Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
Texto Completo: | http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3288 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar a participação dos idosos em programas de educação de jovens e adultos na cidade de Santa Maria/RS, com o intuito de identificar quais motivos levaram o idoso a voltar ou a começar estudar; conhecer como se sente o educando idoso; reconhecer a percepção dos professores de alunos idosos; e analisar a participação do idoso em sala de aula. Desenvolveu-se um estudo descritivo de cunho qualitativo, por meio de entrevistas e observações com os idosos e seus professores. Participaram do estudo quatro professores e 13 idosos. Por meio dos resultados, observou-se que os motivos que os levaram à escola são a busca da independência, da autonomia e da liberdade, condições que estão associadas ao ato de ler e escrever. A socialização também é um dos principais motivos que levou esses idosos a engajarem-se na EJA. Quanto aos professores, identificou-se que nenhum dos quatro entrevistados afirmou ter tido preparação específica sobre o envelhecimento, ou para trabalhar com pessoas mais velhas, baseando sua prática na experiência pregressa. Portanto, destaca-se a importância de uma aproximação entre universidade e escola com o intuito de preparar esses professores para essa realidade. Assim, a participação efetiva do idoso na escola pode se constituir, num primeiro passo, para uma tomada de consciência de um ser que cresceu e desenvolveu-se como mero expectador de sua própria vida. Palavras-chave: Educação. Envelhecimento. Escola. |
id |
UPF-3_da97b259bb1e9ff5ed03b679c15b97f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.upf.br:article/3288 |
network_acronym_str |
UPF-3 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultosO presente estudo teve como objetivo analisar a participação dos idosos em programas de educação de jovens e adultos na cidade de Santa Maria/RS, com o intuito de identificar quais motivos levaram o idoso a voltar ou a começar estudar; conhecer como se sente o educando idoso; reconhecer a percepção dos professores de alunos idosos; e analisar a participação do idoso em sala de aula. Desenvolveu-se um estudo descritivo de cunho qualitativo, por meio de entrevistas e observações com os idosos e seus professores. Participaram do estudo quatro professores e 13 idosos. Por meio dos resultados, observou-se que os motivos que os levaram à escola são a busca da independência, da autonomia e da liberdade, condições que estão associadas ao ato de ler e escrever. A socialização também é um dos principais motivos que levou esses idosos a engajarem-se na EJA. Quanto aos professores, identificou-se que nenhum dos quatro entrevistados afirmou ter tido preparação específica sobre o envelhecimento, ou para trabalhar com pessoas mais velhas, baseando sua prática na experiência pregressa. Portanto, destaca-se a importância de uma aproximação entre universidade e escola com o intuito de preparar esses professores para essa realidade. Assim, a participação efetiva do idoso na escola pode se constituir, num primeiro passo, para uma tomada de consciência de um ser que cresceu e desenvolveu-se como mero expectador de sua própria vida. Palavras-chave: Educação. Envelhecimento. Escola.Editora UPF2014-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresDescritivo; Qualitativoapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/328810.5335/rbceh.2012.3288Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 11 n. 1 (2014)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3288/pdfCoutinho, Renato XavierRodrigues, Juliana MariaAcosta, Marco Aurelio de Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:39Zoai:seer.upf.br:article/3288Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:39Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos |
title |
Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos Coutinho, Renato Xavier |
title_short |
Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos |
title_full |
Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos |
title_sort |
Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos |
author |
Coutinho, Renato Xavier |
author_facet |
Coutinho, Renato Xavier Rodrigues, Juliana Maria Acosta, Marco Aurelio de Figueiredo |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Juliana Maria Acosta, Marco Aurelio de Figueiredo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Renato Xavier Rodrigues, Juliana Maria Acosta, Marco Aurelio de Figueiredo |
description |
O presente estudo teve como objetivo analisar a participação dos idosos em programas de educação de jovens e adultos na cidade de Santa Maria/RS, com o intuito de identificar quais motivos levaram o idoso a voltar ou a começar estudar; conhecer como se sente o educando idoso; reconhecer a percepção dos professores de alunos idosos; e analisar a participação do idoso em sala de aula. Desenvolveu-se um estudo descritivo de cunho qualitativo, por meio de entrevistas e observações com os idosos e seus professores. Participaram do estudo quatro professores e 13 idosos. Por meio dos resultados, observou-se que os motivos que os levaram à escola são a busca da independência, da autonomia e da liberdade, condições que estão associadas ao ato de ler e escrever. A socialização também é um dos principais motivos que levou esses idosos a engajarem-se na EJA. Quanto aos professores, identificou-se que nenhum dos quatro entrevistados afirmou ter tido preparação específica sobre o envelhecimento, ou para trabalhar com pessoas mais velhas, baseando sua prática na experiência pregressa. Portanto, destaca-se a importância de uma aproximação entre universidade e escola com o intuito de preparar esses professores para essa realidade. Assim, a participação efetiva do idoso na escola pode se constituir, num primeiro passo, para uma tomada de consciência de um ser que cresceu e desenvolveu-se como mero expectador de sua própria vida. Palavras-chave: Educação. Envelhecimento. Escola. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares Descritivo; Qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3288 10.5335/rbceh.2012.3288 |
url |
http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3288 |
identifier_str_mv |
10.5335/rbceh.2012.3288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3288/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UPF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UPF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 11 n. 1 (2014) 2317-6695 1679-7930 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br |
_version_ |
1748937892222205952 |