BARREIRAS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA ON-LINE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias Possamai, Vanessa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cardoso da Silva, Priscilla, Faria Borges, Lúcia, Kruger Gonçalves, Andrea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13618
Resumo: INTRODUÇÃO: A pandemia COVID-19 impactou a vida da população idosa em diferentes aspectos, entre eles, o comportamento frente à realização de atividade física. Com o distanciamento social, os locais de sua prática foram adaptados do formato presencial para o formato virtual, implicando na adesão ou não à prática de atividade física. OBJETIVO: Analisar as barreiras para não adesão a um programa on-line de atividade física para idosos na pandemia de COVID-19. MÉTODOS: Estudo descritivo observacional com 222 idosos participantes de um programa de extensão universitária presencial com média de idade de 75±7 anos. Foi aplicado um questionário on-line, enviado via aplicativo WhatsApp, com questões sobre a inserção no programa. As respostas foram analisadas por agrupamentos e categorizadas, posteriormente, foi realizada a distribuição de frequência e percentual. Comitê de Ética-Universidade(nº39.373). RESULTADOS: Dos 222 idosos, 57%(n=127) aderiram às aulas on-line e 43%(n= 95) não aderiram. As principais barreiras para a não adesão foram 6,3%(n=6) limitação de tempo, 8,4% (n=8) opção individual, 7,3%(n=7) ausência de conhecimento das aulas on-line, 14,7%(n=14) preferências pelas aulas presenciais e pouca de motivação, 23,2%(n=22) falta de interesse na tecnologia (facebook) associado a limitação a internet, 17,9%(n=17) problemas de saúde e/ou dor e 22,2%(n=21) não justificaram. CONCLUSÃO: As principais barreiras encontradas estão associadas a falta de interesse e limitações quanto ao uso da internet/tecnologia. Reforçando a dificuldade dos idosos em acessarem e se adaptarem às novas tecnologias, acarretando a preferência por atividades de modo presencial.
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