A arte indígena contemporânea enquanto prática decolonial : uma análise a partir da exposição Moquém Surarî : arte indígena contemporânea (2021)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2163 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo compreender a arte indígena contemporânea enquanto uma prática decolonial, a partir da observação da série de obras Vacas nas Terras de Makuniaimî - De Malditas a Desejadas, apresentada na exposição Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 2021, como parte da programação expandida da 34ª Bienal de São Paulo. Para tanto, a fim de tensionar uma aproximação com os conceitos de colonialidade, modernidade e decolonialidade, realizou-se uma investigação bibliográfica a partir das concepções do pensador Aníbal Quijano e do grupo de intelectuais sul-americanos denominado Modernidad/Colonialidad. Já, no que diz respeito ao estudo da arte indígena contemporânea, bem como de suas implicações expressivas, poéticas e políticas e, de sua materialização na exposição Moquém_Surarî, utilizou-se o estudo de caso, onde os apontamentos e considerações do artista, curador e pensador Jaider Esbell e da antropóloga e pesquisadora Paula Berbert durante o curso Moquém-Surarî: caminhos de uma exposição de arte indígena contemporânea com Jaider Esbell e Paula Berbert, foram essenciais para a compreensão das diversas camadas relativas às cosmovisões, resistência e luta contra a colonização dos povos originários presentes na arte indígena contemporânea e, como elas se articulam na exposição em questão. Corroborando, assim, para uma revisão do conceito hegemônico de arte e visibilizando a pluralidade de povos e práticas artísticas anteriormente silenciados. |
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Já, no que diz respeito ao estudo da arte indígena contemporânea, bem como de suas implicações expressivas, poéticas e políticas e, de sua materialização na exposição Moquém_Surarî, utilizou-se o estudo de caso, onde os apontamentos e considerações do artista, curador e pensador Jaider Esbell e da antropóloga e pesquisadora Paula Berbert durante o curso Moquém-Surarî: caminhos de uma exposição de arte indígena contemporânea com Jaider Esbell e Paula Berbert, foram essenciais para a compreensão das diversas camadas relativas às cosmovisões, resistência e luta contra a colonização dos povos originários presentes na arte indígena contemporânea e, como elas se articulam na exposição em questão. Corroborando, assim, para uma revisão do conceito hegemônico de arte e visibilizando a pluralidade de povos e práticas artísticas anteriormente silenciados.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACArtes visuaisDecolonialidadeArteArte indígena contemporâneaPovos origináriosA arte indígena contemporânea enquanto prática decolonial : uma análise a partir da exposição Moquém Surarî : arte indígena contemporânea (2021)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisTomasini, Luciane CampanaAliprandini, Stefani Valenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/2163/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2021 Stefani Valente Aliprandini.pdfPF2021 Stefani Valente Aliprandini.pdfMonografia Stefani Valente Aliprandiniapplication/pdf6329120http://localhost:8080/bitstream/riupf/2163/1/PF2021%20Stefani%20Valente%20Aliprandini.pdfa01809e7c8a482965cb4e1e3bb5d9248MD51riupf/21632022-03-08 09:35:08.26oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102022-03-08T12:35:08Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
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