Vínculos e relações familiares de idosos institucionalizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rohde, Juliana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Coutinho Areosa, Silvia Virgínia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/8141
Resumo: Este estudo fala sobre famílias que decidiram institucionalizar seus idosos em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s). Buscou-se conhecer sobre as motivações para terem tomado esta decisão, sobre os sentimentos gerados por isto e, se há manutenção do vínculo com o familiar idoso, como este é feito. Trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, do qual participaram 10 (dez) familiares de idosos instituciocalizados em uma ILPI particular no interior do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevistas semiestruturadas, e sua análise norteada pela análise de conteúdo de Bardin (2004). As categorias de análise das falas dos entrevistados são: motivos, que explicitam as razões que levaram as famílias a optarem pela institucionalização; sentimentos, que discorrem sobre como se sentiram estes familiares ao tomar a decisão de institucionalizar o idoso; e vínculos, que apontam quais são as estratégias utilizadas por estas famílias para realizar a manutenção do vínculo com o familiar institucionalizado. Esta pesquisa possibilitou reflexão acerca de como se dá o processo de institucionalização do idoso para a sua família, pensando sobre vários aspectos que o permeiam.
id UPF-3_fb25d2e27316eba4bc6782c5c1a12163
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/8141
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Vínculos e relações familiares de idosos institucionalizadosEste estudo fala sobre famílias que decidiram institucionalizar seus idosos em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s). Buscou-se conhecer sobre as motivações para terem tomado esta decisão, sobre os sentimentos gerados por isto e, se há manutenção do vínculo com o familiar idoso, como este é feito. Trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, do qual participaram 10 (dez) familiares de idosos instituciocalizados em uma ILPI particular no interior do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevistas semiestruturadas, e sua análise norteada pela análise de conteúdo de Bardin (2004). As categorias de análise das falas dos entrevistados são: motivos, que explicitam as razões que levaram as famílias a optarem pela institucionalização; sentimentos, que discorrem sobre como se sentiram estes familiares ao tomar a decisão de institucionalizar o idoso; e vínculos, que apontam quais são as estratégias utilizadas por estas famílias para realizar a manutenção do vínculo com o familiar institucionalizado. Esta pesquisa possibilitou reflexão acerca de como se dá o processo de institucionalização do idoso para a sua família, pensando sobre vários aspectos que o permeiam.Editora UPF2020-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/814110.5335/rbceh.v17i1.8141Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 17 n. 1 (2020)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/8141/114115615Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humanohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRohde, JulianaCoutinho Areosa, Silvia Virgínia2021-03-16T21:15:11Zoai:seer.upf.br:article/8141Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2021-03-16T21:15:11Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Vínculos e relações familiares de idosos institucionalizados
title Vínculos e relações familiares de idosos institucionalizados
spellingShingle Vínculos e relações familiares de idosos institucionalizados
Rohde, Juliana
title_short Vínculos e relações familiares de idosos institucionalizados
title_full Vínculos e relações familiares de idosos institucionalizados
title_fullStr Vínculos e relações familiares de idosos institucionalizados
title_full_unstemmed Vínculos e relações familiares de idosos institucionalizados
title_sort Vínculos e relações familiares de idosos institucionalizados
author Rohde, Juliana
author_facet Rohde, Juliana
Coutinho Areosa, Silvia Virgínia
author_role author
author2 Coutinho Areosa, Silvia Virgínia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rohde, Juliana
Coutinho Areosa, Silvia Virgínia
description Este estudo fala sobre famílias que decidiram institucionalizar seus idosos em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s). Buscou-se conhecer sobre as motivações para terem tomado esta decisão, sobre os sentimentos gerados por isto e, se há manutenção do vínculo com o familiar idoso, como este é feito. Trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, do qual participaram 10 (dez) familiares de idosos instituciocalizados em uma ILPI particular no interior do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevistas semiestruturadas, e sua análise norteada pela análise de conteúdo de Bardin (2004). As categorias de análise das falas dos entrevistados são: motivos, que explicitam as razões que levaram as famílias a optarem pela institucionalização; sentimentos, que discorrem sobre como se sentiram estes familiares ao tomar a decisão de institucionalizar o idoso; e vínculos, que apontam quais são as estratégias utilizadas por estas famílias para realizar a manutenção do vínculo com o familiar institucionalizado. Esta pesquisa possibilitou reflexão acerca de como se dá o processo de institucionalização do idoso para a sua família, pensando sobre vários aspectos que o permeiam.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/8141
10.5335/rbceh.v17i1.8141
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/8141
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v17i1.8141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/8141/114115615
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 17 n. 1 (2020)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892933140480