A simultaneidade de famílias: seus efeitos e o julgamento firmador de tese pelo STF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batistti, Ana Paula Orsolin
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2268
Resumo: Trata-se o presente artigo sobre a existência de uniões estáveis paralelas e concomitantes, pouco importando serem hetero ou homoafetivas, ou, de um casamento simultânea com uma união estável e a análise se é permitido dito reconhecimento jurídico com suas consequências patrimoniais. No ordenamento jurídico pátrio existem princípios de importância elementar para o direito de família, como por exemplo, a monogamia, que se destaca, pois regulamenta as relações familiares. De maneira implícita, a monogamia está presente nas relações, regulamentada pela Constituição Federal e o Código Civil brasileiro. Na prática, a sua aplicabilidade vem em conjunto com outros deveres aplicáveis ao casamento e a união estável. Existem outros princípios, para o tema do presente trabalho, que não se pode desconsiderar como a boa-fé objetiva, a qual norteia também as relações jurídicas, bem como os negócios jurídicos. A problemática apresentada permeia julgado do STF, sobre o assunto, em que foi reconhecida tese de repercussão geral: “A preexistência de casamento ou de união estável de um dos conviventes, ressalvada a exceção do artigo 1723, §1º do Código Civil, impede o reconhecimento de novo vínculo referente ao mesmo período, inclusive para fins previdenciários, em virtude da consagração do dever de fidelidade e da monogamia pelo ordenamento jurídico-constitucional brasileiro”.
id UPF_24ea0e4aaecc5b4072054a42167e7b3d
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/2268
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling A simultaneidade de famílias: seus efeitos e o julgamento firmador de tese pelo STFDireitoCasamentoFamíliaMonogamiaSimultâneaUniãoTrata-se o presente artigo sobre a existência de uniões estáveis paralelas e concomitantes, pouco importando serem hetero ou homoafetivas, ou, de um casamento simultânea com uma união estável e a análise se é permitido dito reconhecimento jurídico com suas consequências patrimoniais. No ordenamento jurídico pátrio existem princípios de importância elementar para o direito de família, como por exemplo, a monogamia, que se destaca, pois regulamenta as relações familiares. De maneira implícita, a monogamia está presente nas relações, regulamentada pela Constituição Federal e o Código Civil brasileiro. Na prática, a sua aplicabilidade vem em conjunto com outros deveres aplicáveis ao casamento e a união estável. Existem outros princípios, para o tema do presente trabalho, que não se pode desconsiderar como a boa-fé objetiva, a qual norteia também as relações jurídicas, bem como os negócios jurídicos. A problemática apresentada permeia julgado do STF, sobre o assunto, em que foi reconhecida tese de repercussão geral: “A preexistência de casamento ou de união estável de um dos conviventes, ressalvada a exceção do artigo 1723, §1º do Código Civil, impede o reconhecimento de novo vínculo referente ao mesmo período, inclusive para fins previdenciários, em virtude da consagração do dever de fidelidade e da monogamia pelo ordenamento jurídico-constitucional brasileiro”.Universidade de Passo FundoBrasilFaculdade de Direito - FDUPFFuga, Marlova StawinskiBatistti, Ana Paula Orsolin2022-08-31T17:58:55Z2022-08-312022-08-31T17:58:55Z2022-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBATISTTI, Ana Paula Orsolin. A simultaneidade de famílias: seus efeitos e o julgamento firmador de tese pelo STF. 2022. 20 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2268porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2022-08-31T23:49:35Zoai:localhost:riupf/2268Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102022-08-31T23:49:35Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv A simultaneidade de famílias: seus efeitos e o julgamento firmador de tese pelo STF
title A simultaneidade de famílias: seus efeitos e o julgamento firmador de tese pelo STF
spellingShingle A simultaneidade de famílias: seus efeitos e o julgamento firmador de tese pelo STF
Batistti, Ana Paula Orsolin
Direito
Casamento
Família
Monogamia
Simultânea
União
title_short A simultaneidade de famílias: seus efeitos e o julgamento firmador de tese pelo STF
title_full A simultaneidade de famílias: seus efeitos e o julgamento firmador de tese pelo STF
title_fullStr A simultaneidade de famílias: seus efeitos e o julgamento firmador de tese pelo STF
title_full_unstemmed A simultaneidade de famílias: seus efeitos e o julgamento firmador de tese pelo STF
title_sort A simultaneidade de famílias: seus efeitos e o julgamento firmador de tese pelo STF
author Batistti, Ana Paula Orsolin
author_facet Batistti, Ana Paula Orsolin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fuga, Marlova Stawinski
dc.contributor.author.fl_str_mv Batistti, Ana Paula Orsolin
dc.subject.por.fl_str_mv Direito
Casamento
Família
Monogamia
Simultânea
União
topic Direito
Casamento
Família
Monogamia
Simultânea
União
description Trata-se o presente artigo sobre a existência de uniões estáveis paralelas e concomitantes, pouco importando serem hetero ou homoafetivas, ou, de um casamento simultânea com uma união estável e a análise se é permitido dito reconhecimento jurídico com suas consequências patrimoniais. No ordenamento jurídico pátrio existem princípios de importância elementar para o direito de família, como por exemplo, a monogamia, que se destaca, pois regulamenta as relações familiares. De maneira implícita, a monogamia está presente nas relações, regulamentada pela Constituição Federal e o Código Civil brasileiro. Na prática, a sua aplicabilidade vem em conjunto com outros deveres aplicáveis ao casamento e a união estável. Existem outros princípios, para o tema do presente trabalho, que não se pode desconsiderar como a boa-fé objetiva, a qual norteia também as relações jurídicas, bem como os negócios jurídicos. A problemática apresentada permeia julgado do STF, sobre o assunto, em que foi reconhecida tese de repercussão geral: “A preexistência de casamento ou de união estável de um dos conviventes, ressalvada a exceção do artigo 1723, §1º do Código Civil, impede o reconhecimento de novo vínculo referente ao mesmo período, inclusive para fins previdenciários, em virtude da consagração do dever de fidelidade e da monogamia pelo ordenamento jurídico-constitucional brasileiro”.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31T17:58:55Z
2022-08-31
2022-08-31T17:58:55Z
2022-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATISTTI, Ana Paula Orsolin. A simultaneidade de famílias: seus efeitos e o julgamento firmador de tese pelo STF. 2022. 20 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2268
identifier_str_mv BATISTTI, Ana Paula Orsolin. A simultaneidade de famílias: seus efeitos e o julgamento firmador de tese pelo STF. 2022. 20 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
Brasil
Faculdade de Direito - FD
UPF
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
Brasil
Faculdade de Direito - FD
UPF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1826312360039546880