O grau de dependência e características de pessoas idosas institucionalizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aires, Marinês
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Paz, Adriana Aparecida, Perosa, Cleci Terezinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/79
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar as características demográficas, socioeconômicas, comportamentais, situação de saúde e o grau de dependência de pessoas idosas de uma instituição geriátrica. Foi realizada análise descritiva, contemplando uma abordagem quantitativa. O campo de estudo foi uma instituição geriátrica situada na região Norte do estado do Rio Grande do Sul, onde foram abordadas as pessoas com idade ≥ sessenta anos. Os dados foram digitados no banco de dados do programa EPI Info 2002, sendo posteriormente analisados pela estatística descritiva. Os dados preliminares apontam a prevalência do sexo feminino, tendo uma maior representatividade a faixa etária de 70 a 79 anos; na sua totalidade, estes são viúvos ou solteiros e não concluíram o ensino fundamental. Em relação ao grau de dependência para as atividades básicas da vida diária (AVDs), prevaleceu a condição de independentes, tanto quanto para as atividades instrumentais da vida diária (AIVDs) a dependência foi considerada parcial ou total. Esta investigação tem o objetivo de contribuir para o avanço do conhecimento na área de atenção ao idoso, bem como de oportunizar o aperfeiçoamento do cuidado prestado, assim como o fornecimento de subsídios aos acadêmicos de enfermagem para atuar nesses espaços sociais de cuidado ao idoso.
id UPF-3_ada0191ce27f85931b2711ab648d61b4
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/79
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling O grau de dependência e características de pessoas idosas institucionalizadasO objetivo deste estudo foi identificar as características demográficas, socioeconômicas, comportamentais, situação de saúde e o grau de dependência de pessoas idosas de uma instituição geriátrica. Foi realizada análise descritiva, contemplando uma abordagem quantitativa. O campo de estudo foi uma instituição geriátrica situada na região Norte do estado do Rio Grande do Sul, onde foram abordadas as pessoas com idade ≥ sessenta anos. Os dados foram digitados no banco de dados do programa EPI Info 2002, sendo posteriormente analisados pela estatística descritiva. Os dados preliminares apontam a prevalência do sexo feminino, tendo uma maior representatividade a faixa etária de 70 a 79 anos; na sua totalidade, estes são viúvos ou solteiros e não concluíram o ensino fundamental. Em relação ao grau de dependência para as atividades básicas da vida diária (AVDs), prevaleceu a condição de independentes, tanto quanto para as atividades instrumentais da vida diária (AIVDs) a dependência foi considerada parcial ou total. Esta investigação tem o objetivo de contribuir para o avanço do conhecimento na área de atenção ao idoso, bem como de oportunizar o aperfeiçoamento do cuidado prestado, assim como o fornecimento de subsídios aos acadêmicos de enfermagem para atuar nesses espaços sociais de cuidado ao idoso.Editora UPF2006-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/7910.5335/rbceh.2012.79Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 3 n. 2 (2006)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/79/75Aires, MarinêsPaz, Adriana AparecidaPerosa, Cleci Terezinhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:23Zoai:seer.upf.br:article/79Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:23Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv O grau de dependência e características de pessoas idosas institucionalizadas
title O grau de dependência e características de pessoas idosas institucionalizadas
spellingShingle O grau de dependência e características de pessoas idosas institucionalizadas
Aires, Marinês
title_short O grau de dependência e características de pessoas idosas institucionalizadas
title_full O grau de dependência e características de pessoas idosas institucionalizadas
title_fullStr O grau de dependência e características de pessoas idosas institucionalizadas
title_full_unstemmed O grau de dependência e características de pessoas idosas institucionalizadas
title_sort O grau de dependência e características de pessoas idosas institucionalizadas
author Aires, Marinês
author_facet Aires, Marinês
Paz, Adriana Aparecida
Perosa, Cleci Terezinha
author_role author
author2 Paz, Adriana Aparecida
Perosa, Cleci Terezinha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aires, Marinês
Paz, Adriana Aparecida
Perosa, Cleci Terezinha
description O objetivo deste estudo foi identificar as características demográficas, socioeconômicas, comportamentais, situação de saúde e o grau de dependência de pessoas idosas de uma instituição geriátrica. Foi realizada análise descritiva, contemplando uma abordagem quantitativa. O campo de estudo foi uma instituição geriátrica situada na região Norte do estado do Rio Grande do Sul, onde foram abordadas as pessoas com idade ≥ sessenta anos. Os dados foram digitados no banco de dados do programa EPI Info 2002, sendo posteriormente analisados pela estatística descritiva. Os dados preliminares apontam a prevalência do sexo feminino, tendo uma maior representatividade a faixa etária de 70 a 79 anos; na sua totalidade, estes são viúvos ou solteiros e não concluíram o ensino fundamental. Em relação ao grau de dependência para as atividades básicas da vida diária (AVDs), prevaleceu a condição de independentes, tanto quanto para as atividades instrumentais da vida diária (AIVDs) a dependência foi considerada parcial ou total. Esta investigação tem o objetivo de contribuir para o avanço do conhecimento na área de atenção ao idoso, bem como de oportunizar o aperfeiçoamento do cuidado prestado, assim como o fornecimento de subsídios aos acadêmicos de enfermagem para atuar nesses espaços sociais de cuidado ao idoso.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/79
10.5335/rbceh.2012.79
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/79
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.2012.79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/79/75
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 3 n. 2 (2006)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937890977546240