Efeito da prática de ioga na qualidade de vida de idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massierer, Fernanda Dias
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Justo, Juliana Ludwig, Toigo, Adriana Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/6120
Resumo: O envelhecimento é um fenômeno natural e fisiológico dos seres vivos, muitas vezes associado a pontos negativos, como degenerações, atrofias, limitações e dores. A ioga, muitas vezes, é usada como uma forma terapêutica que auxilia em recuperações e na manutenção da saúde e vem sendo uma boa ajuda para melhorar a qualidade de vida de idosos, minimizando os fatores negativos do envelhecimento. O objetivo deste estudo foi verificar se houve melhoras na qualidade de vida de idosos por meio da prática de ioga. Este estudo, caracterizado como descritivo-comparativo, foi composto por uma amostra final de 44 idosos entre 65 e 80 anos de idade, divididos em grupo experimental e grupo controle. Todos os idosos foram submetidos aos questionários Whoqol-old e Whoqol-bref para avaliação da qualidade de vida, e o grupo experimental foi submetido a aulas de ioga duas vezes por semana durante 10 semanas. Foram apresentadas diferenças estatisticamente significativas nas facetas Habilidades Sensoriais; Participação Social; Atividades Passadas, Presentes e Futuras; e Intimidade. Apesar de as outras facetas não apresentarem o mesmo resultado, houve um pequeno aumento nas variáveis analisadas.
id UPF-3_fa55f5d71aa637b4e52087e3152b562f
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/6120
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Efeito da prática de ioga na qualidade de vida de idososO envelhecimento é um fenômeno natural e fisiológico dos seres vivos, muitas vezes associado a pontos negativos, como degenerações, atrofias, limitações e dores. A ioga, muitas vezes, é usada como uma forma terapêutica que auxilia em recuperações e na manutenção da saúde e vem sendo uma boa ajuda para melhorar a qualidade de vida de idosos, minimizando os fatores negativos do envelhecimento. O objetivo deste estudo foi verificar se houve melhoras na qualidade de vida de idosos por meio da prática de ioga. Este estudo, caracterizado como descritivo-comparativo, foi composto por uma amostra final de 44 idosos entre 65 e 80 anos de idade, divididos em grupo experimental e grupo controle. Todos os idosos foram submetidos aos questionários Whoqol-old e Whoqol-bref para avaliação da qualidade de vida, e o grupo experimental foi submetido a aulas de ioga duas vezes por semana durante 10 semanas. Foram apresentadas diferenças estatisticamente significativas nas facetas Habilidades Sensoriais; Participação Social; Atividades Passadas, Presentes e Futuras; e Intimidade. Apesar de as outras facetas não apresentarem o mesmo resultado, houve um pequeno aumento nas variáveis analisadas.Editora UPF2017-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/612010.5335/rbceh.v14i1.6120Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 14 n. 1 (2017)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/6120/pdfCopyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humanoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMassierer, Fernanda DiasJusto, Juliana LudwigToigo, Adriana Marques2017-10-11T18:29:55Zoai:seer.upf.br:article/6120Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2017-10-11T18:29:55Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da prática de ioga na qualidade de vida de idosos
title Efeito da prática de ioga na qualidade de vida de idosos
spellingShingle Efeito da prática de ioga na qualidade de vida de idosos
Massierer, Fernanda Dias
title_short Efeito da prática de ioga na qualidade de vida de idosos
title_full Efeito da prática de ioga na qualidade de vida de idosos
title_fullStr Efeito da prática de ioga na qualidade de vida de idosos
title_full_unstemmed Efeito da prática de ioga na qualidade de vida de idosos
title_sort Efeito da prática de ioga na qualidade de vida de idosos
author Massierer, Fernanda Dias
author_facet Massierer, Fernanda Dias
Justo, Juliana Ludwig
Toigo, Adriana Marques
author_role author
author2 Justo, Juliana Ludwig
Toigo, Adriana Marques
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massierer, Fernanda Dias
Justo, Juliana Ludwig
Toigo, Adriana Marques
description O envelhecimento é um fenômeno natural e fisiológico dos seres vivos, muitas vezes associado a pontos negativos, como degenerações, atrofias, limitações e dores. A ioga, muitas vezes, é usada como uma forma terapêutica que auxilia em recuperações e na manutenção da saúde e vem sendo uma boa ajuda para melhorar a qualidade de vida de idosos, minimizando os fatores negativos do envelhecimento. O objetivo deste estudo foi verificar se houve melhoras na qualidade de vida de idosos por meio da prática de ioga. Este estudo, caracterizado como descritivo-comparativo, foi composto por uma amostra final de 44 idosos entre 65 e 80 anos de idade, divididos em grupo experimental e grupo controle. Todos os idosos foram submetidos aos questionários Whoqol-old e Whoqol-bref para avaliação da qualidade de vida, e o grupo experimental foi submetido a aulas de ioga duas vezes por semana durante 10 semanas. Foram apresentadas diferenças estatisticamente significativas nas facetas Habilidades Sensoriais; Participação Social; Atividades Passadas, Presentes e Futuras; e Intimidade. Apesar de as outras facetas não apresentarem o mesmo resultado, houve um pequeno aumento nas variáveis analisadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/6120
10.5335/rbceh.v14i1.6120
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/6120
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v14i1.6120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/6120/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 14 n. 1 (2017)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892616470528