Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Renato Xavier
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rodrigues, Juliana Maria, Acosta, Marco Aurelio de Figueiredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3288
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a participação dos idosos em programas de educação de jovens e adultos na cidade de Santa Maria/RS, com o intuito de identificar quais motivos levaram o idoso a voltar ou a começar estudar; conhecer como se sente o educando idoso; reconhecer a percepção dos professores de alunos idosos; e analisar a participação do idoso em sala de aula. Desenvolveu-se um estudo descritivo de cunho qualitativo, por meio de entrevistas e observações com os idosos e seus professores. Participaram do estudo quatro professores e 13 idosos. Por meio dos resultados, observou-se que os motivos que os levaram à escola são a busca da independência, da autonomia e da liberdade, condições que estão associadas ao ato de ler e escrever. A socialização também é um dos principais motivos que levou esses idosos a engajarem-se na EJA. Quanto aos professores, identificou-se que nenhum dos quatro entrevistados afirmou ter tido preparação específica sobre o envelhecimento, ou para trabalhar com pessoas mais velhas, baseando sua prática na experiência pregressa. Portanto, destaca-se a importância de uma aproximação entre universidade e escola com o intuito de preparar esses professores para essa realidade. Assim, a participação efetiva do idoso na escola pode se constituir, num primeiro passo, para uma tomada de consciência de um ser que cresceu e desenvolveu-se como mero expectador de sua própria vida. Palavras-chave: Educação. Envelhecimento. Escola.
id UPF-3_da97b259bb1e9ff5ed03b679c15b97f0
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/3288
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultosO presente estudo teve como objetivo analisar a participação dos idosos em programas de educação de jovens e adultos na cidade de Santa Maria/RS, com o intuito de identificar quais motivos levaram o idoso a voltar ou a começar estudar; conhecer como se sente o educando idoso; reconhecer a percepção dos professores de alunos idosos; e analisar a participação do idoso em sala de aula. Desenvolveu-se um estudo descritivo de cunho qualitativo, por meio de entrevistas e observações com os idosos e seus professores. Participaram do estudo quatro professores e 13 idosos. Por meio dos resultados, observou-se que os motivos que os levaram à escola são a busca da independência, da autonomia e da liberdade, condições que estão associadas ao ato de ler e escrever. A socialização também é um dos principais motivos que levou esses idosos a engajarem-se na EJA. Quanto aos professores, identificou-se que nenhum dos quatro entrevistados afirmou ter tido preparação específica sobre o envelhecimento, ou para trabalhar com pessoas mais velhas, baseando sua prática na experiência pregressa. Portanto, destaca-se a importância de uma aproximação entre universidade e escola com o intuito de preparar esses professores para essa realidade. Assim, a participação efetiva do idoso na escola pode se constituir, num primeiro passo, para uma tomada de consciência de um ser que cresceu e desenvolveu-se como mero expectador de sua própria vida. Palavras-chave: Educação. Envelhecimento. Escola.Editora UPF2014-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresDescritivo; Qualitativoapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/328810.5335/rbceh.2012.3288Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 11 n. 1 (2014)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3288/pdfCoutinho, Renato XavierRodrigues, Juliana MariaAcosta, Marco Aurelio de Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:39Zoai:seer.upf.br:article/3288Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:39Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos
title Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos
spellingShingle Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos
Coutinho, Renato Xavier
title_short Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos
title_full Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos
title_fullStr Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos
title_sort Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos
author Coutinho, Renato Xavier
author_facet Coutinho, Renato Xavier
Rodrigues, Juliana Maria
Acosta, Marco Aurelio de Figueiredo
author_role author
author2 Rodrigues, Juliana Maria
Acosta, Marco Aurelio de Figueiredo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Renato Xavier
Rodrigues, Juliana Maria
Acosta, Marco Aurelio de Figueiredo
description O presente estudo teve como objetivo analisar a participação dos idosos em programas de educação de jovens e adultos na cidade de Santa Maria/RS, com o intuito de identificar quais motivos levaram o idoso a voltar ou a começar estudar; conhecer como se sente o educando idoso; reconhecer a percepção dos professores de alunos idosos; e analisar a participação do idoso em sala de aula. Desenvolveu-se um estudo descritivo de cunho qualitativo, por meio de entrevistas e observações com os idosos e seus professores. Participaram do estudo quatro professores e 13 idosos. Por meio dos resultados, observou-se que os motivos que os levaram à escola são a busca da independência, da autonomia e da liberdade, condições que estão associadas ao ato de ler e escrever. A socialização também é um dos principais motivos que levou esses idosos a engajarem-se na EJA. Quanto aos professores, identificou-se que nenhum dos quatro entrevistados afirmou ter tido preparação específica sobre o envelhecimento, ou para trabalhar com pessoas mais velhas, baseando sua prática na experiência pregressa. Portanto, destaca-se a importância de uma aproximação entre universidade e escola com o intuito de preparar esses professores para essa realidade. Assim, a participação efetiva do idoso na escola pode se constituir, num primeiro passo, para uma tomada de consciência de um ser que cresceu e desenvolveu-se como mero expectador de sua própria vida. Palavras-chave: Educação. Envelhecimento. Escola.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Descritivo; Qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3288
10.5335/rbceh.2012.3288
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3288
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.2012.3288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3288/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 11 n. 1 (2014)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892222205952