/76
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Canto coral melhora sintomas vocais em idosos saudáveisEsta pesquisa avaliou modificações de sintomas vocais em indivíduos idosos no período de dois anos de atividade em canto coral. A amostra consistiu de 44 indivíduos idosos, acima de sessenta anos, de ambos os sexos, sem experiência prévia recente, mas dispostos a participar de atividades de canto coral. Os sintomas vocais foram avaliados em quatro das etapas do trabalho (avaliação inicial, pós-8 meses, pós-férias e pós-21 meses) por meio da aplicação de um questionário contendo 14 perguntas referentes à voz. O qui-quadrado foi calculado para testar a distribuição dos participantes que referiram ou não determinado sintoma (prevalências) nas quatro avaliações. Os resultados da avaliação aos oito meses foram comparados com a avaliação inicial para observar o efeito da atividade de canto coral ao longo desse período, através do teste Z para proporções. Os resultados da avaliação aos oito meses foram comparados com a avaliação aos 21 meses, para observar o efeito do canto coral no segundo ano de atividade vocal dos sujeitos desta pesquisa, através do teste Z para proporções. Comprovando nossa hipótese, de que as atividades de canto coral melhorariam os sintomas vocais, observou-se diminuição gradual dos sintomas detectados inicialmente ao longo da atividade no canto coral. A partir das mudanças observadas nas vozes de indivíduos idosos ao longo das avaliações, conclui-se que o programa do canto coral foi efetivo e proporcionou a obtenção de melhora.Editora UPF2006-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/7610.5335/rbceh.2012.76Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 3 n. 2 (2006)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/76/72Cassol, MauriceiaBós, Ângelo José Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:23Zoai:seer.upf.br:article/76Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:23Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Canto coral melhora sintomas vocais em idosos saudáveis
title Canto coral melhora sintomas vocais em idosos saudáveis
spellingShingle Canto coral melhora sintomas vocais em idosos saudáveis
Cassol, Mauriceia
title_short Canto coral melhora sintomas vocais em idosos saudáveis
title_full Canto coral melhora sintomas vocais em idosos saudáveis
title_fullStr Canto coral melhora sintomas vocais em idosos saudáveis
title_full_unstemmed Canto coral melhora sintomas vocais em idosos saudáveis
title_sort Canto coral melhora sintomas vocais em idosos saudáveis
author Cassol, Mauriceia
author_facet Cassol, Mauriceia
Bós, Ângelo José Gonçalves
author_role author
author2 Bós, Ângelo José Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassol, Mauriceia
Bós, Ângelo José Gonçalves
description Esta pesquisa avaliou modificações de sintomas vocais em indivíduos idosos no período de dois anos de atividade em canto coral. A amostra consistiu de 44 indivíduos idosos, acima de sessenta anos, de ambos os sexos, sem experiência prévia recente, mas dispostos a participar de atividades de canto coral. Os sintomas vocais foram avaliados em quatro das etapas do trabalho (avaliação inicial, pós-8 meses, pós-férias e pós-21 meses) por meio da aplicação de um questionário contendo 14 perguntas referentes à voz. O qui-quadrado foi calculado para testar a distribuição dos participantes que referiram ou não determinado sintoma (prevalências) nas quatro avaliações. Os resultados da avaliação aos oito meses foram comparados com a avaliação inicial para observar o efeito da atividade de canto coral ao longo desse período, através do teste Z para proporções. Os resultados da avaliação aos oito meses foram comparados com a avaliação aos 21 meses, para observar o efeito do canto coral no segundo ano de atividade vocal dos sujeitos desta pesquisa, através do teste Z para proporções. Comprovando nossa hipótese, de que as atividades de canto coral melhorariam os sintomas vocais, observou-se diminuição gradual dos sintomas detectados inicialmente ao longo da atividade no canto coral. A partir das mudanças observadas nas vozes de indivíduos idosos ao longo das avaliações, conclui-se que o programa do canto coral foi efetivo e proporcionou a obtenção de melhora.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/76
10.5335/rbceh.2012.76
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/76
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.2012.76
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/76/72
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 3 n. 2 (2006)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937890972303361