Fluxo dos processos de solicitação de crédito do Sicredi Planalto Médio/RS: unidade de atendimento São Cristóvão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Luana Brizola
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/663
Resumo: É cada vez maior, em todos os tipos de organizações, a busca pela excelência no atendimento aos clientes explorando-se a capacidade de atender suas demandas e expectativas. Neste contexto, encontra-se a unidade de atendimento São Cristóvão da Cooperativa de Crédito Sicredi Planalto Médio, uma instituição financeira cooperativa que busca alternativas para se enquadrar nesse perfil que atualmente é exigido no mercado. Para tanto, o presente estudo foi desenvolvido com o intuito de auxiliar a unidade de atendimento São Cristóvão a encontrar soluções viáveis para a melhoria do fluxo de seu processo de solicitação de crédito, buscando atender a demanda de seus associados de forma mais ágil e competitiva, diminuindo o tempo de espera das solicitações de crédito e melhorando a qualidade do serviço prestado. Para tanto a pesquisa delineada foi de cunho qualitativo e exploratório, por meio de um estudo de caso único que, em função do propósito de pesquisa, configura-se como proposição de planos. Como instrumentos de coleta de dados a pesquisa utilizou-se de entrevista, realizada com o gerente administrativo financeiro da unidade de atendimento, e a aplicação de questionários aos colaboradores da área de negócios da referida unidade, além do acompanhamento e observação do fluxo das atividades de crédito, tornando possível identificar os tempos que cada atividade leva para ser concluída bem como as atividades mais morosas envolvidas nesse processo. Os principais gargalos encontrados no processo referem-se à morosidade em função do processo ser totalmente manual, e da sobrecarga de atividades do gerente administrativo financeiro e dos colaboradores das carteiras pessoa física e do agronegócio. Dessa forma, após análise dos dados obtidos comparados ao referencial teórico, foi possível, como resultado da pesquisa, criar um fluxograma buscando padronizar e aperfeiçoar o processo e sugerir algumas soluções para que a empresa tenha um melhor desempenho e visibilidade diante de seus associados e no mercado de modo geral.
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