Alinhamento estratégico: uma análise das estratégias competitivas em uma organização do ramo segurador e seus canais de distribuição. O caso da empresa Ana Terra Seguros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiana Lucia Madalos da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1435
Resumo: O estudo aqui apresentado tem como objetivo geral analisar se os seus canais de distribuição de serviços da empresa Ana Terra Corretora de Seguros, dispostos na forma de franquias, estão alinhados com as estratégias competitivas da organização. Os objetivos específicos consistem em conhecer quais são as atuais estratégias competitivas da organização, descrever quais são os canais de distribuição da empresa, verificando o nível de alinhamento estratégico dos mesmos, para então, sugerir melhorias propondo ações que contribuam para um melhor alinhamento estratégico. Para que o objetivo proposto no trabalho fosse atingido, a metodologia utilizada contou com a aplicação de entrevistas aos gestores da organização, a fim de evidenciar quais as atuais estratégias da empresa e a percepção dos mesmos com relação as suas franquias, e após, a aplicação de um questionário estruturado, com questões de múltipla escolha, aos colaboradores das franquias da organização, para que fosse possível obter dados sobre a percepção deles para com a empresa franqueadora, e o nível de alinhamento estratégico. Os resultados demonstram que existem falhas que dificultam a organização manter-se alinhada com as suas franquias. Ao final são recomendadas ações de melhorias tanto para a empresa Ana Terra Seguros, a franqueadora, como também para seus canais de distribuição, as franquias, com a finalidade de alinhar as operações e as estratégias entre eles, sabendo que o que os une é a busca por objetivos comuns.
id UPF_3510925e6dd13da8796881c435dbbf3c
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1435
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2018-08-07T04:23:29Z2018-08-082018-08-07T04:23:29Z2018-06-30SILVA, Fabiana Lucia Madalos da. Alinhamento estratégico: uma análise das estratégias competitivas em uma organização do ramo segurador e seus canais de distribuição. O caso da empresa Ana Terra Seguros. 2018. 87 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi, RS, 2018.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1435Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-08-07T04:23:29Z No. of bitstreams: 1 SAR2018Fabiana Lucia Madalos da Silva.pdf: 623736 bytes, checksum: 591a788f707ef2f8aabade9395f89924 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-07T04:23:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SAR2018Fabiana Lucia Madalos da Silva.pdf: 623736 bytes, checksum: 591a788f707ef2f8aabade9395f89924 (MD5) Previous issue date: 2018-06-30O estudo aqui apresentado tem como objetivo geral analisar se os seus canais de distribuição de serviços da empresa Ana Terra Corretora de Seguros, dispostos na forma de franquias, estão alinhados com as estratégias competitivas da organização. Os objetivos específicos consistem em conhecer quais são as atuais estratégias competitivas da organização, descrever quais são os canais de distribuição da empresa, verificando o nível de alinhamento estratégico dos mesmos, para então, sugerir melhorias propondo ações que contribuam para um melhor alinhamento estratégico. Para que o objetivo proposto no trabalho fosse atingido, a metodologia utilizada contou com a aplicação de entrevistas aos gestores da organização, a fim de evidenciar quais as atuais estratégias da empresa e a percepção dos mesmos com relação as suas franquias, e após, a aplicação de um questionário estruturado, com questões de múltipla escolha, aos colaboradores das franquias da organização, para que fosse possível obter dados sobre a percepção deles para com a empresa franqueadora, e o nível de alinhamento estratégico. Os resultados demonstram que existem falhas que dificultam a organização manter-se alinhada com as suas franquias. Ao final são recomendadas ações de melhorias tanto para a empresa Ana Terra Seguros, a franqueadora, como também para seus canais de distribuição, as franquias, com a finalidade de alinhar as operações e as estratégias entre eles, sabendo que o que os une é a busca por objetivos comuns.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACAdministração de empresasAdministração estratégicaCanais de distribuiçãoFranchisingAlinhamento estratégicoAlinhamento estratégico: uma análise das estratégias competitivas em uma organização do ramo segurador e seus canais de distribuição. O caso da empresa Ana Terra Segurosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBortolon, ClodoviSilva, Fabiana Lucia Madalos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1435/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALSAR2018Fabiana Lucia Madalos da Silva.pdfSAR2018Fabiana Lucia Madalos da Silva.pdfMonografia Fabiana Lucia Madalos da Silvaapplication/pdf623736http://localhost:8080/bitstream/riupf/1435/1/SAR2018Fabiana%20Lucia%20Madalos%20da%20Silva.pdf591a788f707ef2f8aabade9395f89924MD51riupf/14352018-08-07 01:23:29.596oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102018-08-07T04:23:29Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alinhamento estratégico: uma análise das estratégias competitivas em uma organização do ramo segurador e seus canais de distribuição. O caso da empresa Ana Terra Seguros
title Alinhamento estratégico: uma análise das estratégias competitivas em uma organização do ramo segurador e seus canais de distribuição. O caso da empresa Ana Terra Seguros
spellingShingle Alinhamento estratégico: uma análise das estratégias competitivas em uma organização do ramo segurador e seus canais de distribuição. O caso da empresa Ana Terra Seguros
Silva, Fabiana Lucia Madalos da
Administração de empresas
Administração estratégica
Canais de distribuição
Franchising
Alinhamento estratégico
title_short Alinhamento estratégico: uma análise das estratégias competitivas em uma organização do ramo segurador e seus canais de distribuição. O caso da empresa Ana Terra Seguros
title_full Alinhamento estratégico: uma análise das estratégias competitivas em uma organização do ramo segurador e seus canais de distribuição. O caso da empresa Ana Terra Seguros
title_fullStr Alinhamento estratégico: uma análise das estratégias competitivas em uma organização do ramo segurador e seus canais de distribuição. O caso da empresa Ana Terra Seguros
title_full_unstemmed Alinhamento estratégico: uma análise das estratégias competitivas em uma organização do ramo segurador e seus canais de distribuição. O caso da empresa Ana Terra Seguros
title_sort Alinhamento estratégico: uma análise das estratégias competitivas em uma organização do ramo segurador e seus canais de distribuição. O caso da empresa Ana Terra Seguros
author Silva, Fabiana Lucia Madalos da
author_facet Silva, Fabiana Lucia Madalos da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bortolon, Clodovi
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabiana Lucia Madalos da
contributor_str_mv Bortolon, Clodovi
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Administração estratégica
Canais de distribuição
Franchising
Alinhamento estratégico
topic Administração de empresas
Administração estratégica
Canais de distribuição
Franchising
Alinhamento estratégico
description O estudo aqui apresentado tem como objetivo geral analisar se os seus canais de distribuição de serviços da empresa Ana Terra Corretora de Seguros, dispostos na forma de franquias, estão alinhados com as estratégias competitivas da organização. Os objetivos específicos consistem em conhecer quais são as atuais estratégias competitivas da organização, descrever quais são os canais de distribuição da empresa, verificando o nível de alinhamento estratégico dos mesmos, para então, sugerir melhorias propondo ações que contribuam para um melhor alinhamento estratégico. Para que o objetivo proposto no trabalho fosse atingido, a metodologia utilizada contou com a aplicação de entrevistas aos gestores da organização, a fim de evidenciar quais as atuais estratégias da empresa e a percepção dos mesmos com relação as suas franquias, e após, a aplicação de um questionário estruturado, com questões de múltipla escolha, aos colaboradores das franquias da organização, para que fosse possível obter dados sobre a percepção deles para com a empresa franqueadora, e o nível de alinhamento estratégico. Os resultados demonstram que existem falhas que dificultam a organização manter-se alinhada com as suas franquias. Ao final são recomendadas ações de melhorias tanto para a empresa Ana Terra Seguros, a franqueadora, como também para seus canais de distribuição, as franquias, com a finalidade de alinhar as operações e as estratégias entre eles, sabendo que o que os une é a busca por objetivos comuns.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-07T04:23:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-08
2018-08-07T04:23:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Fabiana Lucia Madalos da. Alinhamento estratégico: uma análise das estratégias competitivas em uma organização do ramo segurador e seus canais de distribuição. O caso da empresa Ana Terra Seguros. 2018. 87 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi, RS, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1435
identifier_str_mv SILVA, Fabiana Lucia Madalos da. Alinhamento estratégico: uma análise das estratégias competitivas em uma organização do ramo segurador e seus canais de distribuição. O caso da empresa Ana Terra Seguros. 2018. 87 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi, RS, 2018.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/1435/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1435/1/SAR2018Fabiana%20Lucia%20Madalos%20da%20Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
591a788f707ef2f8aabade9395f89924
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814813986436153344