A estética das ilustrações do Tarot de Marselha : uma nova plasticidade poética
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2162 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto de estudo a criação de uma nova plasticidade da poética das imagens do Tarot através da edição destas sem alterar seu significado, por meio dos arquétipos de Jung. Em um primeiro momento foi feita uma análise sobre as origens do Tarot e sobre sua estrutura. Em seguida, buscou-se compreender o entendimento que se tem sobre o Tarot ao longo do tempo e dos estudos realizados, principalmente pela área da psicoterapia junguiana, quando o este deixa de ser uma simples arte divinatória, buscando constantes respostas e explicações para eventos relacionados a sua linha do tempo (passado e presente) assim como “respostas” para o futuro, e passa a ser tratado como uma forma de estudo dos arquétipos e do inconsciente coletivo, servindo, dessa forma, como meio de acessar memórias e lembranças já vividas e de obter essas respostas. Nesta pesquisa, o Tarot de Marselha foi o baralho escolhido para ser analisado e usado como base para o trabalho prático criativo. Tal escolha justifica-se porque este é um dos tarôs mais antigos em uso na atualidade e porque ele possui em si uma significação que constrói uma associação com os arquétipos. Das ilustrações dos vinte e dois Arcanos Maiores, quinze foram escolhidas como base de estudo para a elaboração de fotomontagens que possibilitassem a união de símbolos representativos dos arquétipos e do inconsciente coletivo de Jung. Tais símbolos foram alocados um a um em composição de modo compartimentado a fim de reconstruir nas fotomontagens a mesma significação encontrada no Tarot de Marselha. |
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2022-03-08T12:09:56Z2022-03-082022-03-08T12:09:56Z2021-12-14BELONI, Luciane. A estética das ilustrações do Tarot de Marselha : uma nova plasticidade poética. 2021. 66 f. Monografia (Bacharel em Artes Visuais). Curso de Artes Visuais. Universidade de Passo Fundo, Cidade, RS, 2021.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2162Submitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2022-03-08T12:09:56Z No. of bitstreams: 1 PF2021Luciane Beloni.pdf: 4148127 bytes, checksum: 979b56f905bf7017f7e2952855b7b033 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-08T12:09:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2021Luciane Beloni.pdf: 4148127 bytes, checksum: 979b56f905bf7017f7e2952855b7b033 (MD5) Previous issue date: 2021-12-14O presente trabalho tem como objeto de estudo a criação de uma nova plasticidade da poética das imagens do Tarot através da edição destas sem alterar seu significado, por meio dos arquétipos de Jung. Em um primeiro momento foi feita uma análise sobre as origens do Tarot e sobre sua estrutura. Em seguida, buscou-se compreender o entendimento que se tem sobre o Tarot ao longo do tempo e dos estudos realizados, principalmente pela área da psicoterapia junguiana, quando o este deixa de ser uma simples arte divinatória, buscando constantes respostas e explicações para eventos relacionados a sua linha do tempo (passado e presente) assim como “respostas” para o futuro, e passa a ser tratado como uma forma de estudo dos arquétipos e do inconsciente coletivo, servindo, dessa forma, como meio de acessar memórias e lembranças já vividas e de obter essas respostas. Nesta pesquisa, o Tarot de Marselha foi o baralho escolhido para ser analisado e usado como base para o trabalho prático criativo. Tal escolha justifica-se porque este é um dos tarôs mais antigos em uso na atualidade e porque ele possui em si uma significação que constrói uma associação com os arquétipos. 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Tais símbolos foram alocados um a um em composição de modo compartimentado a fim de reconstruir nas fotomontagens a mesma significação encontrada no Tarot de Marselha.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACArtes visuaisArcanosArquétiposFotomontagemTarotA estética das ilustrações do Tarot de Marselha : uma nova plasticidade poéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDal’Vesco, Marilei TeresinhaBeloni, Lucianeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/2162/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2021Luciane Beloni.pdfPF2021Luciane Beloni.pdfMonografia Luciane Beloniapplication/pdf4148127http://localhost:8080/bitstream/riupf/2162/1/PF2021Luciane%20Beloni.pdf979b56f905bf7017f7e2952855b7b033MD51riupf/21622022-03-08 09:09:56.091oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102022-03-08T12:09:56Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
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O presente trabalho tem como objeto de estudo a criação de uma nova plasticidade da poética das imagens do Tarot através da edição destas sem alterar seu significado, por meio dos arquétipos de Jung. Em um primeiro momento foi feita uma análise sobre as origens do Tarot e sobre sua estrutura. Em seguida, buscou-se compreender o entendimento que se tem sobre o Tarot ao longo do tempo e dos estudos realizados, principalmente pela área da psicoterapia junguiana, quando o este deixa de ser uma simples arte divinatória, buscando constantes respostas e explicações para eventos relacionados a sua linha do tempo (passado e presente) assim como “respostas” para o futuro, e passa a ser tratado como uma forma de estudo dos arquétipos e do inconsciente coletivo, servindo, dessa forma, como meio de acessar memórias e lembranças já vividas e de obter essas respostas. Nesta pesquisa, o Tarot de Marselha foi o baralho escolhido para ser analisado e usado como base para o trabalho prático criativo. Tal escolha justifica-se porque este é um dos tarôs mais antigos em uso na atualidade e porque ele possui em si uma significação que constrói uma associação com os arquétipos. Das ilustrações dos vinte e dois Arcanos Maiores, quinze foram escolhidas como base de estudo para a elaboração de fotomontagens que possibilitassem a união de símbolos representativos dos arquétipos e do inconsciente coletivo de Jung. Tais símbolos foram alocados um a um em composição de modo compartimentado a fim de reconstruir nas fotomontagens a mesma significação encontrada no Tarot de Marselha. |
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