Prevalência de anemia em idosos internados em enfermarias gerais de um hospital universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muñoz, Rilva Lopes de Sousa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sousa, Graziela Batista de, Lucena, Germana Ribeiro de, Grigório, Mayara Cardoso, Etto, Leina Yukari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/5424
Resumo: A anemia representa um problema de saúde pública para a população idosa, pois atua negativamente, sobretudo no contexto de hospitalização. Sua prevalência não está clara na literatura em virtude de resultados discrepantes. Os objetivos deste estudo foram avaliar a prevalência de anemia em idosos internados em enfermarias de clínica médica de um hospital universitário brasileiro, assim como determinar a classificação morfológica da anemia e sua distribuição de acordo com a faixa de idade e o sexo. Realizou-se um estudo observacional e transversal envolvendo amostra de cem pacientes com 60 anos ou mais, que se encontravam internados no período. O padrão de referência para diagnóstico de anemia foi o nível de hemoglobina (Hb) abaixo de 12 g/dL para mulheres e 13 g/dL para homens. Anemia leve foi considerada entre esses valores e 10 g/dL. A classificação morfológica da anemia foi feita por meio do volume corpuscular médio, da concentração de hemoglobina corpuscular média e do índice de anisocitose eritrocitária. A média de idade foi 70,7 (±7,2) anos, e 54% da amostra era do sexo masculino. A prevalência de anemia foi de 84%, entre ambos os sexos, normocítica e normocrômica em 63% dos casos, 41,6% leve e 27,4% com anisocitose. Não houve diferença na prevalência de anemia quanto à idade e ao sexo. Conclui-se que a prevalência de anemia em idosos internados em enfermarias clínicas gerais foi elevada, sendo mais frequente a anemia leve e normocítica.
id UPF-3_e1312a0759922907a08afa7b27eb79fe
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/5424
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Prevalência de anemia em idosos internados em enfermarias gerais de um hospital universitárioA anemia representa um problema de saúde pública para a população idosa, pois atua negativamente, sobretudo no contexto de hospitalização. Sua prevalência não está clara na literatura em virtude de resultados discrepantes. Os objetivos deste estudo foram avaliar a prevalência de anemia em idosos internados em enfermarias de clínica médica de um hospital universitário brasileiro, assim como determinar a classificação morfológica da anemia e sua distribuição de acordo com a faixa de idade e o sexo. Realizou-se um estudo observacional e transversal envolvendo amostra de cem pacientes com 60 anos ou mais, que se encontravam internados no período. O padrão de referência para diagnóstico de anemia foi o nível de hemoglobina (Hb) abaixo de 12 g/dL para mulheres e 13 g/dL para homens. Anemia leve foi considerada entre esses valores e 10 g/dL. A classificação morfológica da anemia foi feita por meio do volume corpuscular médio, da concentração de hemoglobina corpuscular média e do índice de anisocitose eritrocitária. A média de idade foi 70,7 (±7,2) anos, e 54% da amostra era do sexo masculino. A prevalência de anemia foi de 84%, entre ambos os sexos, normocítica e normocrômica em 63% dos casos, 41,6% leve e 27,4% com anisocitose. Não houve diferença na prevalência de anemia quanto à idade e ao sexo. Conclui-se que a prevalência de anemia em idosos internados em enfermarias clínicas gerais foi elevada, sendo mais frequente a anemia leve e normocítica.Editora UPF2016-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/542410.5335/rbceh.v13i1.5424Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 13 n. 1 (2016)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/5424/pdfMuñoz, Rilva Lopes de SousaSousa, Graziela Batista deLucena, Germana Ribeiro deGrigório, Mayara CardosoEtto, Leina Yukariinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-18T16:59:39Zoai:seer.upf.br:article/5424Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2017-01-18T16:59:39Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Prevalência de anemia em idosos internados em enfermarias gerais de um hospital universitário
title Prevalência de anemia em idosos internados em enfermarias gerais de um hospital universitário
spellingShingle Prevalência de anemia em idosos internados em enfermarias gerais de um hospital universitário
Muñoz, Rilva Lopes de Sousa
title_short Prevalência de anemia em idosos internados em enfermarias gerais de um hospital universitário
title_full Prevalência de anemia em idosos internados em enfermarias gerais de um hospital universitário
title_fullStr Prevalência de anemia em idosos internados em enfermarias gerais de um hospital universitário
title_full_unstemmed Prevalência de anemia em idosos internados em enfermarias gerais de um hospital universitário
title_sort Prevalência de anemia em idosos internados em enfermarias gerais de um hospital universitário
author Muñoz, Rilva Lopes de Sousa
author_facet Muñoz, Rilva Lopes de Sousa
Sousa, Graziela Batista de
Lucena, Germana Ribeiro de
Grigório, Mayara Cardoso
Etto, Leina Yukari
author_role author
author2 Sousa, Graziela Batista de
Lucena, Germana Ribeiro de
Grigório, Mayara Cardoso
Etto, Leina Yukari
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muñoz, Rilva Lopes de Sousa
Sousa, Graziela Batista de
Lucena, Germana Ribeiro de
Grigório, Mayara Cardoso
Etto, Leina Yukari
description A anemia representa um problema de saúde pública para a população idosa, pois atua negativamente, sobretudo no contexto de hospitalização. Sua prevalência não está clara na literatura em virtude de resultados discrepantes. Os objetivos deste estudo foram avaliar a prevalência de anemia em idosos internados em enfermarias de clínica médica de um hospital universitário brasileiro, assim como determinar a classificação morfológica da anemia e sua distribuição de acordo com a faixa de idade e o sexo. Realizou-se um estudo observacional e transversal envolvendo amostra de cem pacientes com 60 anos ou mais, que se encontravam internados no período. O padrão de referência para diagnóstico de anemia foi o nível de hemoglobina (Hb) abaixo de 12 g/dL para mulheres e 13 g/dL para homens. Anemia leve foi considerada entre esses valores e 10 g/dL. A classificação morfológica da anemia foi feita por meio do volume corpuscular médio, da concentração de hemoglobina corpuscular média e do índice de anisocitose eritrocitária. A média de idade foi 70,7 (±7,2) anos, e 54% da amostra era do sexo masculino. A prevalência de anemia foi de 84%, entre ambos os sexos, normocítica e normocrômica em 63% dos casos, 41,6% leve e 27,4% com anisocitose. Não houve diferença na prevalência de anemia quanto à idade e ao sexo. Conclui-se que a prevalência de anemia em idosos internados em enfermarias clínicas gerais foi elevada, sendo mais frequente a anemia leve e normocítica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/5424
10.5335/rbceh.v13i1.5424
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/5424
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v13i1.5424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/5424/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 13 n. 1 (2016)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892561944576