Do conteúdo ao engajamento: análise de Fanpages de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Panisson, Paola
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/768
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender quais os conteúdos de fanpages de moda que mais engajam o público. Dar enfoque ao conteúdo que será publicado no Facebook é ter a atenção do público e transmitir o posicionamento de uma marca. Desta forma, desenvolveu-se um estudo exploratório com abordagem qualitativa, que subdividiu-se em duas fases: pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. Através da mídia social Facebook, analisou-se as publicações das fanpages de moda Camila Figueiredo Coelho, Depois dos Quinze e Garotas Estúpidas. Diante disso, se evidenciou o engajamento do público a partir das três publicações mais curtidas, das três publicações mais compartilhadas e das três publicações mais comentadas de cada fanpage. Após a análise, identificou-se que a forma de conteúdo predominante nas publicações das três fanpages é a imagem, o que a torna fundamental, portanto, na produção de conteúdo para este tipo de fanpage. Ficou explícito também que as fanpages de moda analisadas traduzem a moda nas suas variadas significações, exaltando a sua democratização. Além disso, verificou-se que as três fanpages são instrumentos do marketing de moda, e que os princípios dialógicos utilizados nas publicações favorecem o engajamento na mídia social Facebook. Observou-se, por fim, que o que mais gerou engajamento nas fanpages de moda foi a presença de uma celebridade na publicação. Ainda, conteúdos que incentivam a beleza e o bem estar fizeram o público estar ativo nos degraus da Pirâmide de Engajamento, de Li.
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Desta forma, desenvolveu-se um estudo exploratório com abordagem qualitativa, que subdividiu-se em duas fases: pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. Através da mídia social Facebook, analisou-se as publicações das fanpages de moda Camila Figueiredo Coelho, Depois dos Quinze e Garotas Estúpidas. Diante disso, se evidenciou o engajamento do público a partir das três publicações mais curtidas, das três publicações mais compartilhadas e das três publicações mais comentadas de cada fanpage. Após a análise, identificou-se que a forma de conteúdo predominante nas publicações das três fanpages é a imagem, o que a torna fundamental, portanto, na produção de conteúdo para este tipo de fanpage. Ficou explícito também que as fanpages de moda analisadas traduzem a moda nas suas variadas significações, exaltando a sua democratização. Além disso, verificou-se que as três fanpages são instrumentos do marketing de moda, e que os princípios dialógicos utilizados nas publicações favorecem o engajamento na mídia social Facebook. Observou-se, por fim, que o que mais gerou engajamento nas fanpages de moda foi a presença de uma celebridade na publicação. 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